quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz 2009!

Versos de Natal

"Espelho, amigo verdadeiro,
Tu refletes as minhas rugas,
Os meus cabelos brancos,
Os meus olhos míopes e cansados.
Espelho amigo verdadeiro,
Mestre do realismo exato e minucioso
Obrigado, obrigado!
Mas se fosses mágico,
Penetrarias até o fundo de esse homem triste
Descobririas o menino que sustenta esse homem
O menino que não quer morrer,
Que não morrerá senão comigo,
O menino que todos os anos na véspera do Natal
Pensa ainda em pôr os seus chinelinhos atrás da porta."

Manuel Bandeira, Lira dos cinquent`anos, p. 171.
Ilustração de Willy Pogany (1882-1995)


Que todos os dias de 2009 sejam véspera do Natal!


terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O poeta Manuel Bandeira será o homenageado de 2009


A VII edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty já tem data para acontecer. A Festa começa no dia 1º de julho, quarta-feira, e vai até domingo, 5 de julho.

A FLIP homenageia o escritor pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968). A obra poética de Bandeira ocupa lugar indiscutível na tradição literária brasileira. Livros como A cinza das horas (1917), Carnaval (1919) e Libertinagem (1930) tornaram-se marcos da poesia brasileira – mas há tempos não são objeto de atenção do meio editorial.

O tributo oferecido pela FLIP tem como objetivo alterar esse cenário. “A homenagem da FLIP pretende contribuir para a revalorização da obra poética e para tornar mais conhecidas as diversas faces de Manuel Bandeira”, afirma Flávio Moura, Diretor de Programação da FLIP.

Saiba mais.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Barco a Vapor 2009

Clique na imagem para saber mais


sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Biblioteca digital portuguesa

Público.pt - 17.12.2008 - Nuno Aguiar

"Muito se tem dito sobre os hábitos de leitura dos portugueses não serem os ideais, principalmente os dos mais novos que, cada vez mais, se deixam enfeitiçar pela televisão e, acima de tudo, pela Internet. Como ultrapassar estas dificuldades? Juntam-se os livros à Internet. Desta associação nasceu a Biblioteca de Livros Digitais, que disponibiliza livros dirigidos a crianças e jovens para leitura online.


'Está a surgir uma nova forma de leitura', afirmou Carlos Correia, director do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, responsável pelo projecto.


Na abertura, o site contará com nove livros digitais, alguns deles originais, outros já publicados, e durante o próximo semestre serão colocados mais 35. Os que estarão lá inicialmente serão muito mais do que um texto num computador. Permitirão folheá-los, contam com ilustrações, algumas delas animadas, e terão ainda a opção de serem lidos por actores. 'É altamente criativo. Para os mais pequenos, o uso da voz por actores ajuda-as a ler melhor.'

A Biblioteca de Livros Digitais pretende também criar uma rede social. Aos registarem-se, os utilizadores poderão juntar-se como amigos e participar na secção Os Livros da Malta, onde cada um pode acrescentar algo no final de qualquer livro. 'O livro passa a pertencer a alguém' sugere Carlos Correia.

Esta biblioteca digital, criada em parceria com o Plano Nacional de Leitura [de Portugal], foi apresentada hoje de manhã na Escola EB1 de Telheiras e enquadra-se no Clube de Leituras, uma iniciativa lançada em Junho do ano passado."

***
Lookybook
Dobras da Leitura - 19.12.2008 - Renata Nakano

Impossível deixar de comparar o projeto português com o americano Lookybook, lançado em novembro de 2007 e que foi considerado um dos 50 Best Websites 2008 pela Times Magazine.

A diferença primordial está na proposta dos dois projetos: Lookybook pretende ser apenas uma porta de entrada, um cartão de visita – a cada livro visitado, o site oferece links para websites de compra, como Amazon e Barnes&Noble.


