terça-feira, 15 de abril de 2008

O que Lobato escreveu há 100 anos

Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato convida para o debate:

O QUE LOBATO ESCREVEU HÁ 100 ANOS

Tendo como referência contos e cartas escritas por Monteiro Lobato em 1908, procuraremos fazer uma descoberta do jovem escritor e a influência deste período em sua vasta obra literária. A abordagem será feita por jovens estudiosos do criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Debatedores:
  • Raquel Nunes Endalício
    Grécia: a influência da descoberta de Homero na obra infantil de Lobato
  • André Filipe Noronha Silva
    A correspondência com Purezinha e com o amigo Godofredo Rangel
  • Jônatas Amorim Henriques
    Estética da recepção nos contos de 1908
Mediação: Profa. Dra. Marisa Lajolo

Dia: 16/04/2008 – Quarta-Feira - das 19h às 22 h
Local: Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato
Rua: General Jardim 485 – Vila Buarque
CEP: 01223-011 – São Paulo – SP
Fone: 3256-4122
E-mail: bmmonteirolobato@yahoo.com.br

Serão distribuídos, gratuitamente, fragmentos dos textos analisados no encontro.
Atividade gratuita
*

Banzai! Novos livros de Lúcia Hiratsuka

Convite* Festa no céu, festa no mar, de Lúcia Hiratsuka, está na Vitrine Literária de Dobras da Leitura 54 ;-)
*

Fazendo Gênero 8

Convite para Simpósio Temático no Fazendo Gênero - 14/04/2008

Prezad@ Coleg@,

Estamos organizando o Simpósio Temático “Questões de gênero na produção cultural para crianças: literatura infantil, filmes, desenhos, sites, publicidade e outros artefatos culturais”, integrante da programação do Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, evento que terá lugar em Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008. A presente tem o objetivo de convidá-la/o para inscrever seu trabalho no tema do Simpósio, divulgar o evento, assim como para participar dos debates. A descrição do Simpósio encontra-se abaixo.

As inscrições para comunicação oral poderão ser feitas até 5 de maio próximo, mediante preenchimento de ficha de inscrição e envio de resumo, com até 250 palavras, diretamente à secretaria do Fazendo Gênero (fazendogenero8@gmail.com). As normas para apresentar Comunicação Oral estão disponíveis em www.fazendogenero8.ufsc.br/inscricoes.html. Após a divulgação dos trabalhos aceitos, que deverá ocorrer em 19 de maio, autores e autoras terão prazo até 25 de junho para remeter o texto integral com vistas à publicação nas Atas do evento. Informamos que o Fazendo Gênero é classificado pelo Qualis-Capes como evento Nacional A.

Contamos com sua presença e com a divulgação do Simpósio entre seus colegas

Rosa Hessel Silveira, Eliane Debus, Marisa Vorraber Costa
- organizadoras do Simpósio -



FAZENDO GÊNERO 8 - Corpo, violência e poder

SIMPÓSIO TEMÁTICO
“Questões de gênero na produção cultural para crianças: literatura infantil, filmes, desenhos, sites, publicidade e outros artefatos culturais”

Coordenação:
Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Hessel Silveira (ULBRA e UFRGS) – RS
Prof.ª Dr.ª Eliane Debus (UNISUL) – SC
Prof.ª Dr.ª Marisa Vorraber Costa (ULBRA e UFRGS) – RS

O presente simpósio amplia e dá continuidade àquele intitulado Questões de gênero na literatura e na produção cultural para crianças, realizado durante o VII Fazendo Gênero. O foco central de problematização e reflexão teórica é a concepção de gênero como uma construção social e cultural contingente ligada ao sexo, que tem servido de álibi para preconceitos e discriminações relativos à orientação sexual e à mulher. A motivação do simpósio vem da proliferação dos artefatos culturais produzidos para as crianças, vistas hoje como um importante mercado consumidor. Tais artefatos abrangem desde a literatura infantil – campo de maior tradição no panorama dessa produção – até produtos midiáticos de eclosão mais recente que povoam o cotidiano das crianças do séc. XXI. Entendemos que representações de feminino e de masculino, freqüentemente marcadas pela heteronormatividade, são inscritas em tais artefatos culturais mediante articulações textuais que põem em ação diferentes códigos – verbais, imagéticos, sonoros, de movimento, etc. - e buscam operar com a imaginação, os sentimentos e as expectativas infantis. O simpósio, pois, é planejado no sentido de abrigar trabalhos que examinem, com fundamentação teórica adequada e originalidade analítica, produtos dirigidos ao público infantil, privilegiando, por um lado, os livros para crianças e, por outro, variados objetos culturais circulantes – filmes, desenhos, programas de TV, sites, histórias em quadrinhos, games - direcionados a esse público em crescimento, formação e constante mudança. A partir de tais análises e da teorização que as subsidia, pretende-se debater as formas pelas quais as representações de gênero e sexualidade embutidas em tais artefatos podem estar operando para reforçar, refratar, confirmar ou subverter discriminações calcadas numa tradição pautada pela heteronormatividade e pela fixidez de determinadas identidades masculina e feminina.
*

