terça-feira, 24 de junho de 2008

Recôncavo da Literatura Infantil

Resumo do Cenário – Peter O’Sagae – 24/06/2008

Jorge Amado escreveu uma história de amor impossível, em 1948, que viria a ser publicada apenas em 1976: trata-se do livro O Gato malhado e a andorinha Sinhá. Ele também escreveu outro livro para crianças — A bola e o goleiro, em 1984, e bem pode ter acontecido que a futura autora Carolina Cunha o tivesse lido, nesse mesmo ano, ao completar dez anos de idade. Nascida em Salvador, Carolina faria sua estréia literária com o livro Aguemon, finalista do Prêmio Jabuti 2003. Nascido em Itabuna, é Amado certamente um dos nomes mais importantes e lembrados quando se pensa em literatura infanto-juvenil feita por autores baianos.

Para conhecer outros escritores nascidos na Bahia, a pesquisadora Normeide da Silva Rios da Cruz, aluna do curso de Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, desde março, está fazendo o levantamento de informações para a construção de um mapa de autores baianos de literatura infanto-juvenil. Como não existe uma catalogação ou arquivo com estes dados, Normeide tem se dedicado a uma verdadeira garimpagem, através de contatos com editoras, pesquisas bibliográficas e sites de autores, entre outros, para conseguir sistematizar a presença de autores que se dedicam a escrever histórias para pequenos e jovens leitores.

Até o momento, foram localizados 32 escritores — mas a pesquisadora ainda não deu o trabalho por encerrado. Para ajudá-la, leitores, mediadores, editores e autores podem entrar em contato com Normeide da Silva Rios da Cruz [normeiderios@yahoo.com.br], enviando informações com nome, obra, ano de publicação e editora.
*

Ilustrando um sorriso ;-)

Caríssimos,

Quero dividir uma alegria com vocês e contar que a família aumentou. Foi lançado no Salão do Rio neste mês o Palhaço Biduim que ilustrei para Bia Bedran e a editora Nova Fronteira.
Abraços,

Cristina Biazetto
www.cristinabiazetto.com.br

*

Casal de talento na Flipinha

Cosac Naify - 24/06/2008

Os mineiros Nelson Cruz e Marilda Castanha estão de malas prontas para Paraty. Eles participarão da Flipinha com os cinco volumes da coleção “Histórias para contar História”, que dá nome à primeira mesa deste ano, no dia 02/07, às 9h30, na Tenda Azul, ao lado da Igreja da Matriz.
Foto: Carlos Avelin
Célebres personagens da Inconfidência Mineira e a arquitetura de Minas Gerais do século XVII foram a inspiração para Nelson. Já Marilda centrou-se em ressaltar as tradições e a vivacidade das culturas indígena e afro-brasileira.

Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte e vive atualmente em Santa Luzia. Ilustrador e artista plástico, recebeu o prêmio de "Melhor Ilustração Hors-Concours" (2003), pelas ilustrações do primeiro volume da coleção “Dedinho de Prosa”, Conto de escola, de Machado de Assis, concedido pela FNLIJ. Também pela Cosac Naify, Nelson Cruz é autor de O caso do Saci e No longe dos Gerais (ambos de 2004).

Marilda Castanha nasceu em 1964, em Belo Horizonte (MG) e é formada na escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Participou em 1997 do seminário de ilustração em Bratislava (Eslováquia). Pindorama, um lugar-continente e Agbalá, terra das palmeiras marcam a estréia da premiada autora na Cosac Naify.
*

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Odilon Moraes é convidado da Flipinha

Vanessa Gonçalves - 23/06/2008

O autor e ilustrador Odilon Moraes substituirá Angela-Lago na Flipinha, que acontece de 2 a 6 de julho, junto com a Flip, em Paraty. Ele estará ao lado de Eva Furnari na mesa “Os desenhos e as histórias”, mediada por Nina Silva, na quinta-feira, dia 03/07, às 9h30, na Tenda Azul, ao lado da Igreja da Matriz.

Odilon é autor de A princesinha medrosa (Companhia das Letrinhas, 2002, com nova edição a sair pela Cosac Naify ainda neste ano) e de Pedro e Lua (Cosac Naify, 2004), ambos contemplados com o prêmio de Melhor Livro Infantil pela FNLIJ. Na Cosac Naify coordena, com o editor Augusto Massi, a coleção Dedinho de Prosa, para a qual já ilustrou O homem que sabia javanês, de Lima Barreto, O presente dos magos, de O. Henry, e o lançamento Será o Benedito!, de Mário de Andrade. Também ilustrou Ismália (2006), livro-objeto criado a partir de poema clássico de Alphonsus de Guimaraens.

