terça-feira, 31 de julho de 2007

IlustraBrasil! 4


*
*

Gigantes também nascem pequenos

Boletim PNLL nº 69 – 30/07 a 05/08/2007
Dicas de Leitura

Leia o texto na íntegra

Literatura Infantil

Gigantes também nascem pequenos,
de Regina Chamlian e Helena Alexandrino

“Numa terra de fantasia, onde medos, desejos e sentimentos são puramente reais, Mindinho e seus novos companheiros empreendem uma viagem ao extremo do mundo como vem acontecer nos contos tradicionais, bem sacados os elementos mágicos e arranjados em uma estrutura de aventuras.”
*

Vitrine Express: Penas, Patas & Pinças

Títulos que Dobras da Leitura recebeu, em análise para a Vitrine Literária.
Informações da quarta-de-capa ou press-release:


Pedacinhos alegres do Brasil
de Lúcia Pimentel Góes, il. Lúcia Hiratsuka

Ao final de cada historieta, detalhes do elemento escolhido, como o cultivo do açaí, na região Norte; e o da uva, na região Sul... Assim, as histórias, melódicas e cheias de bom humor, enriquecem os conhecimentos sobre a fauna e flora e fazem você "viajar" pelos quatro cantos do país.

A cozinha da Maria-Farinha
de José de Castro, il. Elma

Ela vive em buracos nas areias das praias litorâneas, tem corpo quadrado, pernas alongadas e se locomove rapidamente - Ai, que areia quente, dona Maria-Farinha! Cuidado com seu pé, senão ele também cozinha. De cílios postiços e laços de fita, ela passa a maior parte do tempo cozinhando.

Rãzinha cantora e outros poemas
de Regina Chamlian e Helena Alexandrino

Regina Chamlian guardou o velho caderno espiral de folhas amareladas, em que anotava seus poemas, numa caixa de papelão cheia de capim e folhas de eucaliptos secos. Queria que os poemas ficassem com cheiro de mato. Helena Alexandrino colocou, um dia, uma concha marinha sobre os papéis com seus desenhos para que não voassem...

Retorno de Ulisses

Paula Mastroberti abre seu diário de produção para os leitores-internautas que desejarem antecipar suas aventuras pelo Retorno de Ulisses, próximo título da série Reversão. Na galeria de heróis publicada pela editora Rocco, a autora apresenta releituras de obras catalogadas como clássicos da literatura universal, iniciadas com Heroísmo de Quixote, livro que recebeu o 2º prêmio do Jabuti 2006 de Melhor Livro Juvenil (destaque da Vitrine Literária - Dobras da Leitura 40). Na seqüencia, veio Angústia de Fausto. Agora, a obra em processo Retorno de Ulisses, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. Depois, virá Loucura de Hamlet. Entre fragmentos de textos e imagens, os leitores se verão diante do mar de referências da autora:
Dessa vez, resolvi não criar os personagens principais do livro a partir da minha imaginação, mas trabalhar em cima de pessoas de verdade, amigos e colaboradores. Utilizei fotografias (caseiras, na maioria), e reeditei o conteúdo delas. Também retratei pessoas que conheço. A idéia foi conceber o livro como um álbum de família repleto de anotações e interferências executadas pela mão de uma das personagens: Penélope. Em meio ao álbum, aparecem notas "escritas por ela", projetos de trabalhos a serem expostos (na minha reversão, Penélope é artista plástica), manchas de tinta, rasuras, etc. Ou seja, as ilustrações lhe pertencem, e as imagens acabam funcionando como uma narrativa visual na primeira pessoa.