Clique na imagem e "folheie" o livro Ten in the bed,
de Jane Cabrera, no Lookybook.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Herdeiros da Martins Fontes voltam ao comando

Valor Econômico - 12/12/2008 - por Beth Koike

Dois anos após profissionalizar a gestão do negócio com a contratação de um executivo do mercado, a editora Martins Fontes volta a ser administrada pelos herdeiros, que também decidiram dividir o catálogo de cerca de 2 mil títulos. Cada um dos dois filhos do fundador Waldir Martins Fontes, falecido há oito anos, fica com aproximadamente 1 mil títulos, a serem gerenciados de forma independente a partir de 5 de janeiro. O filho mais velho, Alexandre, passa a editar os 1 mil títulos que herdou por meio da sua editora WMF Martins Fontes, criada oficialmente no ano passado, além de administrar duas livrarias na cidade de São Paulo. Os outros 1 mil títulos passam a ser publicados pela editora Martins, idealizada em 2005 por Evandro, que também tem sob sua responsabilidade duas livrarias em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Com essa separação, a antiga empresa Martins Fontes deixa de atuar no mercado. Para a divisão do catálogo foram levados em consideração dois critérios: o número de títulos e o faturamento de cada obra nos últimos dois anos. A Martins Fontes ainda é uma das editoras mais respeitadas no mercado por conta do conteúdo do seu catálogo e tanto Alexandre quanto Evandro têm como prioridade a área editorial.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Letras Fritas: Colônia de Férias Literáreas

A Estação das Letras promoverá em janeiro o Letras Fritas, ciclo de atividades diversas para o público de 8 a 10 anos, envolvendo a escrita e a leitura de modo lúdico e prazeroso. Contação de histórias, teatro, desenho, pintura, colagens, música, dança, encontro com escritores, ilustradores e artistas fazem parte do trabalho que vai ser desenvolvido por profissionais especializadíssimos. A Estação colocou neste pacote lanche e material didático.

Serão duas turmas, sob supervisão da profa. Silvia Carvão: de 12 a 16/01, das 14h às 17h; e de 26 a 30/01, de 9h às 12h. A colônia será realizada na sede da Estação: Rua Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo. Ljs. 107 e 108. Outras informações: (21) 3237-3947.

Natal na Bisbilhoteca

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Editora disponibiliza livros em formato especial

Publishnews - 09/12/2008 - por Redação

Matéria publicada pelo Paraná Online aponta que a pouca disponibilidade de obras literárias em braile ou com caracteres ampliados dificulta o aprendizado de crianças, adolescentes e mesmo adultos que não enxerguem ou possuam baixa visão. A editora Aymará, de Curitiba, porém, está disponibilizando suas obras em formato especial para redes de ensino de todo País e escolas particulares. Os livros são voltados à educação de jovens e adultos. Na reportagem, segundo Áureo Monteiro Gomes Júnior, diretor-geral da Aymará, diz que as obras disponibilizadas em formato especial não terão custos adicionais às redes de ensino e instituições particulares, o que faz parte de um compromisso de desenvolvimento da cidadania adotado pela editora.

Imprensa Oficial vai publicar clássicos da literatura brasileira

Jornal do Brasil - 05/12/2008 - por Redação

Com o aval do governador Sergio Cabral, a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro vai publicar, a partir do ano que vem, clássicos da literatura brasileira para serem distribuídos gratuitamente à população. Cada livro será produzido em grandes tiragens, em torno de 100 mil exemplares, que serão encaminhados, sem custo, às mãos dos leitores. Além de obras literárias, a Imprensa Oficial também deverá colaborar com a Secretaria Estadual de Educação, publicando títulos de livros didáticos para serem empregados em sala de aula. “Vamos inundar o Rio de Janeiro de livros”, disse o presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager, durante a abertura da 40ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO).

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Seminário Internacional Rumos Literatura


O Seminário Internacional Rumos Literatura trata do diálogo entre a crítica literária, os meios de comunicação e as novas vertentes da literatura, entre outros temas. Realizado no Itaú Cultural, em São Paulo, entre 16 e 18 de dezembro, o evento reúne ensaístas, professores, sociólogos, poetas e tradutores. Com curadoria de Samuel Titan Jr., o seminário encerra a edição 2007-2008 do Rumos Literatura com o lançamento do livro Protocolos críticos, que traz o resultado e as reflexões dessa última edição do programa.