Veja a programação completa da Cosac Naify na Flip e na Flipinha no link
www.cosacnaify.com.br/noticias/flip2008/flip.asp



* Veja na Vitrine Literária: Será o Benedito! e Pedro e Lua.
*

João Pedro Carpinteiro

Convite - Porto Alegre

Histórias, lendas e imagens

ConviteExposição em São Paulo, 3 a 17 de julho
*

sábado, 21 de junho de 2008

Do outro lado da tela




Lúcia Hiratsuka no SPTV (Globo) - Sábado, 14 de junho de 2008.
Nem fábula, nem conto, Urashima Taro na televisão: da lenda ao vôo da Varig.
Comentários sobre Urashima Taro na Vitrine Literária.
*

Moscas no site


Olá, amigos!

É com grande prazer que eu comunico alterações de ordem conceitual e estética na minha chacarazinha, que de agora em diante chama-se Moscarte (mas o endereço continua o mesmo). Quem me conhece, sabe porque ando com moscas na cabeça. Mas a explicação ta lá, de qualquer forma.

As novidades não são muitas, mas tem pelo menos uma que eu recomendo. Os filmes da instalação O Mar, que vc pode acessar a partir da seção Moscartista. De resto, dei um nome pro meu macaquinho, coloquei imagens novas. Aos poucos vou mudando ou acrescentando coisas aqui e ali.

Pra quem sempre me visitou e mandou emails comentando isso ou aquilo, ao longo desses... deixa eu ver: cinco anos! Meu muito obrigada e dê uma olhada na reforma. Pra quem nunca entrou, seja bem-vindo! A idéia é informar sobre meu trabalho de escritora, pesquisadora e artista plástica, procurando fazer disso não uma egotrip, mas algo que interesse a todos, ou pelo menos faça a gente refletir juntos sobre arte, literatura e até mesmo moscas - afinal, até elas servem para alguma coisa!

abração a todos

Paula Mastroberti
escritora e artista plástica
Mestre em Letras-PUCRS

www.mastroberti.art.br


*

Meu sábado com Raculé

Ana Raquel - 23/05/2008


Oi, pessoas de boa vontade com a imagem no livro infantil: estou divulgando meu fotolog com todo gosto!! Afinal... demorô! já passava da hora, né não?

"Ana Raquel no País das Maravilhas" anaraquelilustradora.blogspot.com, que o João Thiago, fotógrafo e parceiro de estúdio aqui em Trancoso, montou e publicou com os livros mais recentes. Em destaque o CAJARÉ!, meu último e primeiro livro de imagem & texto, que acaba de sair do ovo pela Larousse, leia-se Sérgio Alves, editor, que chocou comigo esse ovão de jacaré (25X25cm!). Depois linkaremos: "Do arco da Velha Ana Raquel", com o portifólio de LIJ e outro de fotos.

Ficarei feliz demais com as visitas e comentários e já agradeço a quem se 'arriscar'. (rss) É uma pena que ainda não inventaram o cafezin mineiro com bolo de fubá - virtual, com aroma e tudo-para as visitas...

Ana Raquel
*

Os programas de incentivo à leitura no Brasil

O que tem neste buraco?

Bisa Bia, bisa Bel, bisa Confraria!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Lucilina e Antenor

Miguel Madeira
Matilde Rosa Araújo pensa reeditar alguns dos
seus livros já esgotados com a editora Calendário


Matilde Rosa Araújo celebra 87 anos com novo livro para crianças
Lusa - 17/06/2008 - 15h24

A escritora Matilde Rosa Araújo apresenta sexta-feira, em Lisboa, o livro infantil "Lucilina e Antenor", no dia em que completa 87 anos e é homenageada pela Sociedade Portuguesa de Autores.

"Lucilina e Antenor", da editora Calendário, é ilustrado por Constança Lucas, uma artista plástica portuguesa que reside em São Paulo e cujos desenhos inspiraram Matilde Rosa Araújo a escrever esta história para crianças.

É uma história de amizade entre Lucilina, "que tinha cabelos verdes das folhas de lúcia-lima", e Antenor, um animal que não era "burro humilde, nem lince da Malcata, nem gamo da Serra da Peneda", escreve Matilde Rosa Araújo.

A escritora irá apresentar o livro na Sociedade Portuguesa de Autores, onde será homenageada no dia do seu 87º aniversário. A cerimónia inclui o descerrar de uma placa evocativa, será feita pelos escritores Alice Vieira, António Torrado e José Jorge Letria.