Visite o diário de produção de Retorno de Ulisses.
*

Clique sobre a Capa


Todos os livros do mundo
O Estado de S. Paulo - 30/07/2007 - por Pedro Doria

Ler um livro na Open Library é um prazer. Ela não é o único desses projetos que pretende digitalizar todos os livros do mundo - o Google tem um; a Amazon, outro - mas é o mais interessante, por muitos motivos. O primeiro, qualquer bibliófilo vai compreender. Pegue-se As aventuras de Tom Sawyer, na primeira edição, de 1876. Outras bibliotecas digitais oferecem o texto do clássico de Mark Twain, que poderá ser lido, consultado, buscado, impresso, seja lá o que quiser o leitor. A Open Library oferece a imagem do livro. De cada página. Na tela, é um livro aberto. Clica-se na página da direita, viramos a folha à frente. Na da esquerda, vamos às anteriores. Sim, pode-se buscar palavras-chaves, nessas imagens [...]
*

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Beirute, Capital Mundial do Livro 2009

ABER - 21/07/2007 e PublishNews - 26/07/2007

Cidade libanesa é escolhida pela Unesco como reconhecimento pelos esforços de promoção do livro e leitura no país

O diretor geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, anunciou a nomeação de Beirute como a "Capital Mundial do Livro para 2009", reconhecendo o engajamento da cidade no incentivo à leitura. A capital libanesa foi escolhida particularmente "por sua implicação em matéria de diversidade cultural, de diálogo e de tolerância, e também pela variedade e o caráter dinâmico de sua programação", afirmou a Unesco em um comunicado. Matsuura disse estar feliz por ver Beiture, "confrontada a desafios imensos em matéria de paz e coexistência pacífica ser reconhecida por seu engajamento em favor de um diálogo mais do que nunca necessário na região, no qual o livro pode contribuir ativamente", segundo o texto.

Beiture foi selecionada durante uma reunião na sede da Unesco, em Paris, no começo do mês, pelas três associações profissionais internacionais do mundo do livro: a União Internacional dos Editores (UIE), a Federação Internacional das Livrarias (IBF) e a Federação Internacional das Associações e Instituições dos Bibliotecários (IFLA). Desde 2001, a Unesco nomeia, a cada ano, uma capital mundial do livro.

Beirute é a nona cidade escolhida,
depois de
Madri (2001),
Alexandria (2002),
Nova Délhi (2003),
Antuérpia (2004),
Montreal (2005),
Torino (2006),
Bogotá (2007) e
Amsterdã (2008).

Essa iniciativa pretende mostrar "a colaboração entre os representantes dos principais atores do livro, assim como o engajamento das cidades para promover o livro e a leitura", explica a Unesco.

Fonte: AFP.

Fotos adicionais de Fares El Jammal, Downtown Beirut.
*

Zooreta

Projeto on-line



O primeiro zoológico literoimagolouco zureta do mundo!

André Aguiar e Márcia Széliga. Ele escritor, ela ilustradora. Ele de Paraíba, ela do Paraná. Ele gosta de comer barro doce (açaí), ela gosta de comer semente (pinhão). Do bate papo entre extremos brasis surgem as conversas mais malucas sobre bichos, issos e aquilos. Acreditam que um entrou na cabeça do outro e aí resolveram mostrar, a cada dez dias (ou perto disso), o bicho que sai das mentes destes dois zuretas. Visite zooreta.blogspot.com
*

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Vitrine Express: O Baú de Deonísio

Títulos que Dobras da Leitura recebeu, em análise para a Vitrine Literária.
Informações da quarta-de-capa ou press-release:


Os segredos do baú e outros contos
de Deonísio da Silva, il. Taisa Borges (Peirópolis)

Reunião de histórias de Deonísio da Silva, um autor que conhece muito bem as palavras e sabe brincar com elas de um jeito diferente. Os textos, nos quais se imprimem ora graça, ora leveza, ora sombria gravidade, cuidadosamente medidas, encantam o leitor, que escorregam por eles aproveitando todo o percurso sem muito esforço, numa trajetória de leitura prazerosa.

Do site da editora

Deonísio da Silva no programa Verso & Reverso (TV JB), 24 de julho de 2007.
*

Como e porque escrever

Boletim Editora Peirópolis - 26/07/2007*

quarta-feira, 25 de julho de 2007

... E a borboleta voou castelo adentro!

Resumo do Cenário

Quando agosto chegar, o coração da escritora Socorro Acioli estará batendo samba e valsa, dividido entre dois países: o tum-tum brasileiro com o zum-zum dos volteios alemães. A autora de livros para crianças cearense recebeu uma bolsa de estudos, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, para estagiar e desenvolver pesquisas na féerica Biblioteca Internacional da Juventude de Munique. Os outros bolsistas selecionados para o estágio em 2007 foram Niloofar Naser (Irã), Sunny Kim (Coréia) e David Marquzes (Venezuela).

