sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Alice no País das Maravilhas... by Tim Burton?


Já começaram as filmagens. Dizem que a versão tem a marca sóbria do diretor, mas a produção é da Disney. O lançamento, espera-se, será em março de 2010. Pelo menos nos Estados Unidos.
Daqui, aguardamos.

Entre os principais atores:
Mia Wasikowska, como Alice.
Johnny Depp será o Chapeleiro Maluco.
Helena Bonham Carter, a Rainha Vermelha.


Leia [+] aqui, aqui e aqui.

Lançamento: O Menino Poeta em BH

Slideshow do Congresso Internacional de Promoção de Leitura

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quem compraria o Grupo Santillana?

O Grupo Santillana, do qual fazem parte as editoras Moderna e Objetiva, está passando por graves dificuldades financeiras. De acordo com o Blogtailors, "se não houver evolução, o grupo terá de pagar alguns milhões de euros e só o poderá fazer com a venda da parte editorial do grupo".Na Paradigma Libros, pergunta-se: quem estaria interessado em comprar a Santillana?
Leia mais, em espanhol, aqui.

Oficina de Contadores de Histórias

MinC - 28/1/2009 - Por Marcos Agostinho

Entre os dias 2 e 6 de fevereiro, Francisco Gregório Filho ministrará a Oficina de Contadores de Histórias: As Narrativas Populares e Tradicionais, no auditório do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), Rua do Catete, nº 179, no Rio de Janeiro.

O objetivo é apoiar o contador de histórias oferecendo-lhe suporte técnico a partir de referências teóricas e bibliográficas, e prático, por meio de ambiências e vivências de narrativas pessoais e autorais, que terá como conteúdo: ler, cantar e contar histórias; expressões corporal e vocal; montagem de repertório: e contos populares: contos populares, lendas, mitos, fábulas, crônicas, poemas, cartas/romances, contos autorais, ensaios, o texto oral e o texto escrito.

A Oficina é promovida pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) em parceria com o CNFCP, uma das unidades especiais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Minisério da Cultura (Iphan/MinC).

Informações: (21) 2285-2545 ramais 204 e 206; difusao.folclore@iphan.gov.br - no Setor de Difusão Cultural ou no site www.cnfcp.gov.br.


Um pouco de história

Francisco Gregório Filho nasceu em Rio Branco, no Acre. Quando adolescente, foi para o Rio de Janeiro, onde se formou em teatro. Ator, diretor e produtor de peças teatrais, realizou programas de rádio e, nas instituições em que atuou, desenvolveu programas e projetos voltados para a área cultural.

Nos últimos anos, Gregório se dedica à questão da leitura, participando de alguns projetos como o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) - vinculado à Fundação Biblioteca Nacional do MinC. Já realizou diversas oficinas pelo país, onde inclui em suas palestras a promoção da leitura e a formação de contadores de histórias. Entre suas obras publicadas estão Guardados do coração: memorial para contadores de histórias e Grávidas histórias: memorial de notícias de mulheres do Brasil, ambos de 1998.

CBL quer ampliar o Minha Biblioteca

PublishNews - 28/01/2009 - Por Redação

O Programa Minha Biblioteca, desenvolvido na cidade de São Paulo pela Prefeitura e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), poderá ser estendido para outros municípios paulistas. Na semana passada, a presidente da CBL, Rosely Boschini, se reuniu com representantes das prefeituras de Sorocaba e Ribeirão Preto para tratar da iniciativa que prevê a doação de dois livros por ano para os estudantes do ensino fundamental, além de um kit e uma maleta com espaço para mais exemplares. Ao término de oito anos, cada criança terá em casa a maleta com 16 livros, montando sua biblioteca pessoal. "O papel da CBL é desenvolver projetos para ampliar o acesso à leitura, valorizar o livro no País e abrir novas frentes para os associados", afirma a presidente da entidade, que em breve deve apresentar o projeto para outras cidades da região de Ribeirão Preto. No link Leia Mais você confere outras informações sobre a expansão do Minha Biblioteca.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Leiam tudo o que puderem

Ípsilon - 22/01/2009 - Por Rita Pimenta

Passamos a vida a dizer que os miúdos devem ler. Criam-se planos nacionais de leitura e renovam-se estratégias de conquista para os livros. Até se fazem congressos internacionais para pensar nisso, como o de promoção da leitura que hoje começa em Lisboa. Porque ler é preciso, dizem os especialistas. Para quê?

