quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

procuram-se ilustradores brasileiros


A equipe editorial de Edições SM Brasil acaba de receber e divulgar a convocação para o novo Catálogo Iberoamericano de Ilustración, promovido pela Fundación SM, em colaboração com a FIL de Guadalajara e El Ilustradero. A data limite para envio de trabalhos é 30 de junho de 2011 e, para ler o regulamento completo, os interessados devem acessar [www.iberoamericailustra.com].


O coletivo Popof, formado pelos ilustradores mexicanos Santiago Solis e Santiago Robles, é o ganhador e recebeu o prêmio de US$ 3.000,00, além de um espaço privilegiado dentro da exposição e do Primer Catálogo Iberoamericano de Ilustración. O júri decidiu ainda conceder cinco menções especiais pela qualidade de seus trabalhos a Ana Teresa Martínez Alanís, Fabricio Vanden Broeck e Cecilia Rébora Gómez, do México; Javier Sáez Castán, da Espanha, e Natalia Gurovichi Pinto, chilena radicada no México.

on.line
A apresentação do Primer Catálogo Iberoamericano de Ilustración aconteceu na FIL de Guadalajara, no dia 28 de novembro, e foi um sucesso — juntamente à exposição dos ilustradores selecionados. O júri foi integrado pela designer gráfica Adriana Ruano, o editor Daniel Goldin, mais os ilustradores Mario Rosales, Alfonso Ruano e Quetzal León. Para a primeira edição do catálogo se apresentaram 109 candidatos de onze diferentes países, sendo selecionados artistas da Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Venezuela, ficando fora do catálogo nomes do Brasil, Cuba, Peru, Porto Rico e Uruguai.

A equipe de Edições SM torce pela inclusão de vários ilustradores brasileiros na próxima edição. Dobras da Leitura também!

Um comentário:

  1. Oi, Peter. Feliz ano novo, antes de tudo!

    Já divulgamos o concurso para os associados da SIB. É provável que alguns colegas enviem seus trabalhos. Contudo, sempre acho difícil estimular o pessoal quando há uma inscrição a pagar. Além disso, deve-se submeter ilustrações inéditas. Isso não seria um problema. Mas já percebi que as duas exigências juntas não caem bem no gosto do povo. Lembrando que não há garantia de ser selecionado e que existem muitos outros catálogos bem feitos, que ajudam na divulgação dos artistas e que seguem princípios diferentes. Por exemplo, o catálogo de Bratislava, o do CJ Picture Book Festival etc (e mesmo o nosso Ilustradores SIB: Literatura Infantil e Juvenil. Enfim, essa é minha percepção sobre esse concurso. Abraço grande e tudo de bom em 2011!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.