Com a proposta de pequisa Monteiro Lobato: o mundo de portas abertas, Socorro Acioli seguirá para uma temporada de dois meses em Munique, em meados de agosto. Por entre as estantes de livros do castelo, pretende investigar a presença do grande autor brasileiro no exterior, através das traduções de sua obra, bem como os reflexos da literatura infantil inglesa e italiana em Lobato. Ao despedir-se dos amigos, Socorro promete novidades que pretende transformar em artigos e novos livros. Para acompanhar a viagem, basta acessar o blog da autora que, originalmente, chamado As Borboletas de Fevereiro, agora se apresenta como Februar's Schmetterlinge.

Foto: Socorro Acioli e duas leitoras de Peixinho de pedra (Ed.Demócrito Rocha), durante o 9º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Rio de Janeiro, 26 de maio de 2007. Do site da autora.


Um castelo cheio de livros

Responsável pela apresentação do prestigiado catálogo White Ravens, a Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, ou Internacionale JungendBibliothek München, conta com um acervo de 520.00 livros em mais de 100 idiomas, além de publicações especializadas em literatura infantil e juvenil de diversos países. Funciona hoje sob os idílicos telhadinhos vermelhos do Castelo de Blutenburg, construído em 1430 pelo Duque Albrecht III e doado pelo governo alemão, em 1983, à biblioteca. Sua fundadora, Jella Lepman (também co-fundadora do IBBY, ao lado do austríaco Richard Bamberger), imediatamente ao término da Segunda Guerra Mundial, iniciou um trabalho de ajudar a cuidar de meninas e meninos órfãos. Sensibilizada com a situação das crianças, Jella Lepman concluiu que a única maneira de evitar nova tragédia, como a guerra, seria fazer com que os povos aprendessem a respeitar uns aos outros desde a infância. Para Jella Lepman, a literatura infanto juvenil poderia ser o caminho. A partir disso, começou a pedir doações de livros a editoras no mundo inteiro.

Foto: Munich Today
*

Vitrine Express: Autoras de Mistério

Títulos que Dobras da Leitura recebeu, em análise para a Vitrine Literária.
Informações da quarta-de-capa ou press-release:


O segredo do colecionador
de Ana Cristina Massa (Biruta)

Para entender o mistério que une o novo professor de História e um colecionador de livros raros, os Invencíveis [...] serão obrigados a mergulhar nas aventuras dos grandes navegadores e numa enciclopédia desconhecida da Idade Média. Gênio, Goma Isadora, Isadora, Jonas e Sofia serão obrigados a correr para salvar o novo professor.

O Mão de Veludo
de Eliana Martins (Escala)

Paulo e Sofia conseguiram resolver um incrível enigma que se apresentou a eles. Foi preciso voltar ao período da ditadura militar, às vidas da sonhadora Valéria e do guerrilheiro Cláudio Manoel, para chegar àquele que atendia pelo codinome de Mão-de-Veludo.

O mistério da terceira meia
de Rosana Rios, il. Salmo Dansa (DCL)

No começo ninguém reparou. Era normal um pé de meia sumir de vez em quando, caído atrás de um guarda-roupa ou derrubado do varal pelo vento. Mas quando a terceira meia sumiu, aí ficou claro que não podia ser coincidência: alguém estava mesmo roubando as meias das crianças da casa.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Deonísio da Silva na TV JB

Resumo do Cenário

A Editora Peirópolis divulgou ontem a participação de Deonísio da Silva, no programa Verso & Reverso, da TV JB, nesta terça-feira, dia 24 de julho, às 21h30.