Matilde Rosa Araújo é uma das mais antigas autoras de livros para crianças ainda em actividade, tendo sido premiada ao longo da sua carreira na literatura, em paralelo com a actividade de docente por mais de quarenta anos. Entre as suas obras, muitas delas esgotadas, que versam sobre a infância ou a Natureza, contam-se O livro da Tila, O palhaço verde, O gato dourado, O sol e o menino dos pés frios, Baladas das vinte meninas e os mais recentes A saquinha da flor e A boneca Palmira.

Sócia fundadora do comité português da UNICEF, Matilde Rosa Araújo foi distinguida com o Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian e em 2004 a SPA atribuiu-lhe o Prémio Consagração de Carreira. Matilde Rosa Araújo tem obras dispersas por várias editoras, mas acaba de assinar contrato com a Calendário para novas edições e para reedições de títulos mais antigos à medida que as edições esgotem.



Fonte: Público.PT - Última Hora
*

Fauna japonesa em verso

Communica Brasil - 18/06/2008 - Lívia Ascava


Dedicada aos 100 anos de imigração japonesa, a obra infantil Japonesinhos, lançamento da Editora Peirópolis, apresenta em forma de poesia a fauna japonesa. Os versos de Lalau são ilustrados por Laurabeatriz, promovendo um diálogo lúdico entre forma, texto e imagem para que os brasileirinhos daqui conheçam os japonesinhos de lá. O lançamento acontece no dia 28 de junho, na Livraria da Vila dos Jardins, a partir das 16 horas, com sessão de autógrafos dos autores.

Segundo Lalau, “do outro lado do mundo, no Japão, vive uma fauna bem diferente da nossa. São animais que povoam as montanhas cobertas de neve, as ilhas, as florestas e encantam todos pela beleza e exotismo”. Além dos versos, as crianças também encontram na obra um breve perfil dos animais, com o nome científico em português e em japonês, acompanhando a descrição.

Japonesinhos tem o selo do Centenário da Imigração Japonesa e perpassa os limites da literatura infantil de entretenimento. Ao retratar com poesia animais como a Salamandra Gigante e o Macaco do Japão, Lalau e Laurabeatriz contribuem para que o respeito à biodiversidade esteja presente na formação das crianças.

Sobre os autores:
O paulistano Lalau, poeta e publicitário, e a carioca Laurabeatriz, artista plástica radicada em São Paulo, trabalham juntos desde 1994, produzindo literatura infantil. Temas como meio ambiente, animais e ecologia estão presentes em quase toda a obra da dupla: quase duas dezenas de títulos publicados. Por isso o interesse em mostrar às crianças a variedade, o encantamento e o exotismo da fauna japonesa.
*

Hermes Bernardi Jr. de malas prontas para a Flipinha

A4 Comunicação - Junho 2008

O escritor, editor e contador de histórias gaúcho Hermes Bernardi Jr. se prepara para embarcar para Paraty (RJ), onde vai participar da Flipinha, programação infantil e juvenil da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que celebra a literatura e a cultura local. Em sua bagagem reservou um espaço especial para a caixa onde carrega um rinoceronte dobrado, que utiliza numa atividade idealizada por ele em seus bate-papos com crianças. E um rinoceronte dobrado é, aliás, seu mais recente livro, lançado neste ano pela Editora Projeto.

Hermes Bernardi Jr. é também coordenador regional da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Tem dez livros publicados e seu primeiro título, Abecedário Alegre do Porto, é adotado pelas escolas da capital gaúcha há dez anos. Já Planeta Caiqueria, publicado pela Editora Projeto, recebeu o selo PNBE 2005, do MEC. Em 2007, publicou Casa Botão, pela DCL.

Além dos vôos literários, tem uma incursão no teatro infantil como piloto dos espetáculos Passa, Passará e Pé de Sapato. Recentemente adaptou para crianças A Tempestade, de William Shakespeare. Viaja pelo Brasil como contador de histórias, no Projeto Colcha de Histórias e Terça eu conto pra você!


Sobre a Flipinha

A Flipinha acontece em Paraty entre os dias 2 e 6 de julho, junto com a Flip. O trabalho que resulta nessa atividade é desenvolvido ao longo do ano e envolveu cerca de 8 mil alunos de 37 escolas do município, com a participação de aproximadamente 600 professores.