Uma oficina será realizada dias 16 e 17, na Casa das Rosas, com a convidada Heloisa Buarque de Hollanda, professora e coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

***

Programação
Entrada franca: ingresso distribuído com meia hora de antecedência

Lançamento
Segunda 15
19h30 - Lançamento livro Protocolos Críticos

Oficina

Terça, 16 e quarta, 17
14h30 às 17h - Literatura ou Práticas Literárias com Heloisa Buarque de Hollanda

Seminários
Terça, 16
19h30 - Crítica Literária e Crítica Cultural com José Miguel Wisnik e Martín Kohan mediação Natalia Brizuel
Seja a respeito da história, seja da música, da política ou do futebol, o crítico literário vive constantemente a tentação íntima - e a solicitação pública - de se pronunciar sobre temas que vão além da arte verbal. Como entender e avaliar esse ímpeto em tempos de crise da cultura letrada e da instituição da literatura? Nesta mesa reúnem-se Wisnik, músico, ensaísta e professor de literatura brasileira na Universidade de São Paulo (USP); Martín Kohan, professor de teoria literária na Universidade de Buenos Aires; e Natalia Brizuela, professora do Departamento de Espanhol e Português da Universidade Berkeley.

Quarta, 17
17h30 - Atualidade de Erich Auerbach com Earl Jeffrey Richards, Leopoldo Waizbort e Martin Elsky mediação Samuel Titan Jr.
Nome central da crítica e da historiografia literária no século XX, Erich Auerbach sempre evitou formular um corpo de doutrina - ao mesmo tempo que encarnava com toda nitidez certa atitude intelectual diante do século e da literatura. Qual a atualidade de sua discrição e firmeza? Debatendo o tema, estão o alemão Earl Jeffrey Richards, professor de literaturas românicas na Universidade Bergische, em Wuppertal; Leopoldo Waizbort, professor de sociologia da USP; Martin Elsky, professor da City University de Nova York; e o curador do seminário, Samuel Titan Jr., tradutor, ensaísta e professor da USP.

19h30 - As Formas da Crítica com Flora Süssekind e Silviano Santiago mediação Lourival Holanda
Do tratado e da epístola à resenha e ao ensaio - a crítica das formas verbais viveu e vive uma contínua transformação verbal, a ponto de muitas vezes confundir-se com a própria criação literária. Por quais caminhos se deu essa reinvenção das formas críticas e o que devemos esperar pela frente? A mesa traz a pesquisadora da Casa de Rui Barbosa e crítica literária, Flora Süssekind; o escritor, crítico literário e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Silviano Santiago; e o ensaísta e professor da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Lourival Holanda.

Quinta, 18
17h30 - Crítica e Poesia com Marco Lucchesi e Marcos Siscar mediação Gonzalo Aguilar
O século XX assistiu à transformação das relações tradicionais entre poesia e crítica: longe de se submeter como objeto passivo ao exame crítico, a poesia moderna, em suas várias vertentes, apresentou-se como lugar privilegiado do exercício da crítica. Lírica e crítica, poesia e reflexão constituem o objeto desta mesa, com a participação do poeta, tradutor de poesia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marco Lucchesi; do professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marcos Siscar; e do professor da Universidade de Buenos Aires, Gonzalo Aguilar.


19h30 - Atualidade de Machado de Assis com João Cezar de Castro Rocha e Pedro Meira Monteiro mediação Sandra Vasconcelos
Medalhão ou subversivo, figura veneranda ou agente provocador? Machado de Assis é o tema desta mesa, que reúne jovens críticos literários para discutir menos o legado e mais o enigma desse autor crucial para a formação da literatura brasileira. O brasileiro radicado na Inglaterra, professor de literatura na Universidade de Manchester, João Cezar de Castro Rocha; o brasileiro radicado nos Estados Unidos, professor de literatura brasileira na Universidade de Princeton, Pedro Meira Monteiro; e a professora de literatura de língua inglesa na USP, Sandra Vasconcelos, debatem sobre Machado de Assis.


Itaú Cultural | avenida paulista 149 − paraíso [próximo à estação brigadeiro do metrô]

informações 11 2168 1777 | www.itaucultural.org.br

Ziraldo ganha prêmio de Humor Gráfico Quevedos

Portal G1 - 10/12/2008 - por Redação

O cartunista Ziraldo foi agraciado com o VI Prêmio Ibero-americano de Humor Gráfico Quevedos pela "qualidade e importância de sua obra", "seu compromisso social" e sua "difusão e grande repercussão internacional". O prêmio, que a cada dois anos é convocado pelos Ministérios da Cultura e de Assuntos Exteriores da Espanha, oferece 30 mil euros (US$ 38,4 mil) e é promovido pela Universidade de Alcalá de Henares, em cuja sede o júri se reuniu. O prêmio homenageia a trajetória profissional de cartunistas espanhóis e ibero-americanos cuja obra se destaque por seu significado social e artístico.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Aviso aos navegantes do Proler

