terça-feira, 30 de março de 2010

Um sopro de inspiração...

Resumo do Cenário

O Fondo de Cultura Económica (México) promove o XIV Concurso de Álbum Ilustrado A la orilla del viento, com o intuito de promover a criação literária e a ilustração para crianças e jovens.


Aberto a autores de qualquer nacionalidade, o concurso aceita a inscrição de obras inteiramente inéditas em língua espanhola, na forma de livros ou álbuns ilustrados, bem como histórias narradas apenas por imagens, excluído, portanto, qualquer trabalho sem ilustrações. O regulamento prescreve ainda que a proposta deva atender ao conceito de álbum ilustrado, ou seja, um livro em que a história seja contada através da ilustração e do texto verbal, de tal modo que os códigos se complementem ou estejam intimamente relacionados.

As inscrições encerram-se no dia 31 de agosto de 2010 e o trabalho deverá ser apresentado em um protótipo do livro (boneco), com a versão final do projeto gráfico, texto, cor e ilustrações; o tema, o formato do livro/álbum e a técnica de ilustração são livres; extensão máxima do trabalho: 48 páginas.

* Veja o regulamento completo
XIV Concurso de Álbum Ilustrado A la orilla del viento


Reconhecido e cobiçado entre escritores e ilustradores, o concurso permite ao vencedor integrar a prestigiada coleção “A la Orilla del Viento”, na companhia de autores como Anthony Browne, Oliver Jeffers, Satoshi Kitamura, Ian Falconer, autor da série Olívia, entre outros, admirados em todo mundo pela qualidade literária de suas histórias e pela qualidade plástica dos artistas que as ilustram.

convite


Car@ Colega,

Estamos organizando o GT 12 - (DES)CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE LEITORES - no IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL), a ser realizado no período de 20 a 22 de outubro de 2010, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Campus da Grande Florianópolis, Unidade Pedra Branca, Palhoça, SC.

As inscrições para submissão de proposta de comunicações e pôsteres ocorrerão no período de 16/03/2010 a 30/04/2010. As propostas de trabalho para o GT 12 devem ser enviadas para o e-mail: gtleitura@gmail.com. Agradecemos a participação.

Cordialmente,
Clara Dornelles - UNIPAMPA
Eliane Santana Dias Debus - UNISUL


GT 12 - (Des)caminhos da formação de professores formadores de leitores

Este grupo temático tem como objetivo promover discussão de cunho inter/transdisciplinar sobre metodologias e práticas de ensino voltadas para a formação de leitores. Desde a década de 1980, estudos nas áreas de língua portuguesa e de literatura têm defendido a centralidade do texto nesse processo de formação e a necessidade de se olhar para esse objeto enquanto discurso, ou seja, considerando o lugar sociohistórico em que os textos são/foram produzidos e/ou lidos. A leitura, por sua vez, tem sido compreendida como processo de interpretação gerado no diálogo com textos e seus contextos de produção, circulação e recepção, e como prática social e dialógica, ou, ainda, no dizer bakhtiniano, como uma “fala viva”. Esta é também a orientação dos documentos de referência para área de língua portuguesa e literatura, em particular das propostas curriculares de ensino para a educação básica, que desde a década de 1990 têm repercutido sobre a formação inicial e continuada de professores.

As questões que nos têm mobilizado nos cursos de formação de professores englobam desde a problematização das concepções de texto e de leitura, até a reflexão sobre os projetos de letramento escolar e de mediação de leitura, a didatização dos gêneros literários e não-literários na sala de aula, e o ensino de gramática ligado à construção de sentido do texto. Essa reflexão tem envolvido a consideração das experiências de leitura de crianças, jovens e adultos, e da relação dessas experiências com as especificidades das histórias sociais, culturais e econômicas desses grupos. Tem-nos interessado, também, pensar em nossas próprias estratégias de trabalho nos cursos de formação e, sobretudo, compreender algumas das inquietações postas por professores em formação e em serviço, as quais tematizam o hiato entre teoria e prática e nos explicitam o desafio de pensar em “como” ensinar e “por quê”.

