quinta-feira, 26 de maio de 2011

Encontro Nacional do

Varejo do Livro Infantil e Juvenil
CBL Informa, 26/05/2011

O 2º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil acontecerá no dia 8 de junho de 2011. Esse encontro será realizado no 13º Salão FNLIJ do Livro e da Leitura, totalmente dedicado aos professores, o seminário será realizado no centro de convenções SulAmérica 2º andar do auditório a partir da 9 horas. O seminário é uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL) e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Para informações e inscrições mande e-mail para: seminario@fnlij.org.br.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cada criança com seu poema...

São Paulo

A Editora Peirópolis e a Livraria da Vila convidam para o evento de lançamento do novo livro de Lalau e Laurabeatriz: Árvores do Brasil: cada poema no seu galho, no dia 28 de maio, sábado às 15h. Sessão de autógrafos e atividades para crianças, na Vila Madalena.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dolores Prades estreia a coluna

“Pequenos grandes leitores”
PublishNews, 23/05/2011

Hoje é dia de apresentar nova coluna no PublishNews! Dolores Prades, editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens passa a assinar quinzenalmente, às segundas, a coluna “Pequenos grandes leitores”. A ideia é discutir temas relacionados à edição e ao mercado voltado a este público, promover a crítica da produção nacional e internacional e refletir sobre fundamentos e práticas em torno da leitura e da formação de leitores. Para começar, Dolores, que é também curadora e coordenadora do projeto Conversas ao Pé da Página e coordenadora da área de literatura para crianças e jovens da Revista eletrônica Emília (a primeira edição sai em junho!), escolheu como tema o livro digital infantil. Ela participou recentemente do TOC, um importante encontro sobre e-book que ganhou este ano uma versão dedicada à edição digital infantil, realizada na Feira de Bolonha, e conta em seu texto de estreia como foi.

O livro infantil digital

PublishNews, 23/05/2011 - por Dolores Prades

Na ordem do dia das preocupações de todo editor, pensar o livro digital infantil nos remete a um universo de questões bastante específicas e diferenciadas dos outros segmentos editoriais. Para além da contraposição entre a afirmação do livro digital e o livro em papel, para além da discussão do desaparecimento definitivo do livro tal como o conhecemos hoje, há questões específicas do livro infantil que se delineiam nesse universo ainda duvidoso em que se move a edição digital. No caminhão de perguntas sem resposta com o qual adentro este universo, um dos aspectos que não deixam margem a duvidas é a certeza de que estamos vivendo um momento de efetiva inflexão da indústria editorial. Não há nenhuma novidade nisso. Porém, a sensação de ser testemunha desta reviravolta no mundo da edição só fui ter mesmo algumas semanas atrás participando do TOC (Tools of Change for Publishing), conferência sobre o futuro do livro infantil promovida pela Feira de Bolonha. [leia +]

Editora de mentirinha:

como naufragar no mercado,
fazer sucesso com as crianças e ser feliz

PublishNews, 23/05/2011 - por João Paulo Charleaux


Nenhum indicador sério prova que esta seja uma empresa de sucesso. A Libros del Snark, de Santiago do Chile, debutou há cinco meses com O livro do duende Raúl, numa tiragem de apenas 60 exemplares. Faturou R$ 3,5 mil e nem quis fazer mais. Não pagou os direitos de autor do primeiro romance, o duende, que sumiu entre as tábuas do piso onde funciona a editora. E, apesar do lucro parco, as donas da editora ignoraram os inúmeros pedidos de leitores do Chile e do exterior e preferiram parar para descansar. A Libros del Snark é o melhor exemplo de como não conduzir um negócio. E ser feliz. Diz o site que a ideia de fundar uma editora de livros infantis feitos a mão "remonta uma conversa entre a escritoria María José Ferrada e a ilustradora Francisca Yáñez num café de Helsinki, na primavera de 1847". A improvável e fascinante editora não quer ser exemplo para ninguém, nem lidera nenhuma campanha contra as grandes empresas do ramo. María e Francisca, as donas do negócio, só querem fazer livros bonitos. E sem pressa. [saiba +]


Foto adicional: Libros del Snark

Papos & Ideias

Porto Alegre

O escritor Caio Riter participa de uma entrevista poética na Saraiva Mega Store do Praia de Belas Shopping Center, a partir das 19h30 desta quinta-feira, 26 de maio.

