domingo, 28 de fevereiro de 2010

Brasileiros no Chile 2

por Peter O'Sagae, diretamente do Chile


Tem lua cheia no céu, com sua impassível beleza. Só não há o mesmo brilho no olhar das pessoas que vão de um lado para outro no saguáo do hotel. Turistas, funcionários, congressistas, convidados e a equipe da organização e apoio do CILELIJ que bravamente nos guarda. Acompanhando as notícias que passam na televisão, certamente, cada um de nós sabe o quanto somos afortunados neste momento: estamos no Plaza San Francisco, bem no centro da capital chilena, abrigados entre suas paredes de concreto muito sólidas. Com o "temblor" da madrugada de sábado, os quadros saíram de lugar, outros objetos caíram no chão, azulejos soltaram-se no banheiro e surgiram umas poucas rachaduras no revestimento das paredes. Não é o mesmo o que acontece nos bairros mais afastados de Santiago; porém, sabemos bem pouco do que acontece ao redor da cidade. Nosso motorista contou que toda uma parede de sua casa desabou... A camareira, que mora uma hora distante daqui, deixou a filha de seis meses nos braços de seu marido para vir ajeitar os travesseiros e as cobertas dos visitantes.

Vivemos contrastes. Em relação ao que acontece na faixa litorânea, nas estradas e noutras localidades mais ao sul do país, não temos o que reclamar -- apesar da comida que racionalmente diminui, temos comida -- e água, suco, vinho e café. O próximo banho será inteiramente frio, mas podemos sentir ainda o frescor da água limpando nossa pele e a tensão que as horas acumulam. Estamos bem, sem dúvida, mas nem tanto, neste ambiente de ansiedade, de sentimentos deslocados e réplicas sentidas debaixo dos pés.

Além dos 10 convidados brasileiros da Fundação SM para o congresso, estão aqui Cláudia Mesquita, Maísa Kawata, Sergio Alves, Luiz Sposito, Maria Zélia Versiani Machado, Rosangela xxx e o "Alemão", marido da professora Tânia Roesing, além de novos amigos da Guatemala, Argetina, Colômbia, Cuba, Venezuela e outros países. Alguns têm partido em direção à Mendonza, na Argentina, pela auto-estrada que cruza os Andes. Executivos espanhóis telefonaram, informando que conseguiram deixar o Chile por este caminho. Hoje à noite, disse-me há pouco o ilustrador Istvansch, um grupo de convidados argentinos sairá daqui do hotel; amanhã, serão os demais companheiros. O Brasil nos parece tão longe!

Estamos cansados. Na última madrugada, alguns dormiram no saguão do hotel: Maria Zélia, Angela, Cláudia, Beth Serra, Luiz e eu. Tânia Roesing que chegara ao Chile apoiada em sua bengala, devido a um problema no joelho, tem subido as escadas até o quinto andar para buscar dormir. Angela-Lago está doente, depois de andar descalça e sem agasalho, em frente ao hotel, conosco, o tempo todo que permancecemos fora do prédio. Sylvia Puentes, autora e médica uruguaia, receitou-lhe antibióticos e descanso. Hoje (parece-me) todos estão em seus quartos.

Rezem daí para termos paciência e esperarmos o retorno solidariamente.


Brasileiros no Chile

Por favor, amigos, passem essa mensagem adiante. Caso queiram, utilizem o serviço de comentários para enviar mensagens e informações para nós.


Entre as centenas de brasileiros lamentavelmente surpreendidos pelo terremoto chileno, há um grupo de participantes de um Congresso Iberoamericano de Literatura Infantil. São por volta de quarenta , alguns dos quais convidados da fundação espanhola SM e do governo chileno. Entre estes, as duas brasileiras ganhadoras do premio Hans Christian Andersen, Lygia Bojunga e Ana Maria Machado, esta membro da Academia Brasileira de Letras. Estao também em Santiago escritores e ilustradores, funcionários do alto escalão do MEC e do MINC, pesquisadores e especialistas em literatura brasileira , bem como os promotores de nossas mais importantes iniciativas em prol da leitura. Ainda que todos passem bem, estão ansiosos por providências que permitam seu retorno ao país o mais breve possível.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Depois de amanhã!

Resumo do Cenário, por Peter O’Sagae

Faltando bem pouco para o Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil, a acontecer entre os dias 24 e 28 de fevereiro, em Santiago do Chile, o bom humor e as últimas novas dão o tom às postagens de nosso acolhedor anfitrião.