Ler o quê? Tudo. Anúncios, legendas, jornais e até receitas de culinária, mas principalmente literatura. E para quê? Para ampliar as capacidades do cérebro, aprender a pensar, a ver com o olhar dos outros e a recriar emoções ou sentimentos. A leitura torna o mundo mais inteligível e as pessoas mais inteligentes. Além disso, está vinculada directamente à educação e à cultura e também ao desenvolvimento social e económico sustentado de qualquer país. Quem o diz são os especialistas em promoção da leitura que hoje e amanhã se reúnem em congresso internacional na Gulbenkian, em Lisboa. O tema é Formar Leitores para Ler o Mundo e o objectivo também.

As perguntas devem ser feitas pela ordem inversa - Ler o quê? Ler para quê? -, começa por dizer Peter Hunt, professor da Universidade de Cardiff (Reino Unido), especialista em Literatura para a Infância e o primeiro orador no congresso. "Ler para quê? Ler o quê?", é então a forma a partir da qual organiza as respostas que envia ao P2 por email. Porque primeiro, argumenta, é preciso definir que tipo de leitores se quer formar.

"Se quisermos formar 'leitores funcionais', pessoas que conseguem ler o suficiente para ter uma vida normal, como saberem ler anúncios ou um aviso para que não caiam num buraco mais adiante, então pouco importa o que lêem. Para isso, servem os jogos de computador, os jornais, as bandas desenhadas ou a televisão. Se quisermos formar leitores que consigam compreender uma linguagem complexa, para que a sua vida seja também mais complexa e interessante, então, provavelmente, estes leitores precisarão de ler ficção, romances - livros", explica o autor de Children's Literature: Critical Concepts in Literary and Cultural Studies.

Ampliar o cérebro
Da Universidade Autónoma de Barcelona chegam ao P2 as respostas de Teresa Colomer, doutorada em Ciências da Educação. "A leitura é uma operação que amplia as capacidades do nosso cérebro. Permite-nos recriar experiências perceptivas, diferentes perspectivas intelectuais e emotivas e dar sentido às situações. Permite-nos dominar as possibilidades da linguagem e essa é a matéria-prima do nosso pensamento. O mundo torna-se mais inteligível (e por conseguinte torna-nos mais inteligentes). É uma forma de desfrutar melhor o nosso tempo de vida."

Não deixe de ler a matéria completa aqui.

Curso: "Leitura, Literatura e a formação do leitor maduro: desdobramentos na vida prática"

Contos de Viajantes e Aventureiros

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Oficina: A Arte de Contar Histórias


Como as crianças vão lidar com a nova ortografia?

Crescer - 26/01/2009 - Por Simone Tinti

Com a reforma ortográfica - e a volta às aulas - muitos pais e professores podem ficar confusos. Afinal, como fica a aprendizagem das crianças em fase de alfabetização? Para esclarecer algumas dúvidas, a Revista Crescer conversou com o professor Pasquale Cipro Neto. Confira a entrevista aqui.

Criadora de Charlie e Lola busca material para novos livros

The Times - 24/01/2009 - Por

Há poucos anos, Child foi convidada a ser embaixadora da Unesco, como parte do UN Programme for the Education of Children in Need. Ela viajava para a Mongólia e México – "lugares onde você pode comprar de tudo, de granadas a pessoas", e ajudou a coletar história de crianças de rua, algumas das aproximadas 100 milhões ao redor do mundo, crianças que não tem quem leia para elas Eu nunca nunquinha comerei um tomate. Child, no entanto, diz que crianças de rua (veja www.mylifeisastory.org) passam pelos mesmos conflitos que todo mundo.