A programação deste ano inclui a realização de onze cirandas de autores (com a participação de vinte escritores convidados), dez sessões de contadores de histórias e a "plantação" de onze pés-de-livros em árvores da Praça da Matriz. No programa Ciranda de Bonecos, serão realizadas quinze instalações de bonecos de papel machê inspiradas em personagens literários.

Na manhã de sábado (05 de julho), às 11h, Hermes participa da mesa Como contar histórias, ao lado do escritor e também contador de histórias Ilan Brenman, no programa Ciranda dos autores.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Saia de férias... de saco cheio!


São Paulo, 21 de junho

A Livraria Peruíbe vai ajudar você a encher o saco de livros, nessas férias, e sair viajando na leitura: feira de livros e sessão de autógrafos, demonstração de Xilogravura, contação de histórias, suco e pipoca. Dia 21 de junho, sábado, das 10h às 13h. Autores presentes:

Edson Gabriel Garcia
Telma Guimarães
Lia Zatz
Eliana Martins
Rosana Rios
Regina Sormani
Manuel Filho
Lô Galasso
Mariluiza Campos
Januária Cristina Alves
Nireuda Longobardi

Livraria Peruíbe
Praça N. S. Aparecida, 96 - Moema

Maria Rosa e suas preciosidades

Curitiba, 19 a 30 de junho

Gabriele Gomes formou-se em desenho e pintura pelo Istittuto per L'Arte ed il Ristauro, Florença, Itália, em 1990 e freqüentou o curso de desenho e pintura na Embap, Curitiba , em 1991-1992. Participou da 3ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul em 2001 e do Programa Rumos Itaú Cultural. Apresenta nessa semana pela primeira vez em Curitiba suas ilustrações.

Na abertura da exposição, a atriz Alessandra Flores vai dar uma amostra de seu espetáculo contando histórias da Índia, utilizando uma técnica em que o ator manipula o boneco diretamente nos fios. Em Rajasthani Circus, os personagens são mágicos... Assim como o trabalho de Gabriele Gomes!

Entrada franca.

Ekoaboka, jornadas na Amazônia

Lançamento: Rio de Janeiro, 26 de junho

Ana Gibson . Anna Claudia Ramos . Isabella Barbosa
Isabella Massa . Myryam Ruth Coelho


Daniel Munduruku escreve, na quarta-de-capa, que

Este é um livro que dá gosto de ler. Está cheio de olhares: de gente da cidade e de gente da floresta. Por isso, é um livro que ensina, que orienta, que educa enquanto nos faz acompanhar atentamente o encontro entre diferentes comportamentos que vão se moldando, que vão se lapidando para dar passagem a uma convivência respeitosa. Colocar gente tão diferente dentro de um barco-casa foi um exercício de criatividade inspirador que só poderia provocar uma mistura sadia de vontades, desenhos e sonhos.


quarta-feira, 18 de junho de 2008

Rorbeto no teatro



Livro infantil de Gabriel O Pensador ganha adaptação teatral
Arliete Rocha, Jornal do Brasil - 18/06/2008

RIO - Um garoto chamado Rorbeto, primeiro e premiado livro de Gabriel O Pensador para o público infantil, ganha adaptação teatral dirigida por Sura Berditchevski. O espetáculo estréia no Teatro Oi Futuro com adaptação do próprio Gabriel e, é claro, músicas dele em parceria com o irmão Thiago Mocotó e André Gomes. Na linha dos raps do compositor, o foco do texto são questões sociais, como educação e aceitação das diferenças, a partir da história de um menino que já nasce diferente: deveria se chamar Roberto, mas, devido ao analfabetismo do pai, acaba registrado com as letras trocadas.

Como se não bastasse, Rorbeto, interpretado pelo ator João Pedro Zappa, tem um dedo a mais na mão direita. Mas é justamente com essa mão que consegue fazer a caligrafia mais bonita de toda a escola.

Para a diretora, foi instigante trabalhar a ambientação rural do texto com uma linguagem multimídia: "Juntar essas duas vertentes foi um risco, mas o resultado ficou muito bom. Usamos recursos de animação gráfica: vídeos que interagem com os figurinos e vários adereços de cena típicos da cultura popular. O Gabriel também aproximou o rap do repente nordestino, com letras que pontuam todo o espetáculo", conta Sura.

Um garoto chamado Rorbeto está em cartaz todo sábado e domingo, até o dia 28 de setembro, sempre às 16h. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (estudantes, crianças e idosos). O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Informações: (21) 3131-3060.