Por entendermos que formar leitores é um objetivo compartilhado por professores de língua portuguesa e de literatura, este grupo pretende integrar pesquisadores de ambas as áreas interessados em problematizar, de um lado, (1) a formação de professores formadores de leitores e, de outro, (2) experiências de formação de leitores levadas a cabo na sala de aula de ensino fundamental ou médio. É de nosso interesse contemplar pesquisas de diferentes abordagens teóricas, mas que enfatizem o caráter qualitativo de suas problemáticas. Esperamos, assim, mapear as iniciativas regionais que têm dialogado com as políticas oficiais de formação de leitores no dia a dia da escola e da universidade.


Mais informações:
www.celsul.org.br

sábado, 27 de março de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Prêmio VivaLeitura



Estão abertas as inscrições para o Prêmio VivaLeitura 2010, que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer experiências relacionadas à leitura. O Vivaleitura é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), dos ministérios da Cultura e da Educação. O Prêmio tem execução e patrocínio da Fundação Santillana. Trabalhos em prol da leitura desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil inteiro podem ser inscritos em três categorias distintas: “Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; “Escolas públicas e privadas”; e “Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais”. Os trabalhos podem ser cadastrados até 2 de julho de 2010, tanto pelo site como por via postal. Mais informações no portal: www.premiovivaleitura.org.br

quinta-feira, 25 de março de 2010

Livro Falado



A oficina de capacitação de ledores trabalha com indicações fundamentais, desenvolvendo técnicas vocais de dicção para uma leitura clara que não comprometa a compreensão do texto; técnicas de boa leitura, respeitando as normas gramaticais; e o manuseio do programa livre de gravação e edição de voz, tendo como produto final CDs. Coordenação: Analu Palma. Início: 8 de abril.

quarta-feira, 24 de março de 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

6º Prêmio Barco a Vapor

registra mais de 500 inscrições
Edições SM - 17/03/2010

O maior prêmio brasileiro destinado a originais inéditos de literatura infantil e juvenil, o Prêmio Barco a Vapor, registrou 557 inscritos na sua sexta edição. As inscrições encerraram-se em fevereiro. O Prêmio é promovido pela Fundação SM em todos os países onde o Grupo SM atua. O ganhador da edição brasileira será divulgado no segundo semestre de 2010 e receberá R$ 30 mil em dinheiro, referente ao adiantamento de direitos autorais, além de ter sua obra publicada por Edições SM.

terça-feira, 16 de março de 2010

52º Jabuti tem duas novas categorias

PublishNews - 10/03/2010 - Por Redação

A 52ª edição do Jabuti chega cheia de novidades. Neste ano, o público poderá votar pela internet e os três livros mais votados ganham uma estatueta. Também poderá ganhar um Jabuti o profissional de comunicação que se destacar por sua atuação pela causa do livro e da leitura.

Editoras, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers podem inscrever suas obras até o dia 31 de maio. E lembrando: para participar, o livro deve ter sido editado no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009.

A novidade do ano passado – a inclusão de uma nova categoria para homenagear obras de outros países traduzidas para a nossa língua – vai ser repetida. Desta vez, o idioma espanhol foi o escolhido. Em 2009, foi o francês. Para outras informações, acesse o site do Prêmio Jabuti.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Feira do Livro Infantil de Bologna



Treze editoras participam da Feira de Bologna
CBL Informa, 04/03/2010 - Redação

A mais importante feira infanto-juvenil do mundo, aberta somente para os profissionais do mercado editorial, acontece de 23 a 25 de março. Um dos estandes brasileiros na Feira do Livro Infantil de Bologna será organizado pela CBL em parceria com a Apex-Brasil, por meio do projeto setorial Brazilian Publishers, com área de 96m². O outro ficará a cargo da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), que já organiza a participação do Brasil na feira desde 1974. Por conta do perfil do evento, o espaço será montado para atender essencialmente a encontros de negócios entre editores. As empresas que estarão presentes são: Callis, Cosac Naify, DCL, Elementar, FTD, Manole, Melhoramentos, Pallas, Panda Books, Pinakotheke, Positivo, Rideel e Todolivro. Juntas, elas apresentarão mais de 809 títulos e 1.181 exemplares de livros.

