Pois mal temos uma palavra para picture book no Brasil e já ficamos sabendo de um festival internacional com esse nome. Olhando rapidamente no website do prêmio, não encontrei a definição deles. Afinal, o que é picture book?
Bem, alguns autores estrangeiros defendem que seria um livro em que a narrativa da imagem fala tanto ou mais que a no verbal, em que os dois códigos interagem de maneira que a âmago da leitura final seria bastante diferente se eles estivessem separados.
Claro que essa linha é muito tênue e subjetiva, o que dificulta muito o trabalho de quem recebe vários livros e precisa catalogá-los sem fazer uma análise mais aprofundada de cada um.
Aparentemente, esse pessoal – depto comercial (divulgadores, livreiros etc.) e bibliotecários – considera picture book um livro em que a imagem ocupa bastante espaço no livro, independentemente se ela é apenas redundante ao que o texto verbal diz. Conversando com Hella Jahncke, uma das bibliotecárias da IJB (biblioteca em Munique onde estou e passarei os próximos três meses), descobri que esse é o critério que ela usa.
Ah, sim, claro! Vejamos aqui os ganhadores do 1st Picture book festival. Se puderem, comentem: o que é picture book para vocês?
Querida Renata, É sempre muito bom pescar suas notícias chucrutianas. Aproveite TUDO daí. Por aqui, a gente só saboreia as novidades. Beijundas e até.
ResponderExcluir