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dobrando o mundo

Pinpolhices - 28/03/2008 - Lígia Pin

E a boa nova é que o Dobras da Leitura acaba de entrar para o IRSCL - International Research Society for Children's Literature, sendo a única revista em português citada por lá! Vejam a lista completa aqui. Parabéns Peter O'Sagae e Luiz Sposito!!! ;o)

Dobras da Leitura Internacional
Grupo de Discussão - 28/03/2008 - Renata Nakano

Vejam só que bacana, o Dobras é a única revista em português relacionada na lista "International Research Society for Children's literature". Vejam a descrição: "Access to relevant journals is central to effective research. The list below provides basic information about the major children's literature journals known and used by members of the board."


*

domingo, 13 de abril de 2008

Dobras da Leitura 54

* As múltiplas linguagens e as múltiplas leituras estão na base da edição deste mês.

Maria Zilda da Cunha, professora de literatura infantil e juvenil da Universidade de São Paulo (USP) dá o tom das relações intersemióticas da ficção literária nos livros e outros suportes, do elemento humano às novas mídias. No continuum de idéias, os meios de produção de linguagem visual também estão presentes nos comentários da Vitrine Literária, abrindo a seção com o livro de imagem narrativo até um mergulho no livro ilustrado de literatura para crianças.

Depois do Trevo de Leituras, no segundo e bom ano de parceria com a AEI-LIJ, a Vitrine Literária orgulhosamente apresenta, as novas estrelas da casa: o grupo Letra Falante, do Rio de Janeiro, coordenado por Ninfa Parreiras, e a Reinações: Confraria da Leitura, de Porto Alegre. Dobras da Leitura feliz com seus múltiplos colaboradores!
*

Eva for Ever

*Sempre Eva Furnari, com os livros de imagem Amendoim e Filó e Marieta (cadê meu Zuza e Arquimedes?), lançados em 1983.
*

Livros de imagem dos anos 90'

*
De Roger Mello, A flor do lado de lado, e de Graça Lima, Noite cão (edições 1991 e 2000)
*

Picture Preview: Será o Benedito!

*
Com ilustrações de Odilon Moraes, uma crônica de Mário de Andrade!
*

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Passeio pelo mundo das ilustrações


PublishNews - 09/04/2008

A ilustração estará em análise em um verdadeiro Passeio pelo mundo das Ilustrações, curso ministrado por Ana Lúcia Brandão. Na atividade, serão abordadas a conquista da ilustração enquanto linguagem visual (de Oswaldo Storni a Ziraldo), as características do livro infantil no que se refere ao projeto gráfico, formato e manipulação, e elementos do que seja um bom livro (desenho clássico, charge, iconografia, HQ e artes plásticas). O curso é composto de cinco encontros, de 24 de abril a 5 de junho, às quintas-feiras, das 14h às 16h, na Livraria da Vila da Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo-SP. Telefone: 11-3814-5811). O valor é de R$ 180 por pessoa, com um vale-livro de R$ 18.

Pegando Carona
Peter O'Sagae

Em minha tese (interminável, ai, ai, ai... abril!), o trabalho de Ana Lúcia Brandão tem sido um dos pontos-chaves para as idéias que desenvolvo, iniciando assim os comentários (2008: 39-42) — Seguindo as pistas de ilustradores do passado e da atualidade, Ana Lúcia Brandão relembrará que, em plena era da visualidade — cujas marcas há tempos já se fazem sentir profundamente nas relações entre o pensamento e o olhar —, a centenária história dos livros e da literatura para crianças se faz contar, saber e repetir através da reflexão dirigida somente às qualidades do texto verbal. Em Trajetória da ilustração do livro infantil no Brasil à luz da semiótica discursiva (PUC-SP, 2002), a pesquisadora busca as possíveis razões que motivaram um ‘anacronismo de ordem teórica’ para a abordagem da literatura que reduz à parcialidade toda a leitura, em termos de instrumento e matéria para as formulações acadêmicas, a crítica literária, a análise e a aplicação prática, quando se trata de expor o objeto literário à criança na escola. — Por isso, se eu fosse você, hmmmm, iria correndo participar desse passeio pela ilustração que Ana Lúcia oferece como curso ;-)
*

