segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fala a estrela sobre o convés...

O discurso da escritora Stella Maris Rezende, na noite do 6º Prêmio Barco a Vapor, debaixo do troféu? Clique e confira!

Foto: Luiz Sposito.

Fala, Adriano!

Setembro te escuta

O escritor Adriano Messias fará uma comunicação neste 1º de setembro, quarta-feira às 14h30, na PUC-SP, sobre as Concepções do Jaguadarte em Tim Burton e na Literatura: do Unheimlich à apresentação ready-to-see, durante a 13ª Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos e V Advanced Seminar on Peirce’s Philosophy and Semiotics. Aqueles que desejarem se inscrever como ouvintes de todo o evento devem enviar um e-mail para [jornadapeirceana@gmail.com], informando seu nome completo, endereço e email.


E o autor encerrará o IV Seminário Ler e Escrever: um grande prazer, no dia 30 de setembro, quinta-feira às 19h, com a palestra O universo das histórias de assombração: a recriação de mitos no imaginário dos leitores, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, à Rua Tirol, 5 – Vila Matarazzo, em Santo André SP. Para participar, inscreva-se pelo telefone (11) 4975-4780 ou [centrodeformacao@santoandre.sp.gov.br].

Hermes doido... pra falar e pra voar!

Porto Alegre

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

I Festival de Literatura Infantil Monteiro Lobato

¡Miau! El blog de Cuatrogatos, 24/08/2010

El municipio Monteiro Lobato, del estado de São Paulo, en Brasil, realizará del 2 al 5 de septiembre el Primer Festival de Literatura Infantil Monteiro Lobato. El evento se organiza para celebrar el otorgamiento por el gobierno estatal del título de "Capital de la Literatura Infantil" a la ciudad.

La programación del Festival incluirá conferencias de escritores, talleres, exposiciones, lanzamientos de libros y presentaciones obras teatrales inspiradas en obras de la literatura infantil. Se realizará un homenaje a los 90 años de creación de la muñeca Emilia, uno de los grandes personajes del autor Monteiro Lobato.

Entre los autores invitados estarán Ricardo Azevedo, Regina Machado, Jacob Pinheiro Goldberg, Nelson Somma Junior y Oiran Antonini, estos dos últimos reconocidos especialistas en la obra de Lobato. El actor João Acaiabe, quien interpretó durante siete años el personaje de Tio Barnabé en el programa de televisión Sítio do Pica-Pau Amarelo, transmitido por Globo, contará cuentos del folclor brasileño.

El Festival es organizado por la Secretaria de Cultura y Turismo de Monteiro Lobato y todas sus actividades serán gratuitas. [www.monteirolobato.sp.gov.br]

Monteiro Lobato, o busto

Pós-Edição: Resumo do Cenário


Vândalos queimam busto de Monteiro Lobato
O Globo/Cidades, 23/08/2010 - Imagem: VNews

O busto em homenagem a Monteiro Lobato foi alvo de vandalismo neste domingo, na cidade que leva o nome do escritor. Parte da obra encontra-se queimada. A Polícia já tem um suspeito e a expectativa é que o caso esteja resolvido em breve; moradores próximos à praça devem prestar depoimento.

O monumento está localizado na principal praça de Monteiro Lobato, a 127 quilômetros de São Paulo, em frente ao Paço Municipal. Banhada em bronze, a escultura foi feita pelo artista plástico Humberto de Oliveira, que possui trabalhos expostos no Vaticano, e doada ao município na década de 1980.

O local está interditado para avaliação da perícia e o busto deve ser retirado na manhã de terça-feira para restauração, que será feita por Primo Augusto Gerbelli.


Monteiro Lobato:
cidade ganha busto em homenagem ao escritor

Blog do AgoraVale, 29/04/2010

A cidade de Monteiro Lobato inaugurou, no último fim de semana, um monumento em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato. A inauguração da obra, criada pelo escultor taubateano Humberto de Oliveira, aconteceu na Praça Deputado A. S. Cunha Bueno, no centro do município, e contou com a participação de diversas autoridades.

O Busto de Monteiro Lobato foi restaurado pelo artista plástico Primo Augusto Gerbelli. O famoso criador do Sítio do Picapau Amarelo morou no município entre 1911 e 1917, quando a cidade ainda chamava-se Buquira, onde nasceram dois filhos: Ruth e Guilherme. Também foi nesta cidade que Monteiro Lobato escreveu Urupês (1914) e Jeca Tatu (1914).