Os vencedores de Bologna 2010

Planeta Tangerina - 01/03/2010




Os vencedores dos Bologna RagazziAwards 2010 já foram anunciados:

- Na Categoria Fiction: De Boomhut (editora Lemniscaat, Holanda)
- Na Categoria Non-Fiction: The Riverbank (editora The Creative Company, EUA)
- Na Categoria New Horizons: Do! (editora Tara Books, Índia)
- Na Categoria Opera Prima: There was an old lady who swallowed a fly (Chronicle Books, EUA)



Imagens e informações sobre todos os premiados e menções especiais, aqui. Vale a pena clicar em "What the jury said" junto a cada livro para conhecer melhor "the reasons behind the choice" (aprende-se sempre alguma coisa importante). Este ano, fizeram parte do Júri: Antonio Faeti, Ginette Caron e Jacob Hope. Para saber quem são e o que fazem os jurados deste ano, aqui.

domingo, 14 de março de 2010

Alberto, o menino que gostava de ler

PublishNews - 12/03/2010 - por Roney Cytrynowicz

Como incentivar crianças e jovens a ler livros e, mais do que isso, a ter prazer pela leitura? É claro que em uma época na qual os livros vêm sendo encarados cada vez mais com utilitarismo, fica difícil dizer às crianças e aos jovens: leiam por prazer, pelo gosto de imaginar e fantasiar, de viajar por outras idéias, mundos, possibilidades, leiam sem compromisso e largados em cima de um sofá (sem obrigação diante de testes e provas).

Sem sair à procura de uma resposta... vale a pena conhecer uma história acontecida há um século e meio, no interior de Minas Gerais. Nascido em 1873, o menino Alberto gostava muito de ler as histórias de ficção-científica do escritor francês Julio Verne, que seu pai, engenheiro, comprava [continua...]

No Galpão das Meninas do Conto

São Paulo

Ilustrador brasileiro expõe em Los Angeles

PublishNews - 10/03/2010

A exposição Monsters and Miracles: A Journey through Jewish Picture Books, que acontece de 8 de abril a 1º de agosto no Skirball Cultural Center, em Los Angeles (Estados Unidos), contará com a participação de importantes artistas do cenário internacional, incluindo o ilustrador brasileiro Renato Alarcão, com o livro ABC do Mundo Judaico (48 pp., R$ 30), escrito por Moacyr Scliar e publicado por Edições SM no Brasil e Espanha. Renato é designer gráfico com mestrado em ilustração pela School of Visual Arts de Nova York, tem trabalhos publicados no jornal The New York Times e em diversas revistas e livros dos Estados Unidos e Brasil.

sábado, 13 de março de 2010

Reinações com Clarice Lispector

Caio Riter avisa os confrades de Porto Alegre

Brincando de ser Clarice Lispector

O Estado de S. Paulo - 12/03/2010 - por Dib Carneiro Neto

Ricos em significados, densos em emoções, arrebatadores em sinceridade. Como toda a obra de Clarice Lispector, assim são também os livros que ela escreveu destinados ao público infantil. Em cartaz em São Paulo até o dia 28, depois de temporada no Rio, A Mulher Que Matou os Peixes e Outros Bichos é espetáculo de teatro que consegue ser fiel à grande autora e ao mesmo tempo ser contemporâneo na linguagem cênica. A diretora Cristina Moura enche o palco de brincadeiras, do primeiro ao último minuto. Personagens brincam de muitas coisas: dançar, apostar corrida, adivinhações, imitações, até de dormir e, sobretudo, de contar histórias. Sem ranço retrô de quintal de antigamente. É proposta moderna, com DJs, guitarras, bateria, telões e iluminação de impacto (assinada por Enrique Diaz). A adaptação dos contos de Clarice, com dramaturgia de Isabel Muniz, além desse alto astral, é de uma delicadeza emocionante.