Blog do Galeno - 09/12/2008 - por Galeno Amorim

O Ministério da Cultura pretende repassar, em 2009, recursos para financiar as atividades dos comitês regionais do Proler que forem encaminhadas à Coordenadoria Nacional do Livro e Leitura, via Fundação Biblioteca Nacional. O MinC já colocou até no orçamento do próximo ano uma rubrica para esse tipo de investimento. Aos poucos, as atividades de fomento à leitura vão ganhando espaço nas políticas culturais da pasta, observa Galeno Amorim.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

MEC enviará 130 mi de livros sem nova regra ortográfica

Estado.com - 02/12/2008 - por Redação

Os professores das escolas públicas do País terão um desafio a mais no ano que vem. Vão ensinar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que começa a vigorar a partir de 1º de janeiro, sem ter em mãos material com a ortografia atualizada. O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir 130 milhões de novos livros - a maioria didáticos - que foram editados sem considerar as regras do novo acordo. O problema se dá pelo fato de o processo de compra começar dois anos antes da data de entrega. A primeira leva de livros publicados na nova ortografia só chega a partir de 2010 nas escolas públicas. O livro didático do MEC é usado por três anos em uma mesma escola e a compra das obras é feita anualmente por etapa de ensino - 1º ao 5º, 6º ao 9º ano e médio.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mineiro recebe Prêmio Ibero-Americano

Publishnews - 02/12/2008 - por Redação

O escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, de 64 anos, foi escolhido vencedor por unanimidade pela comissão julgadora do IV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, dentre 23 candidatos ibero-americanos. A entrega do prêmio acontece neste dia 2 de dezembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México. O Prêmio Ibero-Americano SM é promovido por um grupo de instituições lideradas pela Fundação SM e acontece anualmente desde 2004. Campos de Queirós também foi o responsável pelo texto e a organização do livro Nascemos livres, lançamento de Edições SM que apresenta uma adaptação livre e poética da Declaração Universal dos Direitos Humanos para jovens leitores.

Saiba mais aqui.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O Livro Inclinado invade livrarias...


Contação de histórias e oficinas lúdicas, com Amanda Miorim,
ao longo do mês de dezembro.
Clique na imagem para saber mais.

Repensando a Feira com a Escola

Folha do Livro 30 - Câmara Rio-Grandense do Livro, 01/12/2008

Encerrada a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, é tempo de avaliar o que foi realizado e de levantar os acertos, os equívocos e as sugestões de melhora. A partir disso, começaremos a construir a programação da próxima edição, junto com os parceiros tradicionais e novos do evento.
Para tanto, a equipe da Área Infantil e Juvenil, que realiza também o ciclo A Hora do Educador, promove, no sábado (6 de dezembro), o 1º Repensando a Feira com a Escola. O evento acontece no auditório do Instituto Cultural Brasileiro-Norte Americano (Rua Riachuelo, 1257 - Centro), das 10 às 12h30min, como parte da programação da Feira do Caminho do Livro. O Repensando conta com a parceria da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEI-LIJ.
Podem se inscrever para participar do evento professores, diretores e supervisores de escolas, bibliotecários, regentes e atendentes de biblioteca, organizadores de feiras de livros, escritores, ilustradores, contadores de histórias e mediadores da leitura em geral, assim como representantes de editoras, distribuidoras de livros e livrarias. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail sonia@camaradolivro.com.br.
As escritoras Anna Cláudia Ramos, presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – Aeilij –, Sandra Pina e o ilustrador Salmo Dansa, todos do Rio de Janeiro, abordarão o tema A visão do autor sobre os encontros com leitores em escolas e em eventos literários. A mediação será do escritor Hermes Bernardi Jr., coordenador regional da AEI-LIJ.


Programação já definida para a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre
· O seminário A arte de contar histórias: o conto de autor, coordenado pelo escritor e contador de histórias Celso Sisto, terá sua segunda edição com foco no conto popular.
· O escritor Marcelo Spalding coordenará ciclo de atividades para educadores e público jovem relacionadas com a Literatura Eletrônica.
· O ciclo Mutação: HQs, zines e outras histórias terá sua quarta edição.