Monteiro Lobato pronto para a era do iPad

O Globo/Update, 23/08/2010

Uma nova geração de crianças — desta vez, de crianças conectadas — terá acesso às histórias de Monteiro Lobato. A Globo Livros está lançando para o iPad o clássico A menina do narizinho arrebitado, com funções interativas. Um exemplo acontece numa das passagens da história, durante a noite. O leitor clica com a ponta dos dedos na tela do tablet, em cima do desenho de um vagalume, e ao arrastar o personagem ilumina as áreas onde está o texto. A editora também está lançando outros 12 títulos eletrônicos, disponíveis na AppStore e nas livrarias virtuais Saraiva e Gato Sabido.


Veja aí


Leia +
[Livro de Monteiro Lobato para Ipad] na Revista Crescer
[Monteiro Lobato, da máquina de escrever para o iPad na Lab360
[algumas ilustrações] no blog de Rogério Coelho

Ponte nenhuma para atravessar!

A CBL acaba de divulgar a seguinte nota, sob a forma de esclarecimento a todos que participam da cadeia criativa e produtiva do livro:

A Câmara Brasileira do Livro, CBL, informa que autores brasileiros estão sendo abordados por uma ONG intitulada Ponte dos Sonhos que propõe traduzir e publicar livros no exterior. A seguinte informação foi pinçada no site desta organização: “tivemos a idéia de criar um livro em que selecionaremos 100 textos de temas variados e tranformaremos no livro Ponte dos sonhos (do Brasil para Frankfurt o melhor de nossa terra) o livro será levado pelo stand CBL e acompanhado pela diretora executiva Sarah Aniston”. Trata-se de uma afirmação mentirosa e cuja ação proposta é de total desconhecimento da CBL e de seus representantes legais. Somada à solicitação de depósito bancário proposto pela Ponte dos Sonhos, indicando as respectivas contas bancárias em nome de Izabelle Valladares e NGN Soluções, pode configurar fraude. A CBL vai interpelar a organização Ponte dos Sonhos extra-judicialmente, pelo uso indevido de sua sigla, além de assumir todas as demais atitudes jurídicas aplicáveis.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Uma estrela no céu sobre o barco...

Resumo do Cenário, por Peter O'Sagae

A noite do 6º Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação e Edições SM, trouxe ao "convés" do Centro Cultural Itaú, na Avenida Paulista, a luz e a alegria de Stella Maris Rezende, com o texto A menina guardiã dos segredos de família, a ser publicado no próximo ano.

À nossa primeira impressão, trata-se de uma obra com uma estrutura desafiadora e contemporânea que, rompendo com o caráter linear, promove a rarefação da narrativa. Uma ficção rica em recursos de linguagem e intervalos silenciosos (na ação, nos diálogos) para o leitor resgatar e recompor a história. Há um modo musical de narrar e construir as cenas que mescla o registro poético com um quê de roteiro teatral para apresentar personagens e suas falas. Mais que um nome ou uma função, os personagens erguidos por Stella Maris Rezende possuem a força de arquétipos a sobreviver sobre os medos, rancores e sonhos. Texto leve, contudente, com boas supresas, riso e reflexão.

Logo mais, fotos e outras informações a respeito do evento deste 23 de agosto ;-)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Um novo olhar: a LIJ em Braille

Rio de Janeiro


Vencedores FNLIJ 2010 recebem certificados

Factual Comunicação, por Mônica Loureiro

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ promove a cerimônia de premiação de seus quatro concursos de 2010, nesta quarta-feira 25 de agosto. O evento acontecerá no Instituto Cultural Austregésilo de Athayde (Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho), às 17h. Após a entrega de certificados e livros, os convidados participarão de um coquetel.

Vale lembrar quem foram os agraciados dessas edições. No “15º Concurso FNLIJ Os melhores programas de incentivo à leitura junto a crianças de todo o Brasil”, o 1º lugar foi para o Clube Cultural Dragão Azul (RJ); o 2º lugar, Projeto de leitura em Organizações Militares do Exército Brasileiro em comunidades ribeirinhas do Amazonas: Uma experiência de 14 anos com crianças, jovens e adultos (AM); e 3º lugar, Programas de Leitura Adote um Escritor (RS).

No “9º Concurso FNLIJ Leia Comigo!” houve premiação apenas para a categoria “Relato real”: Relato de uma experiência de leitura que aconteceu no curso leitura, literatura e formação de leitores (RJ).