"Nós perguntamos a elas se gostariam de mudar alguma coisa no centro policial: o amontoado de gente, os piolhos, e um menino disse: 'Seria ótimo se eles dessem para todos nós as mesmas camisetas, porque algumas crianças ganham camisetas legais e outras, camisetas horríveis'."

Leia a matéria completa, em inglês, aqui.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mais 20 bibliotecas serão entregues no Pará

PublishNews - 23/01/2009 - Por Redação

Neste sábado, dia 24 de janeiro, o programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entrega mais 10 bibliotecas para comunidades rurais dos Territórios da Cidadania Transamazônica e Nordeste Paraense. As bibliotecas beneficiarão famílias rurais de Altamira e Porto de Moz, municípios que fazem parte do Território da Cidadania Transamazônica. Já na segunda-feira, serão entregues mais 10 Arcas para moradores de seis cidades pertencentes ao Território da Cidadania Nordeste Paraense. Como parte das atividades, serão capacitados 40 agentes de leitura voluntários que ficarão responsáveis pelos espaços. Moradores das comunidades, eles vão aprender técnicas de incentivo à leitura, de empréstimo de livros e também de ampliação dos acervos. O programa criado pelo Ministério em 2003 já implantou através do programa, em todo o País, 5.825 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios. Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Confira no site do Ministério a programação de inauguração das novas bibliotecas.

Para os contistas

PublishNews - 22/01/2009 - Por Redação

Iniciam-se neste dia 30 de janeiro e seguem até dia 1º de junho as inscrições para o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, que chega a sua décima primeira edição em 2009. A iniciativa é voltada a contistas com obras publicadas ou não, que apresentem textos inéditos. O primeiro e segundo lugares receberão R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente, durante a abertura da 13ª Jornada Nacional de Literatura, dia 24 de agosto, no Circo da Cultura, em Passo Fundo (RS). Cada participante deverá apresentar três contos em quatro vias. Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pelas instituições promotoras - Universidade de Passo Fundo, Prefeitura de Passo Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Instituto Estadual do Livro. Os contos premiados poderão ser editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro, a ser publicada em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Detalhes sobre o concurso podem ser obtidos no regulamento, pelo site da Universidade , no menu Editais. Outras informações pelo telefone 54- 3316-8368 ou pelo e-mail jornada@upf.br.

Crianças leem menos por prazer

Bookseller.com - 19/01/09 - Por Katie Coyne

Estudo realizado pela ChildWise, na Grã-Bretanha, concluiu que crianças e jovens estão lendo menos e, enquanto têm suas habilidades de escrita desenvolvidas nas novas tecnologias, possuem menor experiência de escrita em meios convencionais.

A ChildWise descobriu que no último ano apenas 75% das crianças leu livros em seu tempo livre, demonstrando queda contínua no hábito da leitura – em 2006, o índice era de 86%; em 2007, já havia baixado para 80%. A situação é agravada no 3o. ciclo, quando o nível de abandono de leitura é elevadíssimo.

A descoberta "positiva" é que o número de crianças e jovens lendo todo dia continua estável, com 28%.

Leia mais aqui.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Escola pode escolher quando ensinar novas regras ortográficas

O Globo - 05/01/2009 - Por Simone Harnik

Ministério da Educação recomenda o ensino já em janeiro. No entanto, estabelecimentos de ensino têm autonomia.


As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro e os estudantes devem sentir na pele a mudança a partir do início do ano letivo. Cada escola, segundo o Ministério da Educação (MEC), terá autonomia para decidir como vai trabalhar com o assunto.

“A recomendação é que as escolas ensinem na nova norma, mas sem autoritarismo, porque oficialmente as duas escritas convivem até 2012”, afirma Godofredo de Oliveira Neto, presidente da Comissão para Definição da Política de Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa (Colip), ligada ao MEC. “Mas não há sentido em ensinar uma norma que vai acabar”, acrescenta.