Dois livros "espetaculares"
Blog CILELIJ, por José Luis Cortés

Tal foi o adjetivo que deixou escapar Sergio Tanhnuz, gerente de LIJ de SM Chile, ao ver os dois alentados volumes que a Fundação SM lhe encomendou e agora serão apresentados durante o CILELIJ.

O primeiro é um livro monumental: História da literatura Infantil na América Latina, do chileno Manuel Peña Muñoz, que abrange desde antes da conquista do chamado Novo Mundo até nossos dias, país por país, do México à Argentina, tematizando o desenvolvimento da LIJ: livros, autores, tendências, iniciativas em curso... No final de cada capítulo, inclui uma seção a respeito de teatro para crianças e de animação com títeres, um gênero muito próximo à literatura infantil.

O segundo título, para o qual trabalharam especialistas da Espanha e toda a América Latina, durante dois anos, é o Grande dicionário de autores latino-americanos de literatura infantil e juvenil, sob a coordenação de Jaime García Padrino, da Universidade Complutense de Madrid. São mais de mil perfis de autores latino-americanos cuja obra é significativa para conhecermos a riqueza e as possibilidades de nossa LIJ.

Os congressistas receberão ambos os livros de presente — porém, o excesso de peso na bagagem provocado por estas duas obras consideráveis, corre por conta de cada um...



* Outras notícias no Blog CILELIJ


domingo, 21 de fevereiro de 2010

O lobisomem da Paulista

Em São Paulo



O lobisomem da Paulista e outras aventuras para o ano inteiro é uma reunião de doze contos de José Arrabal, cada um deles relacionado a um mês do calendário anual. São enredos que encantam e divertem ao romper a distância entre os mitos do folclore brasileiro e o dia a dia de todos nós. Se janeiro chega trazendo o novo, é com algo inusitado que o livro começa: "O lobisomem da Paulista" surpreende ao situar esse ser mitológico no olho do furacão da grande cidade. O ano prossegue com contos que nos relembram a cultura do São Francisco, efemérides brasileiras, personagens do folclore, o amor, a aventura e o mistério, e se encerra em dezembro, com o conto-poema "O menino".

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Escrevendo e editando para crianças

PublishNews, 19/02/2010

Escrevendo e publicando textos para crianças é o tema do curso organizado pela carioca Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177, lj 107, Flamengo/RJ - Tel. 21-3237-3947) entre 2 de março e 15 de junho.

A ideia é apresentar a produção contemporânea da literatura infantil e juvenil brasileira: obras, escritores, ilustradores, editoras e tendências. No programa estão ainda a leitura e discussão de textos criados pelos participantes do curso, além de estudo do texto, da escrita, das ilustrações e do projeto gráfico de livros infantis. Prosa e poesia dirigidas às crianças também estão no currículo do curso que será ministrado por Ninfa Parreiras, mestre em Literatura pela USP, especialista em literatura para crianças e jovens – FNLIJ, psicanalista e escritora.

Para outras informações e inscrição, visite o site da Estação das Letras.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sábado na Biblioteca Monteiro Lobato

Em São Paulo


O projeto Sábado na Biblioteca Monteiro Lobato é o primeiro resultado de uma parceria cultural entre a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e a editora Cosac Naify, que visa promover encontros com grandes autores da literatura brasileira. Programados para o primeiro semestre de 2010, um sábado por mês, professores, bibliotecários, pesquisadores, estudantes, mediadores de leitura e leitores em geral poderão encontrar escritores consagrados, como Angela-Lago, Eva Furnari, Bartolomeu Campos de Queirós e Ana Maria Machado, e ouvi-los falar sobre suas obras.

Inaugurada em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, a Biblioteca Monteiro Lobato é a mais antiga especializada em literatura para crianças e jovens em funcionamento no Brasil e tornou-se referência no gênero. Seu acervo atual ultrapassa os 59 mil títulos, além das coleções especiais. A instituição é responsável também, desde 1953, pela elaboração da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, que reúne a produção editorial do gênero com o objetivo de documentá-la e servir como indicativo de leitura, única publicação regular deste tipo no Brasil.

Assim como Monteiro Lobato visitava a biblioteca para contar histórias às crianças e convidá-las a experimentar o prazer da leitura, o projeto Sábado na Biblioteca Monteiro Lobato convida para o encontro com escritores e livros.

