segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Autores indígenas tomam a palavra

Dez Encontros com a Literatura Indígena, em São Paulo
Convite de Maurício Negro


As vagas são limitadas. Faça logo sua inscrição pelo email: institutouka@uol.com.br. O tema desta segunda edição é a LEI 11.645/08: MODO DE USAR. Ou seja, um encontro para discutir o bom uso da Lei que obriga História e Cultura Indígena nas escolas brasileiras.

Este é um evento planejado especialmente – mas não exclusivamente – para editores, divulgadores da literatura indígena e professores. Para aqueles que precisam CONHECER melhor as culturas e histórias nativas e, desse modo, melhor editar livros de autoria indígena com qualidade; divulgar a literatura indígena com conhecimento de causa e ensinar nossas crianças com competência. Trata-se de um encontro pioneiro, organizado por indígenas, que prioriza a abordagem e demandas dos próprios.

A ideia central do projeto é organizar DEZ encontros com a Literatura Indígena, percorrendo os mais diversos temas de interesses dos povos indígenas, tendo como eixo a produção literária de nossos povos. O primeiro encontro aconteceu no dia 3 de novembro, sob a forma de um sarau lítero-musical realizado na cidade de Lorena, no interior de São Paulo. Dessa vez, há uma "brincadeira" de palavras no título: DEZ (quantidade de encontros) se confunde com a DES-ENCONTRO, pois há quem questione a existência de uma Literatura Indígena.

O encontro, organizado pelo Instituto Uk'a e mediado por Daniel Munduruku, tem o apoio do Instituto C&A, Instituto EcoFuturo, Prefeitura de São Paulo/Sistema Municipal de Bibliotecas, Farmoterápica, Inbrapi e Nearin. Entre os convidados estará Ely Macuxi, autor indígena cujo livro IPATY, O CURUMIM DA SELVA ilustrei recentemente, pela Editora Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.