quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fundo Pró-Leitura

Comunicação Social/MinC - 14/8/2009

Em entrevista concedida nessa quinta-feira, 13 de agosto, ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), o ministro da Cultura defendeu a implementação do Fundo Pró-Leitura, que reserva parte do faturamento das editoras ao incentivo à leitura no país. “Há um reconhecimento do setor de que é importante colaborar com essa política”, disse Juca Ferreira.



O Fundo Pró-Leitura é fruto de um acordo entre o Governo Federal e a indústria editorial brasileira. Em dezembro de 2004, a cadeia produtiva do livro foi desonerada do PIS/COFINS e, em contrapartida, o setor aceitou a proposta do Ministério da Cultura de destinar 1% do seu faturamento anual para um fundo que financie as ações previstas no Plano Nacional do Livro e Leitura.

Questionado sobre esse tema, o ministro Juca Ferreira afirmou que o lucro das empresas editoriais brasileiras tem crescido nos últimos anos e a possível implementação do Fundo deverá aquecer ainda mais esse mercado. “O Fundo será exatamente para desenvolver o hábito da leitura no Brasil e isso vai aumentar o número de leitores.”

O ministro da Cultura também lembrou que, além da criação do mecanismo, consta do acordo com as editoras o repasse da diminuição do custo do produto para os consumidores, mas ainda não ocorreu uma baixa significativa nos preços: “Desoneramos a cadeia do livro por causa da importância que o livro tem na vida do brasileiro e o livro continua caro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.