Em entrevista ao jornalista Augusto Nunes, o autor narra episódios de sua vida, como o desejo materno de ter um padre na família. "O sonho da mãe não se realizou, mas o Brasil ganhou um intelectual que é referência entre os escritores brasileiros", diz a nota, "destacando-se também como professor universitário e colunista regular da revista Caras, do Jornal do Brasil, do Primeira Página, de São Carlos; da EPTV.Com e do Observatório da Imprensa. Entre os mais recentes lançamentos de Deonísio da Silva, destacam-se A língua nossa de cada dia (Novo Século) e, para o público infantil e juvenil, Os segredos do baú (Editora Peirópolis), contendo quatro contos bem guardados.

A TV JB pode ser sintonizada no Rio de Janeiro, pelo canal 9 e Net 22; São Paulo, UHF 26 e Net 14; Brasília, UHF 19, Net 24 e Sky 24; Curitiba, canal 6 e Net 6, além de outras retransmissoras por todo o Brasil. Foto adicional: do site Porto Deonísio.
*

Congresso Vaga Lume


Foto: Associação Vaga Lume no município de Ouro Preto do Oeste/RO


Boletim PNLL nº 68 – 23 a 29/07/2007

Desde o dia 16 e até 31 de julho, acontece em São Paulo (SP) o Congresso Vaga Lume sobre incentivo à leitura na Amazônia, realizado pela Associação Vaga Lume. O evento pretende capacitar 74 pessoas de 19 municípios da Amazônia Legal Brasileira para planejar, implantar e acompanhar bibliotecas rurais comunitárias na Região Amazônica. O objetivo é formar equipes para atuar no programa que, em cinco anos, distribuiu mais de 50 mil livros novos, capacitou mil mediadores de leitura e formou bibliotecas escolares comunitárias em 82 comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira (Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão). A Expedição Vaga Lume integra o Eixo 1 (Democratização do acesso) do PNLL.
*

Vale a pena Ver


Foto: Expedição Vaga Lume na comunidade Alter do Chão, em Santarém/PA


Foto: Expedição Vaga Lume na Comunidade Lago do Roque, em Caruari/AM
*

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Ler é pra cima!

Resumo do Cenário

Para marcar seu 15 anos, a Editora Projeto criou uma extensa programação de atividades para crianças e oficinas para educadores com os escritores e ilustradores da casa, em Porto Alegre, ao longo do último abril. Paralelamente, no Centro Cultural Érico Veríssimo, acontecia a exposição comemorativa Ler é pra cima!, aberta muito criativamente com um leilão de ilustração.

O feito, inédito no Brasil, contou com originais de 20 artistas nacionais e estrangeiros, junto ao texto de 20 outros convidados — escritores e especialistas de literatura infantil e juvenil — que ora comentavam as obras, ora nelas se inspiravam, estabelecendo variados níveis de diálogo palavra&imagem. As ilustrações, realizadas sob encomenda para a editora, podiam ser arrematadas, cada uma, a partir de um lance inicial de R$ 300,00. A intenção era destinar parte dos fundos arrecadados à compra de livros (de diversas editoras, dos ilustradores e autores presentes na exposição) para doação à Biblioteca Lucília Minssen, ao Instituto do Câncer Infantil do RS e ao Instituto da Criança com Diabetes.

"A empreitada de abril deu-nos bastante trabalho, mas muito prazer", comentou carinhosamente Áurea R. Brusco, da Editora Projeto, que enviou à equipe de Dobras da Leitura uma carta de boas novidades, mais o pequeno e precioso catálogo. O evento foi um sucesso — "O leilão rendeu R$ 12.250,00 e foram doados 130 livros de literatura infantil dos escritores e ilustradores da Exposição Ler é pra cima! a cada uma das instituições."

Ao término da exposição, as obras foram levadas por seus compradores, mas isso não impediu que outros lugares, outros olhares pudessem conhecer esta rara iniciativa. Entre maio e junho, durante o 9º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro, esteve presente uma "réplica" da Exposição Ler é pra cima!, com a reprodução dos originais, e agora vive também virtualmente no site da Editora Projeto.