Informações: (51) 3225 5096, com Sônia Zanchetta, coordenadora da Área Infantil e Juvenil e do ciclo A Hora do Educador.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Livros e família: leituras compartilhadas



Queridos,

neste mês, excepcionalmente na primeira quinta do mês e não na última, como é de praxe, realizaremos o último Leitura em Debate: a literatura infantil e juvenil do ano. Não percam, pois será uma tarde recheada de emoções e leituras compartilhadas. Espero todos vocês na Biblioteca Nacional às 16h.

Lembrando que quem não puder estar presente na BN pode assistir em tempo real pelo site do Instituto Embratel: www.institutoembratel.org.br. Basta entrar no site às 16h, clicar em TVPontocom e assistir. Beijos,

Anna Claudia

Vitrine Express: cada muriqui na sua

Dobras da Leitura recebeu... Informações do catálogo on-line.



Malcriadas, de Maria José Silveira, il. Ionit Zilberman — Nanda está prestes a completar 14 anos e vai ganhar "o passado" de sua família como presente de aniversário. Finalmente ela conhecerá o que sua mãe lhe escondeu até então. Nesse segredo, estão marcadas três gerações de mulheres, que construíram uma história cercada de preconceitos e coragem.


Histórias do além: as sete vidas de Bertran, de Valquíria Prates e Bianca Corazza, com ilustrações de Alexandre Telles — Maria Elvira é uma menina queadora o seu gato Bertran. Um dia, ao voltar para casa, Maria Elvira descobre que ele morreu. Acompanhada por sua amiga invisível, Maria Elvira passeia por museus, lê livros sobre tradições indígenas e vikings, consulta ciganas, benzedeiras e encontra diversas explicações para a morte. Dessa forma, ela encontra uma maneira de lidar com a perda e percebe novas formas de entender o mundo.


O tempo das surpresas, de Caio Riter e ilustrações de Adams Carvalho — Internado há meses em um hospital, o jovem Alexandre lembra-se de vários acontecimentos e reavalia sua vida pregressa à luz do impasse da doença e do risco de morte iminente. A partir do relato em primeira pessoa, o livro explora o contraste entre as descobertas, sonhos e aspirações característicos da adolescência e a ruptura angustiante (tanto para o doente como para os que o cercam) imposta pelo combate ao câncer.

Newberry Library oferece bolsa de estudos

A Newberry Library, uma biblioteca independente em Chicago, Illinois, abriu inscrições para seu programa de Bolsa de Estudos em Humanidades 2009-2010. Essa bolsa ampara pesquisas que exijam residência na biblioteca disponiblizando o valor de $25.500 a $70.000.

***

Newberry Library Fellowships in the Humanities, 2009-2010

The Newberry Library, an independent research library in Chicago, Illinois, invites applications for its 2009-2010 Fellowships in the Humanities. Newberry Library fellowships support research in residence at the Library, and all proposed research must be appropriate to the collections (excluding the Terra Foundation Fellowship and certain short-term awards). Our fellowship program rests on the belief that all projects funded by the Newberry benefit from engagement both with the materials in the Newberry's collections and with the lively community of researchers that gathers around those collections. Long-term residential fellowships are available for periods of six to eleven months to postdoctoral scholars who must hold the Ph.D. at the time of application. The stipend for these fellowships ranges from $25,500 to $70,000. In 2008-2009 the Library inaugurated a new Terra Foundation for American Art Fellowship in Art History carrying an academic-year stipend of $70,000 for a full professor (or its equivalent outside the academy) and $50,400 for all other awardees. Short-term residential fellowships are intended for postdoctoral scholars or Ph.D. candidates from outside the Chicago area who have a specific need for Newberry collections. The tenure of short-term fellowships varies form one week to two months. The amount of the award is generally $1600 per month. Applications for long-term fellowships are due January 12, 2009; applications for most short-term fellowships are due March 2, 2009. For more information or to download application materials, visit our website at http://www.newberry.org/research/felshp/fellowshome.html

If you would like materials sent to you by mail, write to the Committee on Awards, 60 West Walton Street, Chicago, IL 60610-3380. If you have questions about the fellowships program, contact research@newberry.org or (312) 255-3666.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Lançamento O pequeno crocodilo

Leia a resenha de Peter O`Sagae
na Vitrine Literária
do Dobras da Leitura 57.