Apesar da recomendação de ensinar a nova grafia, os livros escolares distribuídos pelo MEC à rede pública de ensino estão autorizados a circular, em 2009, na grafia antiga. Só a partir de 2010 é que eles deverão incorporar as mudanças ortográficas. De fato, a maior parte do material didático do ensino público não estará adaptada.

“Existem livros comprados em 2006, que foram distribuídos em 2008 e vão durar até 2010, já que o material da rede pública é utilizado por três anos”, diz Godofredo.

Veja a continuação da matéria aqui.

Livros politicamente corretos não ajudam na educação de crianças

No final do ano passado, defendi na USP minha tese de doutorado. O assunto central da tese é: Livros politicamente corretos não ajudam na educação de crianças.

Houve um interesse muito grande a respeito do assunto e dei algumas entrevistas a respeito.

Queria compartilhar com vocês esse material. Acredito que quanto mais adultos debaterem tal tema, mais crianças serão beneficiadas.

Revista Sábado - Lisboa (Portugal)

Revista Época on Line

Correio Braziliense

Rede Record



Abraços,
Ilan Brenman
www.ilan.com.br

Sesc Itaquera recebe espetáculo musical "Na Casa de Ruth"

Folha Online - 21/01/2009 - Redação

O Sesc Itaquera, situado na região leste da capital paulista, recebe a atração musical "Na Casa de Ruth", no próximo domingo (25), às 15h. Aliando música à literatura, o projeto promete envolver as crianças e os pais no feriado do Aniversário de São Paulo.

Primeiro trabalho infantil do selo Sesc, as canções são interpretadas pela cantora Fortuna, acompanhada pelas crianças do coral infantil do Sesc Vila Mariana.

O CD, que leva o mesmo nome do show, reúne o trabalho inédito do compositor de músicas infantis Hélio Ziskind para textos da escritora Ruth Rocha. Ziskind consagrou-se em trabalhos memoráveis para televisão, em programas como "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Cocoricó".

Ruth Rocha, por sua vez, dedicou toda sua obra à literatura infanto-juvenil. Entre as publicações estão "Quem Tem Medo de Monstro" e "Toda Criança do Mundo Mora no Meu Coração", que serviram de fonte para os textos musicados por Hélio para o projeto.

O espetáculo ainda conta os arranjos escritos para piano, acordeom, cordas, sopros e percussão, de autoria de Gabriel Levy.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Primeiras imagens do filme Where The Wild Things Are

Até outubro, promete a Warner Bros., será o lançamento da esperada adaptação para o cinema do livro Where the Wild Things Are (Onde Vivem os Monstros), de Maurice Sendak, ainda sem edição brasileira. Um clássico da literatura infantil em língua inglesa, esse picturebook conta a história de Max, um garoto um tanto ativo que, em uma noite animada, é chamado de wild thing (coisa selvagem) por sua mãe e mandado para a cama sem jantar. À noite, no quarto, cresce uma floresta, e Max se vê em um lugar exótico, viajando para o mundo onde estão as coisas selvagens.

O filme, que é o primeiro infantil do diretor Spike Jonze (de Adaptação e Quero Ser John Malkovich), já viveu muitas emoções nos bastidores. Após submetê-lo ao teste de audiência, a Warner Bros. alegou que era "forte demais para crianças", o que gerou rumores na internet de que seria refilmado e até mesmo abandonado pelo diretor.

Em entrevista ao site Ain´t It Cool News, Jonze defendeu que não se trata de uma produção tradicional para e sobre crianças, e que foi isso que teria preocupado os executivos da Warner. "No longa, temos uma criança real em um mundo real e acredito que foi esse o problema para o estúdio. No final, eles perceberam sobre o que é o filme de verdade", declarou.

Nesta semana, saíram as primeiras imagens dos rostos dos monstros. Confira aqui.

