
São doze dias de encontros interessantes entre público leitor, escritores e ilustradores durante o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens que acontece, de 6 a 17 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, na Av. Paulo de Frontin com Av. Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro.
Vale destacar, nesta segunda-feira, a entrega do
Prêmio FNLIJ aos Melhores de 2010, entre eles,
Avô, conta outra vez, de José Jorge Letria (Peirópolis), na inequívoca categoria para autores portugueses;
A lua dentro do coco, de Sérgio Capparelli e Guazzelli (Projeto), em poesia; e a coleção
Palavra Rimada, concebida por Rosinha a partir do cordel de Leandro Gomes de Barros (Projeto). Livro teórico escolhido foi
Crítica, teoria e literatura infantil, de Peter Hunt (Cosac Naify). Hors-concours,
Psiquê, de Angela-Lago (Cosac Naify), em ilustração, e
Selvagem, Roger Mello (Global) na categoria livro-imagem.
Neste ano em que se homenageia a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP),
13º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil promove uma reflexão e o debate sobre a produção de livros infanto-juvenis de Portugal e países africanos de expressão lusófona. Na segunda-feira, 13 de junho, o evento oferece um panorama da literatura da CPLP a partir da conferência de Ana Maria Machado: “As línguas de nossa literatura infantil”. Ao longo do dia, várias mesas redondas serão compostas com a presença dos escritores Zetho Gonçalves (Angola), Leão Lopes (Cabo Verde), Abdulai Sila (Guiné Bissau), Marilar Aleixandre (Galícia), Fatima Langa e Miguel Ouna (Moçambique) e Margarida Botelho (Portugal).
A programação completa de atividades pode ser conhecida
[aqui].