terça-feira, 20 de julho de 2010

Alice e Pinóquio vão a USP


A Área de Literatura Infanto-Juvenil da USP realiza 1º Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais Para Crianças e Jovens/ Literatura e Sociedade


Com o intuito de promover o encontro de estudiosos que elegeram a literatura para crianças e jovens como objeto de investigação, a USP realiza o I Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens/Literatura e Sociedade, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH).

O tema especial do evento são as obras Alice no país das maravilhas e As aventuras de Pinóquio, escritas por Lewis Carroll e Carlos Collodi, respectivamente, e suas adaptações para diferentes linguagens. “Tal escolha se dá por serem duas grandes representantes de obras clássicas que transitam pelo universo infantil e juvenil, revestidas de contemporaneidade graças às diversas releituras feitas, para diferentes públicos e idades e em suportes distintos”, explica a Profª. Drª. Maria Zilda da Cunha, Coordenadora do Departamento de Literatura Infantil e Juvenil da Faculdade de Letras da USP, e também a criadora do evento, juntamente com o Grupo de Pesquisa: Estudos De Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens.

Com o objetivo de promover e disseminar o diálogo estabelecido pela literatura com outras produções culturais, e considerando essa interação relevante à discussão acadêmica, o evento é voltado a educadores, escritores, pesquisadores e estudantes que se interessem pela formação do leitor contemporâneo. Dentre os destaques da programação, a conferência com Nelly Novaes Coelho, responsável pela criação da área de literatura infanto-juvenil da USP; a presença de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica; Odilon Moraes, ilustrador e escritor, entre outros importantes especialistas que contemplam as áreas de teatro, animação e cinema, contribuindo para esse fórum de debates e reflexões.

Confira a programação completa no site [www.grupoplccj.webnode.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.