Novos olhares

Folha de S. Paulo - 14/01/2009 - Por Mônica Bergamo

As designers Luciana Facchini e Elaine Ramos, da editora Cosac Naify, tiveram muito a comemorar em 2008, quando ganharam um dos prêmios mais importantes na área de design gráfico, concedido pelo American Institute of Graphic Arts. Agora, Elaine prepara a edição nacional de História do design gráfico, do norte-americano Philip Meggs, enquanto Luciana finaliza o projeto de um livro infantil de Décio Pignatari, comenta Mônica Bergamo.

II Prêmio Internacional Compostela para álbuns ilustrados

O município de Santiago de Compostela e a editora europeia Kalandraka prorrogaram o prazo de inscrição do II Prêmio Internacional Compostela para o dia 27 de fevereiro.
O valor continua o mesmo, 12.000 € como adiantamento à edição da obra nas línguas peninsulares (português, espanhol e francês).
De acordo com o regulamento, poderão concorrer todas as obras que se enquadram na categoria "álbum ilustrado, um livro em que a narração seja contada através de imagens e textos, de tal forma que ambos se complementem".
Conheça o regulamento aqui e saiba mais sobre a vencedora da edição anterior aqui.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Bibliotecas cariocas com intensa programação de férias

Portal Literal - Cecília Giannetti - 14/01/2009

Em janeiro, as Bibliotecas Populares Municipais do Rio de Janeiro oferecem uma programação cultural imperdível com cursos, encontros literários e muitas outras atividades para adultos e crianças.
Confira aqui.

The John "Bud" Velde Visiting Scholars Program

Aberta a todos os professores universitários atuantes ou aposentados, a biblioteca The Rare Book & Manuscript, na Universidade de Illinois, oferece anualmente duas bolsas de estudo no valor de US$3,000.

***

The John "Bud" Velde Visiting Scholars Program
The Rare Book & Manuscript Library
University of Illinois at Urbana-Champaign

CALL FOR APPLICATIONS:

Open to all active scholars from graduate students to retired professors, The Rare Book & Manuscript Library annually awards two John "Bud" Velde Visiting Scholar stipends of $3,000 to facilitate a period of intense individual study -- usually one month -- in The Rare Book & Manuscript Library at the University of Illinois at Urbana–Champaign.

The research strengths of The Rare Book & Manuscript Library are manifold. Comprehensive collections support studies in printing and printing history, Renaissance studies, Elizabethan and Stuart life and letters, John Milton and his age, emblem studies, economic history, and works on early science and natural history. The library also houses the papers of the modern literary figures Carl Sandburg, H.G. Wells, William Maxwell, and W.S. Merwin.

For further information about this program and how to apply, and to find out more about The Rare Book & Manuscript Library, please visit our Web site at:
http://www.library.uiuc.edu/rbx/research_grants.htm

Or contact the Public Programs Manager, Dennis Sears:
217 333 7242
dsears@uiuc.edu

Deadline for applications: *9 March 2009*.

Convite inusitado: excursão LIJ pela Ucrânia

Viaje o mundo com um grupo de entusiastas da literatura infantil para estudar a cultura, a literatura e conhecer autores e ilustradores locais.
País de 2009 - Ucrânia
Data - 23 de junho a 5 de julho de 2009
Data incluindo Odessa - 23 de junho a 10 de julho de 2009
Essa excursão tem viajado com sucesso o mundo todo por mais de 20 anos.

Para mais informações:
Susan Fox (susan.fox@csueastbay.edu)
Beverly Vaughn Hock (bevvhock@earthlink.net)

***

Travel with a group of children's literature enthusiasts to study the culture, the literature, and meet with local authors and illustrators.
The Nye Memorial Children's Literature Tour of 2009 - Ukraine
Date - June 23-July 5, 2009
Date with add on to Odessa - June 23-July 10, 2009

This tour has been successfully traveling the globe for over twenty years.