Foto: Mari Stockler

A mulher que matou os peixes... e outros bichos
SESC Avenida Paulista
Sábados e domingos às 16h
Até 28 de março

Crianças brasileiras são sortudas!

PublishNews - 12/03/2010 - por Luciana Melo

Professoras de Tchechelnik, na Ucrânia, cidade natal de Clarice Lispector, pediram para providenciar a tradução das obras infantis de Clarice para o idioma local. O desejo delas foi revelado pela professora de literatura Nádia Battella Gotlib, durante palestra na última quarta-feira na Livraria da Vila. Segundo a professora de literatura, a única obra traduzida para o russo é A cidade sitiada, destinada aos adultos.


quinta-feira, 11 de março de 2010

CILELIJ em 8 posts

Resumo do Cenário, por Peter O’Sagae e Luiz Sposito

O Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – CILELIJ é uma iniciativa da Fundação SM. Em sua primeira edição, foi realizado na cidade de Santiago, no Chile, entre 24 e 26 de fevereiro, com a colaboração da Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus (DIBAM), organismo do Ministério de Educação do Chile, e com o patrocínio da Academia Chilena de Língua. Sua extensa e intricada programação — a respeito do passado, presente e futuro da LIJ — foi interrompida em razão do terremoto que abalou o país, na madrugada do dia 27 de fevereiro.

Agradecemos a acolhida e a segurança que os organizadores do congresso e a Fundação SM deram a todos os seus conferencistas e convidados, nos dias imediatos à tragédia, bem como a dedicação dos amigos chilenos, funcionários do Hotel Plaza San Francisco e da equipe de produção Mano Invisible; agradecemos especialmente a tranquilidade, a paciência e o companheirismo de Claudia Fres Fernández, Daniela Coopman e “la otra” Daniela, Fernanda Auda (Fenha) e Magdalena Labarca.

Nas postagens que seguem, um resumo bem particular do maior congresso sobre LIJ já realizado, com a participação de escritores, ilustradores, especialistas e pesquisadores de toda a América Latina e Espanha.

Abertura do congresso



José Luis Cortés, Diretor Corporativo de Publicações Infantis e Juvenis do Grupo SM e membro do comitê organizador do CILELIJ 2010, na noite de abertura do congresso. Visão geral do hall do Museu de Belas Artes, 24 de fevereiro. Fotos: Divulgação Cilelij.

Com um senso de humor peculiar, a partir da manhã seguinte, o afável anfitrião nos aguardava com uma insuspeitada artimanha. Como descreveu Sergio Andricaín, da revista Cuatrogatos: “José Luis Cortés é uma espécie de ‘domador de circo’, um tirano do tempo de que dispõe cada participante [...] apareceu com uma caixinha de música, em forma de carrossel, que faz tocar cada vez que se esgota o tempo de um expositor.”

Autoras brasileiras



Noite de celebração, noite de homenagem a cinco importantes autoras da literatura infantil e juvenil ibero-americana: a mexicana Teresa Castelló Yturbide, a chilena Alicia Morel, a espanhola Monserrat del Amo, a argentina María Elena Walsh e “la brasileña” Lygia Bojunga.

A primeira conferência do CILELIJ 2010, manhã de reflexão com a escritora Ana Maria Machado: Independência, cidadania e literatura infantil.

A ilustração da literatura infantil e juvenil brasileira representada pelos traços serenos da autora mineira Angela-Lago. Foto: Resumo do Cenário.

Primeiro dia



Participantes do Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – CILELIJ 2010, em frente ao MAC de Santiago do Chile. Foto: Divulgação Cilelij.