Já o “7º Concurso FNLIJ Curumim Leitura de obras de escritores indígenas” premiou Uma forma diferente de valorizar a cultura do índio (PR) e o vencedor do “7º Concurso FNLIJ/Inbrapi Tamoios de textos de escritores indígenas” foi o Projetos e Presepadas: a trajetória de um curumim pela Amazônia (SP).

domingo, 22 de agosto de 2010

sábado, 21 de agosto de 2010

No Espaço da Leitura

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Queridos amigos!

Será no próximo sábado 21, às 16h00, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o lançamento dos livros Carol, um HQ para crianças, do Laerte, e O vendedor de pérolas, escrito e ilustrado por mim, no stand da Editora Noovha América, J-43. Aguardo todos por lá.

Um beijo.
Denyse Cantuária



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tem Brasília em Brasília

Brasília


Novas linguagens, novos leitores

Natal

Já estão abertas as inscrições para o 6º Seminário Educação e Leitura, organizado e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

Além do espaço para exposição de trabalhos e grupos de trabalho, o evento oferece três minicursos aos participantes: Contação de histórias, com Francisco Gregório Filho; Meninos e meninas na literatura brasileira: as crianças de Guimarães Rosa e Clarice Lispector, com Sarah Diva da Silva Ipiranga; Fantasia e imaginação em prosa e verso, com José de Castro. [+]

No Espaço da Leitura

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais uma noite "no" Barco a Vapor

Resumo do Cenário

Terminada a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a segunda-feira já está reservada para um novo evento: é a entrega do 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Fundação SM. Em cerimônia para convidados e imprensa, na noite de 23 de agosto, então, ficaremos sabendo qual o título da obra vencedora e quem a escreveu, destacando-se do volume de 597 trabalhos inscritos.


No ano passado, foi a vez da escritora e ilustradora Mariângela Haddad tornar-se a mais nova tripulante ao comando das aventuras na coleção Barco a Vapor, com O sumiço da pantufa (Edições SM, 2010). [saiba mais e veja as fotos]

No Espaço da Leitura

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Conversa com Jorge Miguel Marinho

Lampião na cabeça

Rio de Janeiro

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Exposição permanente na Bienal do Livro

CBL informa, 17/08/2010

Monteiro Lobato, tema da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, ganhou uma exposição permanente durante o evento que se estende até o dia 22/08 no Anhembi, São Paulo (SP).

Monteiro Lobato, que ficou conhecido no país inteiro pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, também escreveu obras para adultos como Urupês (1918), Problema vital (1918), Negrinha (1920), Contos escolhidos (1923), Ferro (1931) e O escândalo do petróleo (1936) entre outros. Mais conhecido por seus livros infantís, Lobato foi um grande empresário de livros e petróleo no Brasil. O Sítio do Pica-Pau Amarelo é até hoje um dos livros (e programa de tevê) de maior sucesso entre as crianças brasileiras.

Na exposição, é possível ver a história e cronologia da vida de Monteiro Lobato, o lançamento do primeiro título em versão digital, uma exposição de objetos pessoais do autor e sua obra completa. No estande da PNLL, também há uma exposição sobre Monteiro Lobato: “A origem do seu mundo mágico” que pode ser vista diariamente das 10h às 22h.

No Espaço da Leitura

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Prêmio Benvirá de Literatura

vai dar R$ 30 mil
PublishNews, 16/08/2010

Nem bem nasceu e a Benvirá já está fazendo história. Tanto que criou agora o Prêmio Benvirá de Literatura, que vai dar ao autor da melhor ficção inédita o prêmio de R$ 30 mil. O objetivo é promover a produção literária nacional. Por isso, podem participar autores brasileiros ou naturalizados, já publicados ou inéditos, que ainda não tenham livros de ficção editados pela Saraiva, que criou o selo em 2010 com a proposta de contribuir com conteúdo de alta qualidade para a educação, a cultura e o entretenimento.

Além do prêmio em dinheiro, o vencedor terá sua obra editada pela Benvirá em 2011. As inscrições serão feitas junto com a remessa de originais no período de 12/08/2010 a 30/11/2010 através do [site]. Durante a Bienal do Livro de São Paulo, a Saraiva manterá no seu estande um ponto de informações sobre a inscrição e o envio de originais. O tema é livre, assim como o tamanho do texto. Cada autor poderá concorrer somente com a apresentação de um original. O vencedor será anunciado em março de 2011.