For more information:
Susan Fox (susan.fox@csueastbay.edu)
Beverly Vaughn Hock (bevvhock@earthlink.net)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Congresso Internacional de Promoção da Leitura

Fundação Gulbenkian - 12/01/2009 - Por Assessoria de Imprensa

Formar leitores para ler o mundo
Fundação Gulbenkian, Lisboa
Dias 22 e 23 de janeiro de 2009
(Transmitido ao vivo pela internet)

Vai realizar-se na Fundação Gulbenkian um congresso onde serão discutidas e analisadas as políticas, as estratégias, os métodos e os instrumentos para a formação de novos públicos leitores. Organizado pelo portal Casa da Leitura (um projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian), o Congresso Internacional de Promoção da Leitura tem como linha orientadora a “formação de leitores competentes” através de três painéis centrais: Literatura para a Infância e Formação de Leitores, Estratégias de Leitura e Compreensão Leitora, e Projectos de Promoção da Leitura.

O Congresso vai trazer à Fundação Gulbenkian vários nomes consagrados, portugueses e estrangeiros, como os do escritor Fernando Savater, Michel Fayol ou Peter Hunt, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Hunt será o conferencista de abertura no painel sobre a Literatura para a Infância e Formação de Leitores (dia 22, às 9h45), trazendo os seus conhecimentos e experiência no campo da literatura para crianças.

Em cada painel haverá sempre uma conferência principal seguida de comentário por três oradores. A discussão em cada painel é remetida para sala à parte, na presença do orador e comentadores, submetida a inscrição prévia. Os organizadores pretendem que desta forma o tratamento dos temas seja mais “aprofundado e produtivo”.

As várias conferências e apresentações de escritores, linguistas, professores e especialistas na área da promoção da leitura decorrem até ao final do dia 23. Antes da sessão oficial de encerramento (18h), estará em debate a Leitura, a partir das 16h15, com o escritor Fernando Savater, José Barata-Moura e Eduardo Marçal Grilo, com moderação de António José Teixeira.

As conferências têm tradução simultânea e as inscrições para o Congresso são feitas on-line através de http://www.casadaleitura.org.


Do Novo Mundo...

Os que estão do outro lado do oceano podem conhecer o evento e assistir a transmissão simultânea pela internet neste link.

Eileen Wallace Research Fellowship

A biblioteca de literatura infantil Eileen Wallace, da Universidade de New Brunswick, Canadá, abriu inscrições para a bolsa oferecida anualmente de $5,000 (CDN) a projetos de pesquisas que utilizem o acervo da biblioteca.

***

The Eileen Wallace Research Fellowship in Children’s Literature, valued up to $5,000 (CDN) per annum, invites proposals for research and scholarship using the resources of the University of New Brunswick’s Eileen Wallace Children’s Literature Collection. Proposals are welcomed from anyone who can provide evidence of competence and scholarly background and outline a practical and worthwhile project using the resources of the Collection. The award is a Research Fellowship to allow scholars and/or creative writers access to the collection; it is not intended as an undergraduate or graduate financial award. Award winners will be expected to share their research findings in an informal public lecture during their visit to the collection.

Application forms are available from: Susan Fisher, Curator, Eileen Wallace Children's Literature Collection, Harriet Irving Library, University of New Brunswick, PO Box 4400, Fredericton, NB, E3B 5A3, Canada. Telephone (506) 452-6044 or on our website. Deadline for application is March 1st of any year, with fellowship to be awarded after July 1st of the same year.

Winnie the Pooh volta após 83 anos

Reuters - 09/01/2009 - Por Redação

A primeira sequência oficial do original Winnie-the-Pooh sairá em outubro, disseram seus editores, mais de 80 anos após o urso adorador de mel ser publicado pela primeira vez.

O novo livro, publicado pela Egmont Publishing na Inglaterra e pela Penguin imprint Dutton Children's Books nos Estados Unidos, será escrito por David Benedictus, que produziu uma adaptação em áudio do Winnie-the-Pooh em que a atriz Judi Dench atua.

Saiba mais aqui.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Tintin partiu há 80 anos para o País dos Sovietes

Publico.pt - 10/01/2009 - Por Carlos Pessoa

A primeira aventura de Tintin começou há 80 anos no suplemento infantil do jornal belga "Vingtième Siècle". Levou o herói ao País dos Sovietes e foi um sucesso imediato. Seguiram-se mais 22 aventuras do jovem repórter que conquistou um lugar à parte no imaginário colectivo.