Inscrições prorrogadas para o concurso Cepetin

Foi adiada a data de encerramento das inscrições do concurso nacional Cepetin de textos para teatro infantil até o dia 15 de dezembro (data limite para a postagem no Correio), respondendo a essa solicitação dos participantes e tendo em vista o grande número de pessoas interessadas em se inscrever no Prêmio Ana Maria Machado.

Veja o regulamento/2008 no site.

O lançamento dos três textos ganhadores em 2007, agora editados em três volumes separados, foi realizado no dia 17 de novembro, no Teatro Ziembinski, e estarão em breve no site para compra (aceitamos pedidos de doação para bibliotecas).

Papos de Rodapé com Gabriel, o Pensador



A Casa da Leitura realiza no dia 15 de dezembro, às 15h, no auditório Clarice Lispector, mais um encontro do Papos de Rodapé, com a presença do escritor, cantor e compositor Gabriel O Pensador. A mediadora do evento será a poeta Suzana Vargas. Durante o encontro, Gabriel irá falar sobre a importância da leitura para o êxito de sua carreira, tendo conquistado prestígio através do talento de suas intervenções poéticas em fatos de domínio público. Recentemente, o cantor lançou a obra Meu primeiro rubro-negro, que faz parte de uma série de livros infantis.

sábado, 29 de novembro de 2008

Mitos brasileiros em Cordel

Hoje!

“Já os MITOS eu rimo sem enganos
Para todos que leem os versos meus
São misturas dos povos europeus
Dos indígenas e também dos africanos

...

O CORDEL é também literatura
Que nasceu no nordeste brasileiro
Bem rimada e falada o tempo inteiro
O retrato perfeito da cultura”

Vitrine Express: o Príncipe e o Frango

Dobras da Leitura recebeu...

Esta história se passou num reino distante do Oriente e começou numa festa na corte, em que estavam presentes soberanos e embaixadores, princesas e comandantes, sábios e astrólogos, músicos e poetas.

De repente, o filho do rei tirou todas as suas roupas, até ficar completamente nu.



40 Anos da FNLIJ, o livro e o documentário

Leitura e novas tecnologias



Vitrine Express com Sonia Salerno Forjaz

Dobras da Leitura recebeu... Informações da quarta-capa.



Um caso para Mixter X, il. Victor Tavares (Moderna) —Xisto bem que poderia ser apelidado de Sherlock. Mas não. Apenas o chamam de Mister X, um detetive mirim que descobre coisas que somem ou aparecem misteriosamente, decifra enimas... revolve qualquer parada! Desafiamos você a desvendar antes dele os casos do relógio roubado, da pérola e da borracha perfumada! Boa sorte!


De Sonia Salerno Forjaz, Tempos de viver (DeLeitura) — Márcia e Ivan têm razões de sobra para agirem da maneira como agem, de sentirem o que sentem, de serem quem e como são. Seus pais, bem como os pais de seus amigos, frutos de uma geração conquistadora, têm outros fortes motivos para caminharem por estradas diversas. Como saber quem está com a razão? Existe mesmo uma razão única? Qual o verdadeiro senso do limite?


Acorda! Que a corda é bamba: um grito de alerta para a drogas, il. Daniel Lopes (DeLeitura) — Assim que terminaram as aulas, Vilma guardou seu material e pregou no mural o boletim onde a palavra "aprovado" aparecia em letras garrafais. Cheia de planos, ligou para os amigos do condomínio da praça e combinou o reencontro para as férias. Tudo parecia pefeito [...] porém a aparente harmonia ocultava uma atmosfera de mistério e perigo.


Um gosto de quero mais, il. Ricardo Dantas (FTD) — Olhos abertos, ouvidos atentos, coração batendo a mil, pressa, uma descoberta atrás da outra... esse é o gosto do quero mais. Cuidado, dizia a mãe de Cely. Carinho é bom, nosso corpo é belo, mas... muito cuidado. Meu pai me mata, dizia Darlene. Mas... comigo não acontece, pensavam as meninas na fase do quero mais. Como espantar desejos e a vontade de sair dos limites?

