quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Positivo no Rio


O editor de literatura Marcelo Del'Anhol conta que a Positivo lança 30 novos títulos do Projeto Zepelim na XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro.



Editora Positivo lança 30 livros para crianças

A Editora Positivo – empresa do Grupo Positivo, maior organização educacional do país – lança 30 livros do seu projeto de literatura infantil, o Zepelim. Destinados a diversas etapas da formação do leitor, os novos títulos apresentam níveis crescentes de complexidade de leitura e acompanham o amadurecimento cognitivo da criança. Obras como O papel roxo da maçã, de Marcos Bagno, e A viagem de retalhos, de Sonia Robatto, entram no mercado editorial para estimular o imaginário infantil e despertar nas crianças o gosto pela leitura.

Além de primar pela qualidade literária dos títulos do Projeto Zepelim, a Editora Positivo busca a excelência da produção de seus livros. “Para esses lançamentos, contamos com importantes e talentosos ilustradores”, ressalta Marcelo Del’Anhol, editor de literatura. O Projeto Zepelim oferece um cardápio variado de leitura – narrativas, poesia e livros de imagem – a fim de proporcionar um desempenho leitor mais abrangente, o desenvolvimento da competência leitora e, sobretudo, uma rica e diversa experiência com a literatura. São títulos destinados a crianças a partir dos 3 anos de idade, da Educação Infantil e do 1º segmento do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), e distribuídos em sete coleções, cada uma com um conceito diferente.

A coleção “História à vista!”, por exemplo, apresenta narrativas contadas apenas por imagens. São histórias que tratam de temas relacionados à imaginação e à infância e que desafiam a percepção dos leitores. No ano passado, foram publicados três títulos dessa coleção: O encontro, de Michele Iacocca, A caixa de lápis de cor, de Maurício Veneza, e Lá é aqui, de Rogério Borges. Agora serão lançados mais três livros: Amora, de Flávio Fargas e Sonia Junqueira, O gato e a árvore, de Rogério Coelho, e Arapuca, de Daniel Cabral.

“De fio a pavio”, “Sim, sim, salabim!”, “Confabulando”, “Hora viva”, “Pé ante pé” e “Tempo-Rei” são as outras coleções que compõem o Projeto Zepelim. Com as novas obras lançadas neste semestre, a Editora Positivo passa a contar com 51 títulos em seu catálogo de literatura infantil.

O papel roxo da maçã, de Marcos Bagno, é uma das obras que estão sendo lançadas pela Editora Positivo. Recomendado para crianças a partir de oito anos, o livro faz parte da coleção “De fio a pavio”, cujos textos exploram a criatividade da linguagem literária e proporcionam às crianças uma experiência prazerosa com a leitura e com o fascinante mundo das palavras. Nesse livro, Bagno conta a história de Rosa, uma menina que ganhou do pai uma fruta que ela nunca tinha visto antes: uma maçã. A fruta estava embrulhada num papel de seda roxo. Para o espanto de todos, Rosa colocou o papel junto à orelha e ouviu tudo o que ele lhe contou: onde o pai comprou a maçã, quem a vendeu e quanto custou a fruta. Num outro dia, mesmo sem ainda saber ler, a menina comentou a história que estava dentro de um livro. Será que Rosa tinha o dom de adivinhar? Escrito por um grande autor, este livro nos oferece uma bela história sobre o imaginário infantil, tecida numa linguagem criativa e envolvente.

A viagem de retalhos, de Sonia Robatto, que compõe a coleção “Sim, sim, salabim!” e que é indicado para crianças a partir de seis anos, apresenta uma história de convivência harmoniosa entre personagens de diferentes gerações. As belas ilustrações de Ionit Zilberman mostram a aventura fantástica que uma garota vive quando visita a casa das irmãs Cotinha e Emerenciana, amigas de sua avó. A imensa colcha de retalhos que as senhoras costuram ganha vida e conduz as personagens em uma viagem inesquecível, rica pelas imagens que oferece e pelas sensações que desperta.

Um comentário:

  1. Olá, Peter!
    Tudo bem?
    Obrigado pelo apoio!
    Se precisar de algo, estamos sempre à disposição.
    Um grande abraço,
    Marcelo Del'Anhol
    mdelanhol@positivo.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.