Vagas limitadas! Inscrições pelo e-mail
bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br


BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO [auditório]
Rua General Jardim, 485 - São Paulo (SP)
Tel. (11) 3256-4038

Atenção: A editora Cosac Naify informa que o encontro com Angela-Lago, marcado para 6 de março de 2010, foi adiado. Um imprevisto impossibilitará a presença da autora no dia agendado. Assim que houver uma nova data, entraremos em contato. Todas as inscrições já feitas permanecem válidas.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Encontros Literários: a obra de Lygia Bojunga


Começa, no dia 4 de março, um grupo de leitura semanal para aqueles que apreciam ou querem conhecer a obra de Lygia Bojunga. Os Encontros Literários são organizados e conduzidos por Ninfa Parreiras - professora, escritora, psicanalista e especialista da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

O que caracteriza a literatura de Lygia Bojunga? Como se coloca o desejo nas suas narrativas? Que identificações estabelecemos na leitura de suas obras? Nos Encontros Literários, você terá a oportunidade de não só desenvolver seu nível analítico de leitura, mas também de extrair mais prazer, conhecimento e informação do mundo dos livros.


Início: 04 de março de 2010
Dia/Hora: quintas-feiras, das 15h30 às 17h30

Local: Casa Lygia Bojunga
Rua Eliseu Visconti, 415/425
Santa Teresa (Largo do França) - RJ

Informações:
ninfadefreitas@gmail.com


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Tessituras para a 56ª Feira do Livro

Da Folha do Livro, fevereiro/2010

Na programação prévia à 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a Câmara Rio-Grandense do Livro realizam, em parceria, o curso de extensão Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura.

Dirigido principalmente a educadores, bibliotecários e outros mediadores de leitura, o curso possui carga horária de 40h, com certificado da Pró-Reitoria de Extensão da Ufrgs para quem obtiver, no mínimo, 80% de freqüência. Os encontros acontecem no Auditório da Livraria Paulinas, à Rua dos Andradas, 1212, na cidade de Porto Alegre. Inscrições abertas a partir de 25 de fevereiro, pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br ou pelo fone 51.32864517 (Rafael).

Programação

15 de março
O que é um Programa de Leitura: diversos olhares – Celso Sisto (escritor), Sônia Zanchetta (Câmara Rio-Grandense do Livro) e Nóia Kern (assessoria a programas de leitura do município de Picada Café)

O que é um Programa de Leitura: Mesa de relatos e depoimentos - Ângela Gomes (Livro Lido, Cachoeirinha), Ângela das Rocha Rolla (Fome de Ler, Ulbra Guaíba e Canoas), Cristina Rolim Wolffenbüttel (Adote um Escritor, Porto Alegre), Luiza Motta (Programa Permanente de Estímulo à Leitura, Caxias do Sul), Maria do Carmo Mizetti (Lendo pra Valer, Secretaria Estadual de Educação), Pedro Júnior (Biblioteca Municipal Castro Alves, Bento Gonçalves) e Sílvia Nunes (Farol da Leitura, Minas do Leão).

29 de março
Como elaborar um projeto de leitura: a escolha do acervo (gêneros da Literatura Infantil e Juvenil) – Professora Ms. Elisabeth Baldi

12 de abril
Como elaborar um projeto de leitura: o estatuto da Literatura Infantil – Professora Drª Gláucia de Souza

19 de abril
Como elaborar um projeto de leitura: narrativa de origem popular e narrativa autoral – Professora Drª Gláucia de Souza e professora Ana Paula Cecato

10 de maio
Como elaborar um projeto de leitura: poesia oral e poesia autoral – Professora Drª Gláucia de Souza

24 de maio
Como elaborar um projeto de leitura: a ilustração e o livro de imagem – Professora Drª Laura Castilhos

14 de junho
Como elaborar um projeto de leitura: a ilustração e o texto – Ilustradora Cristina Biazetto

21 de junho
O que é um programa de leitura – Professora Drª Tânia Rösing e mediação da professora Elaine Maritza

05 e 19 de julho
Como elaborar um projeto de leitura: etapas de um projeto (planejamento) – Professora Drª Gláucia de Souza e professora Ana Paula Cecato


Equipe Organizadora
Ana Paula Cecato – Câmara Rio-Grandense do Livro
Gláucia R. R. de Souza – Colégio de Aplicação da UFRGS
Sônia Zanchetta – Câmara Rio-Grandense do Livro

Realização: UFRGS e CRL
Apoio: Livraria Paulinas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Leitura: Teoria e Práticas, na PUC-Rio



Oferecer o aprimoramento da leitura, através de enfoque interdisciplinar, do entorno, do mundo e da letra, com ênfase no ato de produção de sentido numa sociedade que perdeu os referenciais universais. Coordenação acadêmica: Eliana Yunes, Ph.D. em Letras - Universidade de Colônia, e Eliane Hatherly Paz, Mestre em Letras - PUC-Rio. Início em março de 2010. 2ª e 4ª-feira, das 19h00 às 22h00. Mais informações »