Na Vitrine Literária, Um garoto chamado Rorbeto
Vencedor do Prêmio de Literatura Jabuti 2006
Imagem adicional: Teatro Oi Futuro

Vitrine Express: O fazedor de velhos

HOJE: Lançamento Rodrigo Lacerda e Vitor Ramil
Vanessa Gonçalves - 18/06/2008


O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
Ilustrações: Adrianne Gallinari
(em agosto, em Dobras da Leitura)

Press-Release - Rodrigo Lacerda narra neste livro a passagem de Pedro para a vida adulta. O adolescente descobre que a vida pode não ser tão doce quanto a primeira paixão, e encontra na literatura um caminho para buscar suas respostas. Mas o que torna O Fazedor de Velhos uma novidade do gênero é sua capacidade de reavivar a ternura e o afeto como sentimentos que também participam do processo de amadurecimento. Neste romance de iniciação, Rodrigo traça o retrato de um artista quando jovem. O personagem Pedro tem dúvidas sobre seus caminhos, o que o leva a pensar em desistir da faculdade de História. Eis que conhece Nabuco, um professor que o auxilia na difícil tarefa de se colocar no mundo. E por meio dos livros conhecerá a si mesmo. Sobretudo quando aparece Mayumi, por quem sentirá uma nova forma de amor.

Alguns dias cinzas depois...

Hora de voltar...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Dez dias (ou mais) fora do ar



No começo da outra semana, estive no Rio de Janeiro com seus mil e um aparelhos de ar condicionado, por ocasião do 10º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil — e, na volta para São Paulo, uma semana de cama, antiinflamatórios, antitérmicos, antialérgicos e minha primeira crise de sinusite, o que não deixou de ser uma boa oportunidade para estrear o novo convênio médico e conhecer o PS do Hospital São Luiz. Ainda surdo de um ouvido, mas feliz (hahaha), volto aos poucos para o teclado.

Imagem adicional: Unimed Blumenau
*

Confraria com o Pequeno Príncipe

Convite

Literatura e formação de leitores


Caros amigos e colegas,

Venho convidar para o coquetel de lançamento do livro Literatura e formação de leitores (Ed. Bagagem, Campina Grande - PB, 2008), organizado por Hélder Pinheiro, Jaquelânia Aristides, Maria Valdênia da Silva e Miguel Leocádio Araújo.

O coquetel realizar-se-á no Espaço Cultural da ADUFC (Associação dos Docentes da UFC), localizado à Avenida da Universidade, 2346, Benfica, às 19 horas do dia 6 de junho de 2008 (sexta-feira), com a presença dos organizadores e dos autores dos artigos.

Contamos com a presença e o apoio de todos e agradeço, desde já, a sua presença,

Miguel Leocádio Araújo

Mão dupla

Convite
Ana Cosenza e Elisa Rodrigues - 05/06/2008


Press-Release - Um presente que veio de longe é obra de ficção, mas conta muito da história real, verdadeira, de centenas de imigrantes, de ontem e de hoje. Homens e mulheres que, como o personagem Atsushi Yamamoto, partiram do Japão com o sonho de uma vida melhor e vieram aportar aqui, no Brasil, no início do século XX. Ou pessoas como o jovem Sérgio que, cem anos depois, fazem o caminho inverso e vão para o Japão como decasséguis, em busca de melhores oportunidades profissionais. Nos relatos de Sérgio e nas cartas e diários de Atsushi, o leitor acompanhará histórias emocionantes que desvendam as dificuldades e superações de viver em outra cultura, com diferentes costumes e tradições.
*

Flipinha conta com intensa programação

PublishNews - 05/06/2008

A Flipinha, programação infantil da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), de 2 a 6 de julho, terá nomes como André Neves, Luis Antônio Aguiar, Walcyr Carrasco, Angela Lago, Rogério Barbosa, Illan Brenman e Eva Furnari. A ação, paralela à Festa, é o ponto de encontro das atividades realizadas pelo programa Cirandas de Paraty, ação contínua, com foco na criação de acervo de literatura infantil e juvenil, incentivo à leitura, formação de mediadores de leitura e educação patrimonial. Dedicado a homenagear o escritor Machado de Assis no centenário de sua morte, o ano de 2008 terá escolas, professores, alunos e a comunidade prontos a se integrar nas cirandas de bonecos e oficinas de leitura. Serão 38 apresentações inspiradas na obra do escritor. Uma regata abre a Flipinha, saindo da Baía de Paraty, e depois da festa na água, a atenção passa à Tenda Azul, ao lado da Igreja Matriz. Participarão do evento 37 escolas, 600 professores e 8 mil alunos.
*