Amazonina

CuritibaLançamento do livro que marca também a chegada de nosso acervo em língua francesa: Amazonina, em parceria com a Aliança Francesa de Curitiba. Leitura bilíngüe do conto franco-brasileiro, por Lara Sabatier e Marina Jirkoff. Uma história publicada nas páginas de um jornal brasileiro deu origem a este conto, a esta história terna e comovente nas linhas de Irina Sabatier e na poesia de Robert Baeli. Um universo fabuloso, cheio de sons estranhos, de odores envolventes e de animais surpreendentes, ilustrados por Lara Sabatier. Sigamos os seus passos...
*

Salão FNLIJ comemora 10 anos

PublishNews - 09/04/2008

O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo) se prepara para receber entre os dias 21 de maio e 1º de junho o 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o evento reunirá 66 editoras com os mais recentes lançamentos para o público infantil e juvenil. Além disso, os visitantes poderão conhecer o Espaço FNLIJ de Leitura, com encontros com os escritores para debater suas obras, e a Biblioteca FNLIJ-Petrobras, que dispõe de aproximadamente três mil títulos para a diversão do público mirim.

Entre os autores que já confirmaram presença no Salão estão Luís Fernando Veríssimo, Ziraldo, Ana Maria Machado, Adriana Falcão e Bartolomeu Campos de Queirós (indicado brasileiro ao Prêmio Hans Christian Andersen deste ano). A grande homenageada desta edição será a Itália. Por isso, haverá no espaço uma exposição com 14 ilustrações italianas já publicadas em livros infantis deste país. Ao percorrer os 2 mil metros dedicados à literatura, os participantes poderão ainda conhecer um pouco mais sobre os 100 anos da imigração japonesa, comemorados em 2008.

O Salão funcionará de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 20h, com ingresso a R$ 3,00. Informações pelo 21.2262-9130 ou através do site site.

Promoção da literatura

Paralelo ao 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e ao 10º Seminário FNLIJ de Literatura Infanto Juvenil, a Fundação realiza quatro concursos de literatura. O primeiro deles é o 13º Concurso FNLIJ/Petrobras, que visa reconhecer programas de incentivo à leitura existentes no País. A 7º edição do Concurso FNLIJ Leia Comigo 2008 premiará textos em duas categorias: relato em forma de ficção, cujo tema seja uma situação de leitura compartilhada; e relato de uma situação real, com a apresentação da leitura compartilhada entre adultos e crianças e/ou jovens. Já a 5º edição do Concurso FNLIJ Curumim 2008 recebe textos que devem ser fruto de um trabalho de leitura dos livros de literatura para crianças e jovens de autoria de escritores indígenas. Enquanto que a 5º edição do Concurso FNLIJ/INBRAPI Tamoios premiará textos de escritores indígenas.
*

quarta-feira, 9 de abril de 2008

ABL e FNLIJ lembrando Lobato

Convite*

Literatura Infantil em Debate: vagas limitadas


Inscrições abertas para o V Encontro com a Literatura Infantil e Juvenil: leitura e crítica, que acontece de 8 a 10 de julho, na Faculdade de Letras da UFRJ. O objetivo do evento é promover debates teóricos e apresentar propostas pedagógicas, visando à conscientização da importância de leitura e do estímulo ao prazer de ler, com base em obras literárias de qualidade. Profissionais das mais diversas áreas, alunos de graduação e pós-graduação podem participar das mesas-redondas, conferências, minicursos e oficinas. Está confirmada a participação de vários autores e ilustradores, como Rui de Oliveira, Bartolomeu campos Queirós, Pedro Bandeira, Daniel Munduruku, entre outros.


Informações: Sala Monteiro Lobato (D-218)
Faculdade de Letras da UFRJ - telefone (21) 2598-9777, ou http://www.letras.ufrj.br/posverna/literinfantil
*

O caminho do pintor

Convite*

segunda-feira, 7 de abril de 2008

AEI-LIJ para Navegar

Queridos todos,

Entraram no ar, nessa semana, os blogs de algumas regionais da AEI-LIJ. Esses espaços têm por finalidade divulgar lançamentos dos associados, eventos locais ligados à literatura, seminários, enfim, tudo o que está acontecendo em termos regionais e que está ligado ao nosso ofício de escrever e ilustrar livros para crianças e jovens. Isso sem falar de trazerem links para os sites dos associados da região.

