Capa do catálogo da 6ª Mostra Traçando Histórias que reúne ilustradores brasileiros de literatura infantil e juvenil. Com Paula Mastroberti, no painel Pesquisas sobre Ilustração, 12 de novembro. Mediação de Laura Castilhos. Foto de Luiz Sposito.
Do álbum da Anna Claudia Ramos, um grande jantar com Celso Sisto, Peter, Hermes Bernardi Jr., Gabriela Gibrail (FLIPinha), Marília Pirillo, Caio Riter, Ellen Pestili, Lenice Gomes, Gilmar Teixeira, voltando: Vitor Diel, Tati Móes, Rosana Rios, Anna Claudia, Elaine Maritza, Dani Padilha, Rê Nakano e o Sposito. Noite 9 de novembro, em Porto Alegre.
Entre dois sorrisos e dois cavanhaques: Socorro Acioli, Anna Claudia Ramos, Luiz Sposito e Hermes Bernardi Jr. Na Sala dos Autores, dia 10 de nov. Foto de Gabriela Gibrail.![]() ![]() ![]() |
Vem cá, brincar com Elias José
A homenagem a Elias José, organizada por Maria das Graças Artioli, foi aberta pelos versos cantados por Tino Freitas, dos Roedores de Livros.
Vem cá, achar rima pra poeta
Poeta rima com Elias José!!!
No final, a grande roda com Sônia Zanchetta, Maria das Graças, Ieda de Oliveira, Ciça Fittipaldi, Vássia Silveira, Ana Raquel, Márcia Széliga, Silvinha, Rosinha Campos, Livia, Hermes, Gláucia de Souza, Celso Sisto, Anna Claudia Ramos... Noite de 10 de novembro, da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Fotos de Renata Nakano.
























Incansavelmente nos reunimos em um seminário com o propósito quase único de acompanhar a exposição de um tema com diferentes personalidades e especialistas sobre um assunto de nosso interesse, aguardando o momento de debate para endereçarmos questões ansiosas à mesa dos conferencistas. Existe aí uma lógica do fala-que-eu-o-escuto, seguida pelo imperativo responda-agora-o-que-pergunto. Tal protocolo é raramente violado, sob o risco de desaprovação da platéia. Mas, o diretor do Instituto C&A, Paulo Castro, soube com propriedade adentrar um silêncio mais produtivo ao esquivar-se das perguntas enviadas ao final da conferência de Nelly Novaes Coelho, na última tarde do Seminário Prazer em Ler de Promoção da Leitura Literária. Ao afirmar que o intuito do encontro não era fornecer as respostas, mas motivar a reflexão de todos para a busca de novas soluções, Paulo Castro fez sua palavra transformar-se em uma breve ação que, por bem, legitima pedagogicamente o sentido de seminário como um canteiro onde idéias são semeadas.
O conjunto de exposições manteve um nível de excelência poucas vezes alcançado por eventos de grande porte, dada uma variedade de vozes e idiossincrasias de seus conferencistas e palestrantes. O Seminário Prazer em Ler mostrou-se articulado com cuidadosa coerência e não foram raros os momentos em que uma idéia passava a ressoar de um discurso a outro, como a necessidade de resgate da formação humanística e da experiência particular de todos nós enquanto leitores, uma dupla militância contra a rarefação estética do texto literário e a banalização do incentivo à leitura, compreendendo que, além do estímulo, sempre de caráter circunstancial, o ato de leitura É uma escolha deliberada. E temos que concordar barthesianamente que por trás (ou intimamente) da motivação social para despertar “o gosto”, a leitura é um esforço pessoal e o prazer que ela desperta, intransferível.
Presidente da mesa: Alais Ávila, assessora de educação do Instituto C&A. “Em matéria de leitura, o encontro entre leitor e texto é que deve ser respeitado. Um momento íntimo e privilegiado.”, afirmou Ana Maria. “Se as políticas de leitura se preocuparem em garantir um acervo de qualidade, e um tempo e um espaço na escola para que esse encontro possa acontecer, já estarão cumprindo sua missão.” Foto: Instituo C&A. Leia 

Conferência 5 – O Tripé Infância-Literatura-Leitura: Marcos de sua Estruturação na Argentina, com Cecilia Bettolli, representante do 
A ilustradora Cris Eich coordenou as apresentações de Angela Lago – O Prazer do Livro para o Leitor Iniciante – e Graça Lima – A Leitura Imagética – que abordaram a expressividade da ilustração junto ao texto literário, a construção da leitura e do repertório a partir da linguagem visual.
Ísis Valéria Gomes (FNLIJ), entre o autor e presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual – Inbrapi, Daniel Munduruku, e Luiz Percival Leme Britto, professor da Universidade de Sorocaba. Apesar de filósofo e mestre em educação, Munduruku despista a teorização sobre a literatura indígena para evocar a memória ancestral e a vivência plena dos instantes do presente.
A voz tranqüila Ana Dourado (Instituto C&A, Brasília) alinhavou os diferentes aspectos da literatura infantil brasileira, na terceira mesa de debates com Regina Zilberman (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – O Ensino Médio e a Formação do Leitor (
O escritor Luiz Raul Machado coordenou a mesa de prosas poéticas com a presença Bartolomeu Campos de Queirós – Por que Escrevo: Reflexões sobre a Leitura do Texto Literário e Educação – e Marina Colasanti – Espaços da Prática Criativa, do Livro e da Literatura.
Sempre sorrisos, Elenita Neli Beber, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, apresentou as palestras de Nilma Lacerda – Leitura: Uma Escolha de Caminhos - e Ricardo Azevedo – Problemas do Uso de Textos de Ficção e Poesia na Escola.
