Ilustradores e autores
Participaram dessa comemoração, Adão Iturrusgarai e Martha Medeiros, Allan Sieber e Sissa Jacoby, André Neves e Carlos Urbim, Angela Lago e Sérgio Capparelli, Cristina Biazetto e José Antonio del Cañizo (Málaga), Eduardo Oliveira e Jackson Zambeli, Fábio Zimbres e Raquel Grabauska, Graça Lima e Hermes Bernardi Jr., Guazzelli e Paulo Bentancur, Guto Lacaz e Mariana Tasca, Jesús Gabán (Madrid), Laura Castilhos e Dilan Camargo, Ludmila Zeman (Canadá) e Fernanda Lopes de Almeida, Luís Fernando Veríssimo e Elias José, Maria Tomaselli e Simone Assumpção, Otto Gueera e Valéria Portella, Ricardo Azevedo e Marcelo Carneiro da Cunha, Rodrigo John e Vera Aguiar, Rosinha Campos e Gláucia de Souza, Santiago e Paulo Seben.
*

Vitrine Express: África Páprica

Abaixo, informações de press-release. Leia comentários em Dobras da Leitura 47 (edição agosto 2007).

Não chore ainda não
de Rogério Andrade Barbosa, il. Ciça Fittipaldi

Na ilha de Bubaque, um dos alimentos preferidos é uma espécie de peixe conhecida por "saltão". Quando a maré baixa, surgem as mulheres da aldeia com seus balaios na cabeça, em busca de suas refeições. Certo dia, a fêmea de um saltão, que conseguiu escapar, começou a chorar, pois acreditava que seu marido fora pego...

Lebre que é lebre não mia
de Celso Sisto, il. do autor

A Africa é um mar de histórias! São muitos povos, muitas culturas, muitas línguas e, claro, muitas coisas diferentes! Pensando nisso, Celso Sisto recupera quatro contos africanos em uma linguagem divertida e atual. Muito populares na Àfrica, as histórias reunidas aqui têm como personagem principal uma lebre ágil e esperta...

Vitrine Express: Novos Autores

Títulos que Dobras da Leitura recebeu, em análise para a Vitrine Literária.
Informações da quarta-de-capa ou press-release:


Aline Ponce
Somos assim (Giz Editorial)

Vivendo numa gaiola, o narrador se pergunta por que está preso e eles não. Seus amigos, que também estão presos, não sabem a resposta. Um dia, após ser vendido para uma família, consegue fugir. Sozinho nas ruas, conhece Susana que o ajuda a entender que a liberdade não é suficiente...

Dhyan Firdauz
Elias em A fábula do castelo (Kalango)

A história de um sonhador, de um burro que no afã de conhecer o mundo, e as coisas do mundo, encontra a si mesmo e o seu... digamos.. castelo [...] Leia esta bela história e se deleite com as aventuras do burro, ele tem umas dicas ótimas para te dar.

Iraê Martins
Amaralina e o mar, il. Michelle Behar (Duná Duetto)

E um dia Amaralina viu o mar. Ele era lindo mesmo, mas tão diferente do que tinha imaginado! Então, o mar não tem beiradinha, como piscina? Onde ele começa e onde termina?

sexta-feira, 20 de julho de 2007

A Flauta Mágica

Assessoria de Comunicação - Rebeca Mesa

Sucesso teatral para adolescentes, A flauta mágica
supera os 20 mil espectadores em apenas 4 meses


A flauta mágica tem se tornado uma das principais atrações teatrais para o público infanto-juvenil desde sua estréia em março, no Teatro Imprensa (São Paulo). A peça é baseada no livro homônimo de Dionisio Jacob, publicado pela SM em 2004, e faz parte do Projeto Literatura no Teatro, do Centro Cultural Grupo Silvio Santos (CCGSS), que propicia o contato de alunos e educadores com o teatro e a literatura. SM é uma das principais incentivadoras do projeto, através da doação de 20 mil livros para distribuição a professores da rede pública de São Paulo, e de mais 500 exemplares para sorteio no final das apresentações, além da divulgação da peça em centenas de escolas da capital.

Até julho, 163 escolas assistiram à peça (89 da rede pública, 74 da rede particular e 5 instituições carentes). Em total, quase 16 mil alunos e mais de 1.700 professores tiveram acesso à montagem, ao longo de 84 representações. Nos finais de semana, mesmo durante as férias escolares de julho, o teatro abre as portas para o público espontâneo: quase 4.400 pessoas compareceram em apenas 4 meses. A peça ficará em São Paulo até novembro de 2008. A partir de 2009, o projeto entrará em itinerância para o interior de São Paulo e, posteriormente, se apresentará em outras capitais brasileiras.