Perspectivas para a literatura infantil

São Paulo

O escritor Ricardo Azevedo, a editora Maristella Petrili (Moderna) e José Nicolau Gregorin Filho (USP) participam da mesa redonda Diálogos Literários: perspectivas para a produção de literatura infantil, na próxima quarta-feira, 25 de maio, a partir das 19h30 na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos. Mediação: Maria José Nóbrega. [+ info]

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Poesia: primeiros sintomas

Curitiba


Neste sábado, 21 de maio, Gloria Kirinus autografa Synthomas de poesia na infância, na Livraria Paulinas da Rua Voluntário da Pátria, 225, a partir das 10h.

Após veto, livro do MEC

ensina como lidar com obra de Lobato
iG, 16/05/2011 - por Cinthia Rodrigues


Depois de ter a obra Caçadas de Pedrinho vetada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por racismo, Monteiro Lobato ganhou agora duas páginas com um “modo de usar” em livro que será enviado pelo Ministério da Educação (MEC) a 157 mil professores de 1º ao 5º ano. O volume 19 da Coleção Explorando o Ensino diz que a personagem Tia Nastácia deve ser apresentada com “análise” e sem “julgamento”.

Em outubro do ano passado , o CNE decidiu por unanimidade recomendar que não se distribuísse o livro publicado em 1933 por considerar que algumas passagens são racistas. [sabia +] O veto foi derrubado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que devolveu o texto ao conselho solicitando uma revisão, que não ocorreu até hoje.

Agora, um livro elaborado pela Universidade Federal de São Paulo e que será distribuído no segundo semestre para escolas de todo o país se refere a Monteiro Lobato em capítulo intitulado “Leitura e Compreensão: a ronda dos preconceitos e estereótipos” e explica como os educadores devem tratar de “Tia Nastácia, a inesquecível personagem referida como 'negra de estimação', logo nas páginas iniciais do Sítio do Pica-Pau Amarelo.” [leia +]


Imagem adicional: ilustração de Manoel Victor Filho para as Histórias de Tia Nastácia, de Monteiro Lobato. Obras Completas, vol.4a - 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1972.

domingo, 15 de maio de 2011

75 Anos de Ganymédes José


"Tenho de tirar de minha cabeça tudo o que ela puder dar ao mundo, porque sou agradecido a este mundo e não posso perder um único minuto em minha vida. Sou feliz e gostaria de dividir minha alegria com todos os que se dispuserem a me ler."


Documentário A história de Ganymédes José, produzido pela Prefeitura Municipal de Casa Branca, em 4 partes. Outras informações também no site:

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dois dedos de história no sábado

São Paulo


Lançamento dos livros As lágrimas de Yara, de Ricardo Pombal e Dedê Paiva, e Sai da frente que atrás vem gente, de Marilene Martins e Rogério Serra, neste sábado, 14 de maio, a partir das 12h, na Livraria Cortez (Rua Bartira, 317), nas Perdizes.

terça-feira, 3 de maio de 2011

O conto de fadas através do jogo

São Paulo

A oficina para professores de Anna Flora Coelho acontece em seis encontros de 7 de maio a 11 de junho, a partir das 10h, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37). A oficina possui três eixos integradores: leitura e análise estética dos contos de fadas de Perrault, Grimm e Andersen; panorama histórico da época dos autores; e criação, pelos participantes, de jogos e atividades a partir da leitura dos contos. Vagas limitadas. [+ informações] educativo@casadasrosas.org.br