Nos primeiros dias de Janeiro de 1929, o jornal belga Vingtième Siècle incluiu um discreto anúncio. Em fundo, as cúpulas russas; em primeiro plano, um jovem de perfil, com uma cabeça redonda, nariz saliente, grandes sobrancelhas e cabelo rebelde caído para a testa. Calçava sapatos enormes e usava um fato de golfe aos quadrados. Na legenda: “Acompanhem, a partir da próxima quinta-feira, as extraordinárias aventuras de Tintin, repórter, e do seu cão, Milou, ao País dos Sovietes.”

Leia mais aqui.

Lançamento de Renata Paiva e Ionit Zilberman

Programação no museu

Secretaria da Cultura de SP - 05/01/2009 - Por Assessoria de imprensa

O Museu da Língua Portuguesa terá uma programação especial nas férias de janeiro e fevereiro. O público pode participar do monitoramento ao museu e também conhecer de perto as dependências do prédio da Estação da Luz. São quatro horários: 11h, 12h, 14h e 16h, com grupos de até 20 pessoas. É só chegar e fazer a inscrição no pátio de entrada do museu.

Durante as férias, o museu também promove gratuitamente duas oficinas, uma de leitura e outra de interpretação de textos através de técnicas teatrais. O curso Roda de Leitura, ministrado por Fátima Antonelli, é indicado para crianças a partir de 10 anos e propõe a leitura de livros e criação de histórias pelos participantes. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer nos dias das aulas, que começam no dia 29 de janeiro e prosseguem até 20 de fevereiro, sempre às quintas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Mais informações aqui.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Mais um dia...

Minc - 09/01/2009 - Por Redação

Assinada lei que institui 12 de outubro como "Dia Nacional da Leitura"

O calendário oficial de celebrações relacionadas à Cultura no Brasil passou a contar com mais uma data: o Dia Nacional da Leitura , a ser comemorado em 12 de outubro. Publicada nesta sexta-feira, 9 de janeiro, a Lei nº 11.899 - que também institui a Semana Nacional da Leitura e da Literatura – foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Cultura interino, Roberto Gomes do Nascimento.

Com a iniciativa, o Governo Federal pretende ressaltar a importância do hábito da leitura no país, fundamental no processo de formação do indivíduo e de inclusão sociocultural. Objetiva, ainda, destacar a criação literária e o papel da leitura, em especial entre os mais jovens, pois a data também é consagrada como o Dia da Criança.

A Cultura brasileira já contava com outras datas para celebrar o segmento do Livro, Leitura e Literatura - Dia do Bibliotecário, 12 de março; Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril; Dia Nacional do Escritor, 25 de julho; e Dia Nacional do Livro, 29 de outubro; dentre as oficiais.

Janeiro, mês de criança... nas livrarias

Vila da Criança
PublishNews - 09/01/2009 - Por Redação

A Livraria da Vila promove um mês de janeiro de muita atividade e diversão para as crianças. E o melhor: todas as atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição. A programação inclui contação de histórias, pocket shows, jogos teatrais, bate-papos e muito mais. Para conferir a relação de atividades basta acessar o link. As quatro lojas da livraria - Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena. Tel: 11-3814-5811), Casa do Saber (Rua Dr. Mário Ferraz, 414 – Itaim - Tel: 11-3073-0513), Lorena (Al. Lorena, 1731 – Jardins. Tel: 11-3062-1063) e Shopping Cidade Jardim (Av. Magalhães de Castro, 12000 - pista local da Marginal Pinheiros. Tel: 11-3755-5811) – terão programação diferenciada voltado aos pequenos.