Com adaptação para o teatro de Vladimir Capella e direção de Roberto Lage, a peça é baseada no livro de Dionisio Jacob, que transformou em texto literário a mais famosa ópera de Mozart. A flauta mágica conta a história de Tamino, um jovem príncipe que quer adquirir o conhecimento para tornar-se rei. Para isso, ele precisa realizar a Prova da Sabedoria no templo do bruxo Sarastro. No caminho, é atacado por uma serpente e só sobrevive porque é socorrido pelas três filhas da temível Rainha da Noite. Ela pede ao jovem que se dirija ao templo de Sarastro para resgatar sua outra filha, Pamina, que teria sido seqüestrada pelo terrível bruxo. O príncipe segue viagem, mas ao chegar ao templo, descobre que as coisas não são como a Rainha lhe contou...
*

Rui de Oliveira - 30 Anos de ilustração de livros

Rui de Oliveira é homenageado da Jornada
PublishNews - 29/6/2007

Um dos mais importantes ilustradores brasileiros, Rui de Oliveira ilustrou 120 livros e fez cerca de 400 capas para as principais editoras de literatura infanto-juvenil do país, além de filmes de animação, cartazes e programação visual para cinema. Ele também é o homenageado da 12ª Jornada Nacional de Literatura e a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece de 27 a 31/08 em Passo Fundo (RS). A exposição "Rui de Oliveira - 30 Anos de ilustração de livros" é uma das atrações da programação paralela do evento. A mostra acontece no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e oferece

Rui de Oliveira - Cartas lunares (2005)
Mostra Virtual de Ilustração AEI-LIJ
uma visão retrospectiva da produção do artista carioca por meio de 150 trabalhos originais. Durante a Jornada Literária, Oliveira vai fazer quatro palestras: duas sobre cartazes e duas sobre ilustração de livros.


Resumo do Cenário
A exposição "Rui de Oliveira - 30 Anos de ilustração de livros" compreende 150 originais e fora apresentada, primeiramente, na Galeria Manuel Bandeira, da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro (2005) e, durante a V Mostra Traçando Histórias, no Átrio do Santander Cultural, de Porto Alegre (2006).
*

Esquina das Histórias

Porto Alegre - Folha do Livro 19
A Câmara Rio-Grandense do Livro divulgou, nesta semana, uma lista com as datas, horários e os nomes de todos os autores que tomarão parte da Esquina das Histórias, conversando com crianças e jovens na Área Infantil e Juvenil da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre. A inscrições para a escolas começam a partir do dia 23 de julho e os professores interessados em levar seus alunos (máximo: 40 vagas, por turma) deverão encaminhar formulário à Câmara, escolhendo, por ordem de preferência, cinco escritores ou ilustradores que a garotada gostaria de conhecer.

DataHorárioPapo de Esquina
26/1015hcom o escritor Luis Pimentel
29/1010hcom o escritor Mário Pirata
29/1015hcom a ilustradora Mônika Papescu
30/1010hcom o escritor Edmilson de Almeida Pereira
30/10 14hcom o escritor Kalunga
31/1010hcom o escritor Dilan Camargo
31/1014hcom a escritora Leia Cassol
1º/1110hcom a escritora Simone Saueressig
1º/1115hcom a ilustradora Laura Castilhos
5/119hcom o escritor Álvaro Ottoni
5/1110hcom a ilustradora Elma
5/1114hcom a ilustradora Ana Terra
5/1115hcom o escritor Jonas Ribeiro
5/2216hcom o escritor Álvaro Ottoni
6/119hcom Hermes Bernardi Jr. e Ronaldo Correia de Brito
6/1114hcom a escritora Christina Dias
6/11 15hcom o escritor Luiz Paulo Facciolli
7/1110hcom o escritor Luciano Pontes
7/1114hcom Ricardo Azevedo
7/1115hcom Anna Claudia Ramos
8/119hcom Ernani Ssó
8/1115h com Elizete Lisboa
9/1110hcom o escritor Valdek de Garanhuns
9/1114hcom a ilustradora Ingrid Biesemeyer Bellinghousen
9/1115hcom a escritora Elizete Lisboa e a ilustradora Ana Raquel
9/1116hcom o escritor Paulo Bentancur
10/1111hcom o escritor César Obeid

Resumo do Cenário
A Folha do Livro apresenta informações bio-bibliográficas dos autores, destacados acima com links, além de divulgar outras participações dos escritores e ilustradores nos eventos da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre.

