quinta-feira, 28 de abril de 2011

Livro-imagem: o que há pra ler

São Paulo


Nem sempre as histórias são contadas por palavras. Com uma linguagem própria, as imagens constroem narrativas que exigem mais que um lance de olhar para serem lidas. A formação de leitores requer, portanto, um trabalho delicado na apreciação de imagens por parte de educadores e de profissionais do livro. Contudo, muitas vezes elas são tidas como meras ilustrações dos textos e o espaço dos livros-imagem ainda é pequeno nas escolas e no mercado. Assim, com a proposta de discutir a importância do livro-imagem na formação da criança e os motivos da dificuldade de inserção desse tipo de produção no mercado, a Com-Arte Jr convida para uma mesa redonda Luciano Guimarães, Peter O’Sagae e Isabel Coelho.
A Com-Arte Jr é a empresa júnior do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP. Além de prestar serviços, a empresa organiza eventos com a intenção de promover o curso de graduação, contribuir com a formação discente e propor debates relevantes.

Luciano Guimarães é professor dos cursos de Jornalismo e Editoração da USP, pesquisa e atua na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Visual e Design Editorial, Teoria da Cor e Teoria da Imagem.

Peter O'Sagae idealizou a página Dobras da Leitura, trabalha como leitor crítico e consultor na área editorial, doutor em letras pela FFLCH/USP, comentarista de literatura infantil, jurado em diferentes edições do Prêmio Jabuti e do Prêmio Barco a Vapor.

Isabel Lopes Coelho é editora dos livros infantojuvenis na Cosac Naify desde 2005. Formada em jornalismo pela PUC-SP, tem mestrado em literatura francesa pela FFLCH/USP. Escreve artigos para revistas e ministra palestras sobre literatura infantil.

Livro-imagem: o que há pra ler
Dia 05 de maio de 2011, com previsão de início às 19h e encerramento às 21h.
Auditório Freitas Nobre – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2.
Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)
Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo.
Informações: (11) 3091 4016 | www.comartejr.com.br | comartejr@comartejr.com.br

* Ao fim evento serão sorteados livros da CosacNaify.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Qual o Lado B dos contos de fadas?

Porto Alegre

Elaine Maritza, Caio Riter, Marô Barbieri, Jacira Fagundes, Christian David em torno das interpretações e análises de contos tradicionais no dia 29 de abril: Reinações Confraria de Leituras e a Biblioteca Lucília Minsen reunidos no Seminário O Lado B dos Contos de Fadas que acontece na Casa de Cultura Mário Quintana (Sala A2B2). Inscrições R$ 30,00. Para outras informações, clique na imagem.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Biblioteca FNLIJ reúne acervo

de literatura infantil e juvenil
PublishNews, 14/04/2011



A Biblioteca FNLIJ está disponibilizando no site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil uma parte de seu acervo de livros de literatura para crianças e jovens publicados no Brasil. O objetivo é oferecer o acesso ao mais completo acervo de literatura infantil e juvenil do País, além de contribuir para subsidiar pesquisas e políticas culturais e educacionais de compra de livros. Além da Biblioteca Virtual, o site também traz o conteúdo de mais de 900 programas de promoção da leitura, inscritos nas 13 edições de Concursos FNLIJ.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lobato Hoje no Google




Comemorações

CBL Informa



Prêmio SM de Literatura abre inscrições

PublishNews, 15/04/2011

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. Instituições, associações e grupos editoriais, educacionais ou culturais podem indicar escritores até o dia 31 de maio. O vencedor, que recebe reconhecimento internacional e premiação de US$ 30 mil, é tradicionalmente anunciado durante a Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL), no segundo semestre do ano. Cada entidade tem o direito de apresentar apenas um candidato, que deve possuir publicações voltadas a crianças e adolescentes consideradas de relevância no mercado ibero-americano. Os detalhes sobre a inscrição estão disponíveis no [regulamento].

sábado, 16 de abril de 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

no camiño de Compostela

KALANDRAKA comunicación, 09/04/2011 – via El Mangrullo


La obra titulada El camino de Olaj, de Martín León-Barreto Johnson (Montevideo, 1973; afincado en Guadalajara, España) es la ganadora del IV Premio Internacional Compostela de Álbum Ilustrado, que convocan el Departamento de Educación del Ayuntamiento de Santiago y Kalandraka. El trabajo titulado Al otro lado, de Moisés Yagües Fernández (Murcia, 1972) fue finalista del certamen, mientras que ¿Quién querrías ser?, de Arianna Papini (Florencia, 1965) recibió la mención especial del jurado.

Al IV Premio Internacional Compostela de Álbum Ilustrado se presentaron 374 trabajos procedentes de 19 países, la mayoría desde España. También optaban al galardón proyectos enviados de Italia, Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Alemania, Estados Unidos, México y Francia. En menor medida, se presentaron candidatos de Ecuador, Holanda, El Salvador, Hungría, Perú, Rumanía, Rusia, Serbia, Suiza y Uruguay. El ganador de la presente edición recibirá 12.000 euros en concepto de adelanto por los derechos de autor y su obra se publicará en castellano, gallego, catalán, euskera y portugués.

MÁS INFORMACIÓN EN EL [BLOG K]

terça-feira, 12 de abril de 2011

Outras Reinações

Próximo sábado

Ensaio fotográfico de Adriana Veiga inspirado na obra de Monteiro Lobato. Abertura da exposição no dia 16 de abril, a partir das 14h, com a presença da contadora de histórias Ana Luísa Lacombe. Comemorações de 80 anos de lançamento da obra Reinações de Narizinho, na BIJ Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque), em São Paulo.