No Espaço da Leitura

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Da escrita à oralidade digital


Cléo Busatto, no próximo dia 16 de agosto, participa de um bate-papo a respeito da relação da escrita com os meios digitais de expressão artística e oral, durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, às 13 horas.

Na ocasião, a escritora e contadora de histórias abordará questões sobre narração oral no meio digital e suas conexões com o texto escrito. “Buscarei refletir com o ouvinte a qualidade do texto literário que é solicitado nesse formato e por onde a oralidade, a palavra falada, se funde com a palavra escrita”, explica Cléo.

domingo, 15 de agosto de 2010

No Espaço da Leitura

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

sábado, 14 de agosto de 2010

No Espaço da Leitura

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Paulinas 1, 2, 3 convites



Encontro com Sandra Pina

Encontros com Alessandra Roscoe


Alessandra Roscoe, de Brasília, avisa que ainda fará uma roda de histórias e cantigas, mais bate-papo com sessão de autógrafos, nos estandes da CBL/AEI-LIJ (dia 13/08 das 17 às 19h) e da Secretaria Municipal de Educação (dia 16/08 às 16h).

Conversa sobre Poesia na Escola

A Dama do Pé de Cabra na Bienal

São Paulo


Conheça o book-trailler de Histórias mal-asssombradas de Portugal e Espanha, o mais recente lançamento de Adriano Messias (Biruta, 2010).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

4° FELIT adiado para novembro

PublishNews, 13/08/2010

Devido ao período eleitoral, a quarta edição do FELIT – Festival de Literatura de São João del-Rei foi transferida para os dias 25 a 28 de novembro. O evento estava marcado para acontecer entre os dias 2 e 5 de setembro, nos Galpões da Rotunda, tendo como homenageada a premiada escritora da literatura infanto juvenil Ana Maria Machado.

Ana Maria Machado confirmou novamente sua presença no evento e todos os demais autores convidados já foram informados sobre este contratempo. Um dos destaques do evento será o lançamento de As arte-manhas do poder, de autoria de 47 jovens autores da oficina de produção literária de extensão do FELIT.

Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura em pauta!


A construção de um Brasil leitor é um trabalho conjunto que envolve governo e sociedade civil. O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) mostra em seu Mapa de Ações a pluralidade de atividades e intervenções em prol da disseminação do livro e da leitura no país. Neste contexto, destaca-se o papel preponderante das bibliotecas públicas e comunitárias no incentivo e no acesso gratuito à leitura. Alinhados com o propósito de elevar cada vez mais o número de leitores no Brasil, o Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Cultura e Governo Federal - Ministério da Educação - Ministério da Cultura - Plano Nacional do Livro e Leitura, se unem, novamente, para a realização do “III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias” e “III Fórum Nacional do Livro e Leitura” que acontecerá no período de 19 a 21 de agosto de 2010, em paralelo à 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anfiteatro Elis Regina, no Palácio das Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo, SP.

Como ocorrido nas edições anteriores o evento reunirá profissionais e pessoas interessadas em compartilhar experiências, interagir com novos projetos, integrar-se com novas ações, conhecer novas alternativas de atuação e enfrentar novos desafios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site [www.bibviva.com.br]. Presenças confirmadas: Moacyr Scliar, Ronaldo Correa Brito, Ademir Assumpção, Joaquim Maria Botelho, Ricardo Azevedo, Maria Luísa Tóran (Espanha), Glória Palomino (Colômbia), Emília Pacheco e Socorro Venegas (México), entre outros.

No Espaço da Leitura

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A outra história da cigarra e da formiga

Encontros com Lúcia Hiratsuka

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Experimente literatura!


por Peter O’Sagae
Ilustração: Alê Abreu


No finalzinho de julho, dia 30, atendi a um convite algo inusitado (pelo menos, a mim, um leitor preguiçoso). Tratava-se de uma reunião, na Casa de Livros, para o lançamento das estratégias comerciais de uma nova editora — a Jujuba. Sempre é bom rever Denize Bianchi e Maria Angela, sócias da distribuidora e livraria especializada em literatura infantil e juvenil — e, ao lado de Daniela Padilha, me regalei com um saquinho de confeitos coloridos, enquanto ouvia a exposição de cinco títulos que a editora propõe rodar pelas escolas, numa sugestão da Casa de Livros. São eles: Bruno & João, de Jean-Claude R. Alphen; Chiclete grudado embaixo da mesa, de Rosana Rios e Wagner William; Dia de sol, de Renato Moriconi; O mistério da bola castanho-avermelhada, de Christina Dias e Aline Abreu; e Pra cama hoje não, de Ilan Brenman e Ana Terra, que, muito brevemente, constarão de Dobras da Leitura O’Blog.