*

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Em Busca dos Números

Projeto Livro de Areia - Dobras da Leitura
No Boletim da AEI-LIJ nº 8 (maio de 2007), encontramos uma rápida entrevista com Marisa Lajolo. À primeira pergunta proposta — Fala-se muito de um aumento na quantidade de trabalhos acadêmicos relacionados à LIJ. Você concorda? Por quê? — a pesquisadora e professora pondera: "Sim, acredito que a LIJ chegou à universidade: trabalhos de final de curso, mestrados e doutorados, constituindo, inclusive, disciplina de muitas graduações de Letras e de Pedagogia/Educação. Aliás, valeria a pena alguém fazer uma pesquisa, no banco de dados da CAPES (está online) do número de dissertações e teses sobre literatura infantil. Os debates sobre questões de leitura como que "empurraram" a LIJ para as universidades."

Pois, então: da consulta ao banco da Capes e da confirmação de dados pelos catálogos on-line de bibliotecas das universidades brasileiras e páginas dos programas de pós-graduação, entre maio e junho de 2003, consegui compilar os primeiros dados que demonstrariam o acentuado interesse que o objeto ‘literatura infantil e juvenil’ tem despertado entre nossos pesquisadores. Teço alguns comentários, na apresentação feita ao Projeto Livro de Areia - Dobras da Leitura (em especial, no tópico sobre o histórico das pesquisas), em termos quantitativos, a respeito da profusão e do amadurecimento de diversas linhas de investigação. Mas é preciso considerar que, no período dedicado a esse levantamento, a Capes apenas disponibilizava informações sobre as pesquisas realizadas entre 1987 e 2001. De tal modo, a quantidade de teses e dissertações defendidas, em 2002, "ainda" me parece próxima de algum número real, mas os últimos cinco anos necessitam ser contabilizados em novas buscas a fim de isolarmos o epifenômeno de 72 defesas, durante o ano de 2001.
*

Vitrine Express: Bichos sem Grilos

Títulos que Dobras da Leitura recebeu, em análise para a Vitrine Literária.
Informações da quarta-de-capa ou press-release:


A vaca deslumbrada
de Edy Lima, il. Michele Iacocca (Global)

Outra divertida aventura com Lalau, suas tias, seu tio, o índio Poiranga e a vaca voadora. Dessa vez mais uma boa dose de muita confusão porque a família não resiste às novas descobertas e muito menos às mais esquisitas invenções, sempre lideradas por Quiquinha - a poção do invisível intermitente, o lava-bicho, uma dose-reforço para a patinha dos ovos de ouro, coelhos voadores invisíveis,um gato perdido e reações estranhíssimas da vaca voadora.

O macaco pensador
de Jeanne Willis e Tony Ross, trad. Gilda Aquino (Brinque-Book)

Você alguma vez já pensou em quem estaria no topo de sua árvore genealógica? Um macaquinho está preocupado por não saber quem ele realmente é. Seus parentes não entendem seu dilema. Então, ele resolve descobrir por si só e sai em busca de uma nova vida e de um jeito novo de ser...

Nosso gato desbotado
de Tereza Yamashita e Luiz Bras, il. Graça Lima (Callis)

Sansão é o rei da confusão! Este gatinho malandro encanta a todos , mesmo fazendo gato-sapato de quem lhe dá atenção. Ele pula, morde, mia, faz mil estripulias, mas desperta muita paixão. O livro tem ilustrações charmosas, uma linguagem bem humorada, incluindo um refrão ao longo do texto que dá ritmo à narrativa e cativa os pequenos leitores.