Plano de livro e leitura perde secretário

O Globo, 10/04/2011 - por Miguel Conde

Desde 2006 à frente do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto entregou o cargo na última quarta-feira fazendo críticas à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e ao presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim. Numa carta enviada à ministra, com quem tenta sem sucesso encontrar-se desde o início do governo Dilma, Castilho questiona a “concentração de toda a gestão da política de leitura na FBN”. A decisão, firmada num decreto ainda a ser assinado pela presidente, subordina o PNLL, responsável pela formulação de políticas e metas na área do livro e da leitura, ao presidente da FBN, que passa a abrigar também a Diretoria do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura (MinC). Em entrevista ao Globo, Castilho diz que a concentração de atribuições na FBN é um erro e não existe em outros países.

Ministério rebate acusações

Procurado pelo Globo, o presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, não quis comentar as críticas de José Castilho Marques Neto. O Ministério da Cultura divulgou uma nota em resposta à carta de demissão de Castilho: “A unificação das políticas de Livro, Leitura e Literatura sob uma mesma área dentro do Ministério da Cultura indica compromisso da atual gestão em fortalecer essa política pública. E entre os órgãos do Sistema MinC é a Fundação Biblioteca Nacional que atua diretamente com esse tema, numa interface evidentemente mais pertinente ao universo dos envolvidos nessa política: escritores, bibliotecários, editores, professores, organizações de fomento à leitura, livreiros etc. Finalmente, não é correto afirmar que um problema de agenda da ministra denote descaso com uma política.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Convite carinhoso

Florianópolis

Eliane Debus convida para o lançamento do livro infantil É tempo de Pão-por-Deus, no dia 14 de abril (quinta-feira), às 18h, no hall da Câmara Municipal de Florianópolis, Centro Legislativo Municipal, à Rua Anita Garibaldi, 35.

domingo, 10 de abril de 2011

Às tessituras imaginárias do Proler

Blumenau e região

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Comitê Regional do Proler Blumenau promove seu 14o encontro com um ciclo de palestras delicadamente chamado Literatura: dos fios da memória às tessituras imaginárias. Dirigido a professores e formadores de Blumenau e cidades vizinhas: Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó, o evento conta com a presença de Mario Prata, Miguel Rettenmaier, Janice Gonçalves e Cleber Fabiano da Silva.

Acesse [prolervale.libertar.org/14encontro]

sábado, 9 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Poesia, educação e leitura em foco

Florianópolis

Eliane Debus convida para o 4º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (UFSC) que organiza juntamente a Nelita Bortolotto e Nilcéa Lemos Pelandré. O tema do evento é “A leitura literária e a formação de leitores e mediadores de leitura” e, após a abertura, a escritora Gloria Kirinus profere a palestra Quando os poetas pensam a Educação. O período da tarde está reservado para a apresentação do projeto Clube da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, com mesa-redonda e relato de experiência de professoras envolvidas. O 4º SLIJ acontece no dia 15 de abril, no Auditório do CED/UFSC. Informações e inscrições: elianedebus@hotmail.com.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um encontro com Bartolomeu

São Paulo

A Casa de Livro e a editora Cosac Naify convidam para um encontro com Bartolomeu Campos Queirós, na terça-feira, 12 de abril, às 20h, uma noite de conversa sobre sua nova obra, Vermelho amargo, com a participação da atriz Vera Holtz na leitura do livro. Outras informações no convite.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Brasil será homenageado em 2014

na Feira de Bolonha
CBL Informa, 05/04/2011

O interesse com que a literatura brasileira foi recebida nas últimas três edições da Feira de Bolonha, fez com que a organização do evento convidasse Karine Pansa, presidente da CBL e Elizabeth Serra, secretaria geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para anunciar o Brasil como país homenageado pela da Feira do Livro de Bolonha em 2014. Foi em 1994 a última vez que o país recebeu esta mesma distinção no evento, voltado para obras infantojuvenis. Karine Pansa ressaltou que a importância do convite de Bolonha, "pois ajuda a fazer mais negócios lá fora e divulgar o mercado editorial brasileiro". A delegação brasileira no evento dedicado ao livro digital contou com 45 editores, foi a maior entre todas, mesmo em comparação com a Itália.

A CBL participou na Feira de Bolonha, com estande organizado pelo Projeto Brazilian Publishers. Durante os quatro dias de feira as editoras participantes do projeto realizaram 335 reuniões comerciais e a expectativa de negócios gerados nos próximos 12 meses é de US$95 mil dólares.

terça-feira, 5 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

CBL - Câmara Brasileira do Livro, 04/04/2011

sábado, 2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

Nascimento de Hans Christian Andersen!

Para as comemorações 2011, o IBBY convidou Aino Pervik e o ilustrador Jüri Mildeberg para a composição da mensagem e do cartaz em homenagem ao 2 de abril. Leia o texto "A literatura faz lembrar", de Aino Pervik [aqui].

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Inscrições para o Jabuti 2011 até 31 de maio

CBL Informa, 31/03/2011

As inscrições começaram em 23/03 e terminam em 31/05, a premiação acontecerá no dia 30 de novembro na Sala São Paulo. Nesta que é a edição 53, o Prêmio Jabuti tem novo regulamento. Haverá apenas um finalista em cada uma das 29 categorias. E entre os 29 laureados sairão os vencedores de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não-Ficção. Serão anunciados dez selecionados de cada uma das 29 categorias no dia 13 de setembro. Já o anúncio dos 29 finalistas acontece no dia 18 de outubro.

Em 2010, as inscrições alcançaram marca recorde de 2.867 obras competindo. As inscrições podem ser feitas por editores, escritores, escritores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos, designers diretamente no site [www.premiojabuti.org.br].