Viajando nas ondas do rádio ontem e hoje

Acontecendo no Rio...


Histórias ao pé do ouvido ou histórias através do rádio? Há lugar para as duas formas e muito mais na 7ª edição do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias – que este ano homenageia o centenário de Almirante (Henrique Foréis Domingues) - a maior patente do rádio brasileiro e criador do programa Incrível, fantástico, extraordinário, sucesso nas décadas de 30 e 40. A programação do evento – gratuita – sujeita à lotação do espaço, inclui mesas redondas, oficinas, mercado da palavra (com apresentações de contadores de histórias e espaço de leitura), e a famosa Maratona de Contos com 24 horas seguidas de histórias reunindo atrações para todas as idades – dos pequenos aos adultos.

Programação:
www.sescrio.org.br
www.simposiodecontadores.com.br
Inscrições grátis para oficinas:
www.casadoseventos.com.br

Outras informações
(21) 3904-2210 - (21) 9828-0767
simposio2008@simposiodecontadores.com.br

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

NOMA Encouragement Prize para o Brasil

Resumo do Cenário


No dia 6 de novembro, o júri internacional do 16th Noma Concours for Picture Book Illustrations, 2008, reuniu-se em Tóquio e conferiu o grande prêmio do ano a Wen Hsu (Costa Rica), pelo trabalho Nadi & Xiao Lan. Os dois segundo lugares couberam a Fereshteh Najafi (Irã) e Alaeldin Elgizouli Naeim (Sudão). Ao todo, competiram 440 trabalhos produzidos em 50 diferentes países e, entre 33 selecionados para figurar em catálogo e mostras, foram escolhidos dez ilustrações sob a rubrica ‘Runner-Up’ e vinte outros trabalhos receberam medalha de incentivo, a ‘Encouragement Prize’.

Duas medalhas são brasileiras.


Maurício Negro foi reconhecido por seu trabalho de ilustração com pirogravura tingida com pigmentos naturais, presente no livro Outras tantas histórias indígenas de origem das coisas e do universo, de Daniel Munduruku (Global). Também Cláudio Martins, com as imagens de Vovó (Paulinas).

O concurso Noma é organizado, desde 1978, pelo Asia/Pacific Cultural Centre for Unesco (ACCU), com a intenção de revelar e promover a atividade artística de ilustradores da Ásia (exceto Japão), Pacífico, Estados Árabes, América Latina e Caribe. Sempre no ano seguinte à seleção, os trabalhos premiados são exibidos na Biblioteca Internacional de Literatura Infantil de Tóquio, no Japão, e durante a Bienal Internacional de Ilustração, na Eslováquia. Mais informações, no website do Prêmio NOMA, a partir de janeiro de 2009.

Cuidado com o jacaré ;-)

Bilo



Vitrine Express: Amarelo, verde e rosa

Dobras da Leitura recebeu...



Figurinha carimbada, de Márcio Araújo, il. Renato Alarcão. Assim que a gente lÊ a primeira frase de cada um dos contos, já fica amigo do personagem, querendo saber onde é que aquele menino ou aquela menina vão parar. Na minha opinião, é isso o que interessa hoje: trazer para a garotada figurinhas que divirtam e estimulem a pensar que o melhor mesmo é levar a vida com alegria, leveza, amor e amizade. [texto da quarta capa assinado por Toni Brandão]

De Juva Batella, Em busca do amor perdido: de como Clara, que será escritora, escreveu um livro, il. Guazzelli. Esta história de amor é daquelas de antigamente: começa em 1930, quando Amália era uma menina de quinze anos, e termina somente em 2007, quando ela morre, já bem velhinha [...] A Clara conta, nesta história, como foi que a sua avó conheceu o Amâncio, que teve de ir embora da cidadezinha onde os dois moravam e namoravam, e como foi que, mais tarde, ela viria a conhecer o Renato, com quem acabou se casando e tendo uma filha. É ainda a história da própria Clara escrevendo e aprendendo a escrever, num único dia, o seu primeiro livro. [texto da quarta capa]