Por enquanto, três regionais já estão a todo o vapor:
Minas Gerais - http://aeilijminas.blogspot.com/
São Paulo - http://aeilijsp.blogspot.com/
Rio Grande do Sul - http://aeilijrs.blogspot.com/

Algumas regionais já estão se articulando para criarem os seus!
Faça uma visita aos Blogs da AEI-LIJ e saiba o que está acontecendo no seu estado.

Beijos a todos!
Sandra Pina
Coord. de Comunicação AEI-LIJ



Escritores para jovens entram na blogosfera
Blog do Galeno - 08/04/2008 - por Galeno Amorim

A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil está pondo no ar um conjunto de blogs regionais cujo objetivo é incrementar a divulgação dos lançamentos de livros de seus membros e atividades de fomento à leitura nos estados, conforme Galeno Amorim. Eis alguns deles: Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
*

A arte de falar da morte


A escritora Ieda de Oliveira comemora a inclusão de sua obra Emmanuela (Saraiva) como objeto de estudo da tese da psicóloga Lucélia Elizabeth Paiva - A arte de falar da morte: a literatura infantil como recurso para abordar a morte com crianças e educadores. A defesa do doutorado, aberta ao público, acontece no simbólico dia 18 de abril, a partir das 14 horas, na USP. A autora carioca estará lá ;-)

O livro de literatura infantil Emmanuela chega a uma nova edição ilustrada por Marilda Castanha, tendo sido ainda finalista do Prêmio Espace-Enfants, na Suiça, e ganhador do Prêmio Adolfo Aizen de Literatura Infantil.

Ieda de Oliveira conta que "escrever esse livro foi uma experiência muito forte. Passei bastante tempo, com a autorização do Dr. Carlos Scherr, diretor do Hospital Cardiológico de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, convivendo com o sofrimento de crianças com problemas cardíacos graves e seus pais. Foi muito difícil. Levei alguns anos digerindo tudo que vivi lá. Só depois pude escrever o Emmanuela."
*

Um nariz na Confraria da Leitura

ConviteReinações: Confraria da Leitura comemora um ano de existência. Mentira? Longe disso: as reuniões realizadas na Livraria Letras & Cia. chegam ao 12° Encontro! E, falando em encontrar... a partir desde mês, o leitor encontrará dois novos espaços na Vitrine Literária: o grupo Letra Falante, do Rio de Janeiro, e, claro, as Reinações gaúchas! Até lá ;-)
*

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Será o Benedito!

ConviteSerá o Benedito!, um dos melhores textos que Mário de Andrade nos deixou, com belíssimas ilustrações do Odilon Moraes. Esta crônica foi publicada originalmente no suplemento literário do jornal O Estado de S. Paulo, em 1939, e agora ganha um tratamento cuidadoso da Cosac Naify. Por meio de uma leve prosa cotidiana, o livro traz à tona o tema da amizade em sua forma mais pura. O texto, curto e direto como uma crônica jornalística deve ser, tem ainda pitadas de humor que amenizam a emoção.

O livro é o sexto volume da coleção Dedinho de Prosa, criada em 2002, com o intuito de ser uma biblioteca ideal para o jovem leitor. A escolha dos títulos privilegia autores fundamentais da literatura brasileira e estrangeira trazendo todos os gêneros: conto, crônicas e poesia. Entre os já lançados, estão nomes como Machado de Assis, Goethe, Boccacio [comentado na última edição de Dobras da Leitura], Lima Barreto e O. Henry. Como os textos são publicados sem adaptação, para facilitar a leitura um glossário revela o significado de algumas palavras e textos ao final da edição localizam a importância do autor e do texto na nossa cultura. E a importância do Mário é enorme!
*

Bachelard: Imaginário e Criação Literária


A escritora Gloria Kirinus ministra o curso Bachelard: Imaginário e Criação Literária, na Fundação Cultural de Curitiba, às terças e quintas-feiras, de 6 a 29 de maio, sempre das 18h30 às 21h30, totalizando 20 horas/aula. O curso será focado na criação literária e no estudo de textos literários com a percepção das poéticas de Bachelard. A escritora acredita que o criador que se propõe a estudar Bachelard ganha uma consciência dos movimentos propostos pelas imagens. O que permite aos escritores adensar no próprio processo criativo.