O catálogo da Jujuba compreende uma dúzia de livros, feitos com muita dedicação. A editora pretendia trabalhar basicamente com a impressão sob demanda e montou [um site] que é uma delícia navegar, pela simplicidade com que apresenta as informações e a degustação “completa” de todos os seus livros, em formato.pdf.

Futuramente, serão apresentados também encartes para os professores. A experiência da leitura amplia-se com todas as possibilidades técnicas e com um encaminhamento pra lá de sugestivo, brincalhão, com doçuras na quarta-capa e na página de créditos, atendendo ao interesse e à curiosidade das crianças. A editora Jujuba chegou. Experimente literatura!

Espaço da Leitura FNDE


Conheça a programação do Espaço da Leitura FNDE, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A produção é da Estação das Letras, com a curadoria de Suzana Vargas. Clique e amplie:

A partir de 13 de agosto, o Resumo do Cenário dá destaque diário aos conteúdos programados. Volte sempre — e confira!

Uma Bienal nova e inédita em tudo!

CBL Informa Especial Bienal, 02/08/2010

A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2010 chega ao público com dezenas de inovações e diferenciais marcantes. Ela está sendo preparada desde o momento em que se apagaram as luzes da Bienal de 2008. Para tanto foi criado, pela Câmara Brasileira do Livro, um comitê de associados chamado “Repensando a Bienal”. Todas as sugestões e ideias foram ouvidas e analisadas por este comitê com atenção e cuidado. Em seguida, nasceu o Conselho de Curadores, que trabalhou, desde então, para transformar o evento num acontecimento cultural marcante.

Começa, a partir do dia 12 de agosto no Parque Anhembi de São Paulo, o evento que vai “bienalizar” a cidade. Novo em tudo. Inclusive nos serviços e na facilidade de acesso e preços super democráticos. Veja a seguir.

Transporte grátis (ida e volta) do Metro para a Bienal!
A Câmara Brasileira do Livro preocupou-se em facilitar a chegada dos visitantes até o Parque Anhembi de São Paulo. Assim, faz circular uma linha de microônibus gratuito para levar os visitantes que aderirem ao Metrô, desde a Estação Tietê até o local da Bienal do Livro (e vice-versa).

Estacionamento mais barato e transporte gratuito até o Anhembi
Além do estacionamento do Parque Anhembi, operado por uma empresa concessionária, a CBL buscou uma alternativa para os visitantes da 21a Bienal Internacional do Livro de 2010. O UNIPARE – Rua Voluntários da Pátria, 344 (ao lado da faculdade UniSantana)vai cobrar R$ 6,00 para guardar seu veículo por 12 horas durante toda a Bienal do Livro. De lá partirão vans que levarão todos os usuários até o Parque Anhembi, ida e volta, absolutamente grátis.

O preço das entradas não muda desde 2006
Numa atitude de respeito ao público que quer ver e saber tudo sobre livros e para facilitar o acesso de um número cada vez maior de pessoas ao mundo do livro, a Bienal do Livro 2010 manteve, em suas entradas, os mesmos preços de 2006. Elas vão custar R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Professores, bibliotecários e todos os profissionais da cadeia produtiva do livro não pagam ingresso; faça o seu credenciamento no site [www.bienaldolivro.com.br]. As mais de 100 mil crianças da Visitação Escolar terão entrada gratuita e todos os associados do SESC (1,5 milhão de pessoas), assim como outros estudantes, pagarão meia entrada. A Bienal espera receber nada menos do que 700 mil pessoas entre os dias 13 e 22 de agosto de 2010.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O menino maluquinho não foi,

mas a festa continuou
PublishNews, 09/08/2010

A Flipinha parte de uma grande ideia que é preparar, durante todo o ano letivo, as 5.800 crianças da região para o encontro com os escritores. Segundo a organização, isso vem dando certo – os estudantes estão chegando mais entusiasmados e têm participado mais. E as bibliotecas estão maiores com as doações feitas pelas editoras. Neste ano, a parte da equação que não deu certo foi a final, justamente quando as crianças conversariam com possivelmente um dos escritores mais populares entre elas.