A verdadeira história da Alice, de Rita Taborda Duarte (Portugal), il. Thais Beltrame. Esta Alice daqui bem que tentou falar a língua difícil dos adultos. Mas aquilo não fazia muito sentido. Pediam-lhe que não se pendurasse nos braços da cadeira. E cadeira tem braços? Diziam-lhe que não riscasse as pernas da mesa da sala. E por acaso as mesas têm lá pernas? Àquela senhora pobrezinha, que vivia naquela casa pequenina, ao fim da rua, chamavam Dona Chica, mas a Alice sabia muito bem que a pobre da Chica não era dona de nada. Então, por que aquele nome de Dona Chica que lhe davam? [texto da quarta capa assinado por Juva Batella]

Oficina de Criação de Texto



Em 22 de janeiro de 2009, inicia-se novo grupo de trabalho, com 5 meses de duração, na Oficina de Criação Literária Gato de Máscara. Este curso foi planejado com o objetivo de estimular e desbloquear a criatividade, exercitar flexibilidade de idéias, desenvoltura e clareza na comunicação, imaginação, concisão e expressividade na redação. Através dos procedimentos de criação literária (da poesia, do conto breve e da crônica) o freqüentador desenvolve a redação, aplicável a qualquer gênero de texto ou mídia (jornalística, publicitária, dramatúrgica, acadêmica, literária, etc).

Orientação de Regina Gulla
www.gato-de-mascara.com.br
Valor da aula - R$80,00 por pessoa (o acerto é feito no dia da aula)
O material necessário - lápis ou caneta.
Local - Atelier Gato de Máscara
Rua Fradique Coutinho, 1884
(Entre a Rua Purpurina e a Rua Natingui)
Vila Madalena
São Paulo/SP
Tel. - (011) 3032.7980

Reinações "de" pijama listrado



terça-feira, 25 de novembro de 2008

Vem cá brincar com Elias José!!!

Roedores de Livros, 20/11/2008 - por Tino Freitas

O sol descansava no Guaíba naquela segunda-feira, 10 de novembro, quando comecei a tocar os primeiros acordes de RIMA PRA POETA, canção que fiz em homenagem ao nosso querido ELIAS JOSÉ. Era um encontro de escritores, ilustradores, editores, livreiros, professores, admiradores, AMIGOS do poeta que, há poucos meses, foi conhecer as estrelas. A palavra mais repetida naquela noite foi GENEROSIDADE. E quanto Elias José foi generoso!!! Muitos falaram ao microfone de seus encontros com o Poeta, outros escolheram poemas de Elias José. Muitos se calaram entre lágrimas de emoção e de saudade. Entre os presentes, Silvinha, sua esposa, e a filha Lívia. Ao final, novamente ao som da música Rima pra Poeta, o público se confraternizou e brincou numa roda que cantava repetidamente o refrão: "Vem cá / achar uma rima pra Poeta / Vem cá / Brincar com Elias José". Brincamos todos. EMOCIONANTE!!!

Para os que quiserem recordar aquele encontro ou para os que quiserem conhecer a música, tomei a liberdade de fazer um clipe com fotos tiradas por amigos, a ilustração que Elma fez em homenagem ao Poeta e capas de livros de Elias José. Assistam e brinquem conosco.




Kirinus no palco


Um pouco de lírica, um pouco de mímica e os textos de Gloria Kirinus saltam do papel: fazem presença no palco as adaptações de Quando as montanhas conversam (Dobras da Leitura 52) e O sapato falador (em breve).


Pilha de livros virtuais

O Globo - 25/11/2008 - por Elis Monteiro

Uma biblioteca virtual que publica conteúdo enviado por editoras, universidades e também pelos internautas, ou seja, algo como um Flickr ou um YouTube, só que voltado para a leitura. Assim pode ser definido o portal NeoReader, que ainda está em fase beta e em vias de chegar à versão final. Livro, revista, artigo, poesia, crônica, manual, qualquer coisa que seja digitalizada pode ser enviado para o portal, em qualquer formato Office. Assim que chegam lá, os arquivos são convertidos para PDF. Para que os internautas tenham acesso aos conteúdos, o portal oferece um aplicativo gratuito de visualização e de upload de material. A partir desse software, qualquer material impresso pode ser transportado e hospedado na internet e categorizado, para facilitar a pesquisa. Lá já estão revistas, livros e boa parte do conteúdo que já caiu em domínio público - como as obras de Machado de Assis.

Eventos literários ajudam na formação de novos leitores?





Minhas Contas

Lançamento de livro tem roda de capoeira