O universo da criação literária, campo vasto de imagens, merece um estudo em torno do símbolo que congrega um saber trans-temporal e transcendental. Gaston Bachelard (1884-1962), sonhador de palavras, filosofa poesia e poetiza a filosofia com singular domínio da linguagem, ou melhor, da vida. Para a escritora Gloria Kirinus, ministrante deste curso, a convite da Fundação Cultural de Curitiba, o universo da criação literária, campo vasto de imagens, merece a companhia de quem aprofundou estudos em torno do símbolo que congrega um saber trans-temporal e transcendental. Neste sentido, conhecer e estudar a obra de Bachelard significa também sustentar uma Teoria Literária que propõe a conciliação entre real e imaginário a cada metáfora cometida. A consciência deste domínio, deste movimento, entre um e outro espaço ganha fonte investigativa e reflexiva na cosmicidade de um poema ou no privilégio de um devaneio. Ela ainda acrescenta: na substância do substantivo, mais do que nos verbos de ação, registramos o movimento das imagens criativas e criadoras. Quando perguntada sobre a dificuldade de compreender o filósofo, Gloria responde que basta sintonizar na onda "anima" sem resistências racionalistas.
*

Machado de Assis e suas bruxarias literárias


Luiz Antônio Aguiar, escritor de diversas obras juvenis que evocam e comemoram a presença de Machado de Assis nas letras brasileiras, como O vôo do hipópotamo (Ática), Machado e Juca e O cavaleiro das palavras (ambos Saraiva), ministra a oficina de leitura Machado de Assis e suas bruxarias literárias, a partir de 5 de abril. Os encontros acontecem nos quatro sábados do mês, das 10h às 12h, na Rua Cosme Velho, 599, no Rio de Janeiro.

Percurso da oficina: Leitura (em casa) e reflexão orientada (durante as sessões) sobre a obra de Machado. A genialidade do Bruxo. Recursos de composição ficcional, temas (e cenários) recorrentes, contexto social como pano de fundo e outros aspectos da obra de Machado de Assis. A oficina tem por objetivo iniciar interessados na leitura de Machado de Assis, mas também, para os que já o leram ou lêem, chamar atenção para aspectos que fazem de sua obra algo tão genial. Inscrições e Informações: (21) 2265-3536, ou producao@alternativadesign.com.br.
*

Isentas, editoras não contribuem para fundo

Folha de S. Paulo - 30/03/2008 - por Verena Fornetti

O Fundo Pró-Leitura, anunciado em 2004 pelo governo federal e por representantes das editoras, nunca atingiu o objetivo de arrecadar 1% do faturamento das empresas em um fundo para financiar programas de incentivo à leitura. Em novembro de 2004, o presidente Lula anunciou que a produção, a comercialização e a distribuição de livros seriam isentas do pagamento das contribuições federais PIS/Pasep e Cofins. Como parte do acordo, editoras e livrarias teriam que contribuir com 1% de suas vendas com um fundo pró-leitura. "Cada uma contribui com um valor, de R$ 500 a R$ 70 mil. Isso nem chega próximo a 1% do faturamento", diz Jorge Yunes, presidente do Instituto Pró-Livro, que faz a gestão do fundo, e presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros).
*

Ruth Rocha toma posse

na Academia Paulista de Letras
Boletim do PNLL - Edição nº 97 – 31/03 a 06/04/2008

Ruth Rocha, pedagoga e escritora infanto-juvenil, tomou posse da cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras no último dia 27. Com mais de 140 livros publicados, a obra da autora brasileira já foi traduzida e publicada em diversos países, entre eles a China e a Índia. O seu maior sucesso, Marcelo, marmelo, martelo, alcançou mais de 1 milhão de cópias. A autora, que em 1998 foi condecorada com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, ocupa agora na APL o lugar que pertenceu ao jornalista Nilo Scalzo. Leia mais »

No Youtube
Discurso de Ruth Rocha na cerimônia de posse da 38ª cadeira na Academia Paulista de Letras. Ruth Rocha, de forma encantadora, fala da cultura em nosso país, da importância e papel das instituições culturais como a Academia Paulista de Letras. Relembra as lições que aprendeu com os acadêmicos, seus mestres e professores. Faz uma declaração de amor às crianças. (verarenm channnel)