Ziraldo, anunciado como destaque deste ano da Flipinha, cancelou a ida a Paraty e não foi substituído. Isso não diminuiu a beleza da festa, por onde passaram Eva Furnari, Roger Mello, João Alegria, Lalau e Laurabeatriz, Luis Perequê e muitos outros, mas foi sentida. Para Gabriela Gibrail, coordenadora da programação infantil e juvenil, alguns autores pensam que a Flipinha é menos.

“É esse leitor da Flipinha que vai à Flip em alguns anos”, diz a coordenadora lamentando que alguns escritores prefiram o palco principal. Em 2007, Amós Oz não pensou nisso e se sentou no meio da molecada. Leia a justificativa de Ziraldo [abaixo]. A FlipZona para os adolescentes também encontrou o seu espaço. A organização vai aceitar sugestões das editoras no próximo ano.

Ziraldo solta o verbo,

diz por que se recusou a participar da “Flipinha”
Dossiê Geral: o blog das confissões, 07/08/2010

O cartunista, escritor, artista gráfico e polivalente Ziraldo vai ser personagem de uma entrevista no DOSSIÊ GLOBONEWS – em breve. Mas, enquanto a entrevista não vai ao ar, ele esquenta os tamborins: diz por que se recusou a participar da “Flipinha”, a versão infantil da Festa Literária de Paraty.

“Já fui convidado uma vez. Com muita honra, fui. E achei ótimo ter ido à Flip. Mas, este ano, o que aconteceu foi o seguinte: ma mandaram um convite para que eu fosse para a Flipinha. Primeiro, o seguinte: eu odeio diminutivo ! Escrevo para criança. “Flipinha” já é uma coisa que reduz o que escritor para criança faz. Odeio oficina. Odeio esse negócio de fazer oficina com criança. Não sou animador. Quero ajudar a transformar o Brasil num país de leitores. Quero participar desta festa: convencer as pessoas de que ler é mais importante do que estudar. Mas para essa coisa de ficar sentado com criança fazendo figurinha não tenho paciência nenhuma. O convite que me fizeram foi: venha para a “Flipinha”. Eu me lembrei da história de Aracy de Almeida. Era namorada de Fernando Lobo. Um dia, numa boate, ela passou diante de uma mesa em que estava Fernando Lobo – que a havia abandonado. Fernando Lobo disse: “Olá…”. Aracy parou e disse: “Não sou mulher de olá…”.

“Falo para o pessoal da Flip: “Não sou mulher de Flipinha!” (imita voz de Aracy de Almeida). Convidem J.K. Rowling (autora de Harry Potter), que escreve para criança, para ver se ela vem da Inglaterra para a “Flipinha”! Vocês me respeitem. Convidem para eu ir para a Flip. Mas para “Flipinha” não vou. Disseram: “Mas você vai para a Jornada de Passo Fundo”. Eu disse: “Não. Nunca me convidaram para “Jornadinha”. Sempre me respeitaram: me convidam para a Jornada. Chego lá, falo para criança. Não faço oficina. Não convidam ninguém para “jornadinha”. Não existe. Isso é diminuir o escritor. Pelo seguinte: os escritores que escrevem para criança no Brasil são tão importantes – ou mais – do que a maioria dos escritores que escrevem para adulto. Temos Ana Maria Machado, Rute Rocha, Bartolomeu Campos de Queirós. Poderia citar aqui uma infinidade de escritores. O Brasil tem um elenco de escritores para criança mais importante do mundo. Antônio Skármeta, o autor de O Carteiro e o Poeta, veio conversar comigo aqui no Brasil: não conhecia um autor infantil chileno ! É inacreditável. Aqui, no Brasil, não. A gente convive e se respeita. Os organizadores vão chamar você – um escritor infantil que vende o que vendo de livros e tem a repercussão que eu tenho – para participar da “Flipinha”? Que “Flipinha” ? Não vou para “Flipinha”. É isso o que aconteceu”.

domingo, 8 de agosto de 2010

De avôs, pais e filhos

Dia dos pais em Dobras da Leitura O'Blog

O guarda-chuva do vovô, de Carolina Moreira e Odilon Moraes

O homem que amava caixas, de Stephen Michael King
A caixa do menino, de Márcia Batista, il. J. Carlos Martinez