O argentino Istvansch, após sua apresentação da história da ilustração latino-americana, acompanha a exposição de Dolores Prades e Maísa Kawata a respeito dos caminhos editoriais do livro infantil, na América Latina, como uma afirmação dos processos de independência e das diferentes realidades nacionais. Foto: Resumo do Cenário.

No final da tarde,




... a Biblioteca Nacional do Chile tornava-se palco de entrevistas simultâneas com escritores de diferentes países. No dia 25 de fevereiro, o escritor chileno Marco Antonio Parra conversou com Monserrat del Amo (Espanha), Ana Maria Machado (Brasil) e Aramís Quintero (Cuba): Para que serve a literatura infantil?

Comunicação a duas vozes




A catalã Teresa Colomer e o cubano Luis Cabrera traçaram o panorama da literatura infantil atual na Espanha e na América Latina. Foto: Divulgação Cilelij. Congressistas lotam o hall do Museu de Arte Contemporânea. Foto: Resumo do Cenário.

Nosso rosto, vários traços


Existe um estilo ibero-americano de ilustração para livros infantis? Mesa redonda dedicada aos livros ilustrados de literatura para crianças e jovens, com a presença de Fabricio Vanden Broeck (México), Rosana Faría (Venezuela), Enrique Martínez (Cuba) e Angela-Lago (Brasil). Coordenação do venezuelano Fanuel Díaz. Foto: Divulgação Cilelij.

Olhando para o alto: a imagem do grupo de ilustradores refletida no teto de vidro do Museu de Arte Contemporânea. Foto: Resumo do Cenário.

Gracias, Mont!



A voz cálida de Montserrat del Amo trouxe histórias para pacificar o medo dentro de nós, por volta das 5h00 da manhã de sábado, no saguão do Hotel Plaza San Francisco. Quase ninguém se atreveria a subir para os quartos e ouvíamos o conto de um jovem aprendiz e suas descobertas, depois de muito tempo à espera das lições de seu mestre. ¡Atención! aos detalhes de uma vida, como o frescor da água que nos lava a pele, a alma e leva a sede embora; a dureza saborosa de cada grão de arroz e a fragrância adocicada de uma laranja.

Na foto do Resumo do Cenário: Victoria Fernandes, Gemma Lluch, o ilustrador Istvansch e Tânia Rösing. "¡Y colorín, colorado, este cuento se ha acabado!".

sexta-feira, 5 de março de 2010

Casa da Leitura recebe propostas de cursos

Boletim da Fundação Biblioteca Nacional – Edição 155

A Casa da Leitura da Biblioteca Nacional recebe, até o dia 23 de março, propostas de cursos voltados para formação continuada prioritariamente de professores e bibliotecários da rede pública e outros mediadores de leitura. Os cursos serão realizados na Casa da Leitura, sede do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler, na cidade do Rio de Janeiro, durante o ano de 2010.

O edital pode ser acessado no endereço: www.bn.br/proler/cursos.htm.

Rumos Itaú Cultural 2010



Estão abertas as inscrições para quatro editais do programa Rumos Itaú Cultural 2010: Literatura, Pesquisa, Música e, pela primeira vez, Teatro.

O Rumos faz parte das ações permanentes da instituição desde 1997, como um programa de fomento à produção artística e intelectual do Norte ao Sul do país. As inscrições, gratuitas e feitas exclusivamente pelo site, começam no dia 3 de março e vão até 30 de junho, à exceção do Rumos Literatura, com prazo estendido até 31 de julho. Os interessados podem se inscrever em mais de um edital, desde que com projetos diferentes.

Durante o período de inscrição, haverá palestras, debates e oficinas em todas as capitais brasileiras. Para saber mais, conhecer os trabalhos selecionados nas edições anteriores e conferir a programação de eventos em todo o país, acesse www.itaucultural.org.br/rumos. Acompanhe ainda as últimas notícias no blog do Rumos.

Março na Barca dos Livros

Em Florianópolis