Pensando nos pequenos
PublishNews - 09/01/2009 - Por Redação

Os papais e mamães não podem se queixar de falta de programa para as crianças durante as férias escolares. A Livraria Sobrado (Av. Moema, 493 – SP - Tel: 11-5052.3540), por exemplo, oferece contações de histórias e oficinas para as crianças entre 3 e 12 anos, durante todas as quartas-feiras e sábados de janeiro. A programação é gratuita e inclui, além da contação de histórias, oficinas variadas que estimulam e incentivam a leitura. Para participar é preciso uma inscrição prévia. Nos dias 7, 14, 21, e 28, ocorre contação de histórias e Oficina de Pintura com Arabelle, às 15h30, com duração de 1 hora. Nos sábados, a programação é variada e inclui atividades como oficina de música, orgami, canto e outras. Para mais informações acesse www.livrariasobrado.com.br.

Atelier: A maior flor do mundo


“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
José Saramago

A Fundação José Saramago acaba de lançar um atelier concebido a partir do livro e do filme de animação A Maior Flor do Mundo (texto de José Saramago, ilustrações de João Caetano e edição brasileira de Companhia das Letrinhas), que será realizado gratuitamente em bibliotecas públicas e escolas. Mas só em Portugal.

É o que nos conta Rita Pimenta, do blog Letra Pequena (a notícia direto da fonte você encontra aqui, no blog da Fundação).

Enquanto isso, nada como nos deliciarmos com o próprio livro e, porque não?, conhecermos também a animação.




quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Congresso Internacional de Leitura 2009: Cuba

Estimada colega:

Nos complace restablecer nuestro intercambio e informarte que ya se encuentra a tu disposición el Primer Aviso del Congreso Internacional Lectura 2009: Para Leer el XXI Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar (Ciudad de La Habana , Cuba, del 26 al 31 de octubre), en nuestro sitio habitual www.lectura2009.org/congreso

La ocasión es muy propicia para desearnos que la buena salud, el mejor ánimo y las mayores energías no nos abandonen nunca, y que la llegada del nuevo año nos sorprenda construyendo juntos una paz tangible, duradera y cierta, deber y derecho de todos y garantía de preservación de lo más noble de la Condición Humana y de la existencia misma de nuestra Casa Planetaria.

De todo corazón, un fraternal, azul y cálido abrazo,

Emilia Gallego Alfonso
Presidenta
Comité Organizador




Literatura para todos

MSN - 26/12/2008 - Por César Giobbi

A campanha de arrecadação de livros de literatura infanto-juvenil, desenvolvida pela Montblanc para o Instituto Ecofuturo, angariou quase 500 obras, que ajudarão a formar o acervo da Biblioteca Comunitária do Jardim Panorama (próxima ao Shopping Cidade Jardim, em São Paulo), diz a coluna One. Construída em parceria com a JHFS, esta biblioteca deverá se inaugurada nos primeiros meses de 2009 e será a 77ª implantada pelo Instituto, em sete estados brasileiros.

Mercado editorial fecha o ano com crescimento

Valor Econômico - 26/12/2008 - Por Beth Koike

Mesmo com a crise, o mercado editorial está encerrando o ano com crescimento. Como ocorreu em 2007, os livros infanto-juvenis foram novamente o destaque do setor. O cenário otimista deve se manter pelo menos no primeiro trimestre de 2009, período de volta às aulas das escolas. Sonia Jardim, vice-presidente da editora Record, diz que os livros infanto-juvenis foram o destaque deste ano. "Entre as dez editoras que compõem a diretoria do Snel, nove registraram crescimento neste ano", disse Sonia Jardim, presidente também do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Neste ano, a Record registrou crescimento nas vendas de 20%, índice acima dos 15% projetados inicialmente. Segundo ela, a alta é resultado dos investimentos realizados na área de logística, e dos 550 títulos lançados ao longo de 2008. A receita da Global Editora, que vendeu 1 milhão de livros paradidáticos para o governo federal neste ano, também cresceu acima do esperado. A projeção inicial era de 10%, mas o aumento foi de 16%, segundo Luiz Alvez, presidente da empresa. Dona dos títulos da série O Menino Maluquinho, a editora Melhoramentos registrou até novembro um aumento de 27% na receita em relação ao mesmo período de 2007.