*

Feira do Livro de Bauru chega a 8º edição

PublishNews - 01/04/2008

Em comemoração a Semana Monteiro Lobato e ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria Municipal de Cultura de Bauru (SP) promove entre os dias 7 e 18 de abril a 8º Feira do Livro Infantil de Bauru. O evento ocorrerá no espaço Alameda Quality Center, km 335 Via Marechal Rondon. A edição deste ano terá como tema os 100 anos da Imigração Japonesa e o Centenário de morte de Machado de Assis. Os escritores Ignácio Loyola Brandão, Galeno Amorim, Patricia Secco, Wagner Costa, Francisco Marques (Chico dos Bonecos), o ilustrador Marcelo Boffa e o jornalista Jorge Okubaro, entre outros, já confirmaram presença. Na programação, além do encontro com os escritores, estão previstas oficinas literárias, palestras lançamentos de livros, contação de história e teatro infantil.
*

Prêmio à vista

Gazeta de Ribeirão - 01/04/2008

Começaram nesta terça, dia primeiro, as inscrições para o Prêmio Literário Cecília Meireles. A proposta é incentivar a produção literária e despertar estudantes e a sociedade para a 8ª Feira do Livro de Ribeirão Preto. Os 15 premiados, três em cada categoria: estudantil, municipal e adulto, terão suas obras publicadas em um livro. A modalidade desenho infantil será disputada por crianças de 6 a 9 anos e tem como tema a cultura japonesa. Já a infanto-juvenil vai de 10 a 15 anos. Serão escritos poemas com a temática "De tanto olhar para longe, não vejo o que passa perto", de Cecília Meireles. Na modalidade juvenil, alunos de 16 a 20 anos produzirão contos com o tema "A leitura que marcou minha vida". Na universitária, o tema dos ensaios será "Ribeirão Preto é um coração aberto ao sol pelas enxadas", hino à cidade de Saulo Ramos. Já os adultos farão uma crônica sobre "O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência", de Machado de Assis. Mais informações pelo telefone: 16-3931-6004. Leia mais »
*

Prêmio Vivaleitura 2008


Começam as inscrições para
o Prêmio Vivaleitura 2008


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2008 - prêmio que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura. Esta é a terceira edição do Vivaleitura e é a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil. Este ano, o vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 30 mil.

Podem concorrer trabalhos de instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas, divididos em três categorias: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Na categoria “Sociedade”, uma menção honrosa será atribuída a projetos de empresas.

Para a fase final da premiação, serão selecionados cinco projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros.

As inscrições vão até o dia 8 de julho. Os finalistas serão anunciados em outubro e a premiação está prevista para acontecer em novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet (www.premiovivaleitura.org.br) ou por carta registrada, com aviso de recebimento. O prazo de inscrição vai até 8 de julho 2008. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700987.
*

RELER - Rede de Estudos Avançados em Leitura

Convite
Caros Amigos,

O Curso de Letras da Universidade Presidente Antônio Carlos - Uberaba MG e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio têm a honra de convidá-lo para a palestra de apresentação da RELER - REDE DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LEITURA, que será proferida pela Profª. Drª. Eliana Yunes - Coordenadora Geral da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio no Brasil. O evento será realizado no dia 11 de abril próximo (sexta-feira à noite), às 19h30, no Centro de Convenções do Colégio Nossa Senhora das Dores, situado na Rua Madre Maria José, 75 - Centro (próximo ao mercado municipal)em Uberaba, Minas Gerais.

A partir desta palestra iniciaremos em Uberaba a formação do I Pólo de Estudos e Pesquisas Orientadas em Leitura e Escrita do Triângulo Mineiro, que já se configura como uma oportunidade de ampliar os estudos sobre os caminhos da leitura, da democratização do acesso ao livro e à investigação efetiva da qualidade da leitura realizada na região.

Peço a gentileza de divulgar mais este evento com ênfase nas questões que envolvem leitura e escrita. A entrada é franca, com certificação. Favor confirmar a presença pelos e-mails: tania.ulhoa@hotmail.com ou tcfulhoa@terra.com.br ou tania.ulhoaunipac@yahoo.com.br ou pelos telefones: (34) 9141-8857 / 3318-0706 (8h - 12h)

Certa de sua participação, antecipo agradecimentos.
Atenciosamente.

Profª. Tânia Ulhoa
Coordenadora do Curso de Letras da UNIPAC /Uberaba e Pesquisadora Associada da RELER - Rede de Estudos Avançados em Leitura / Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
*