quarta-feira, 26 de março de 2008

Escrever para crianças e jovens sob as ditaduras

Fundação SM - Comunicação - Rebeca Mesa - 26/03/2008


Fundação SM promove debate sobre a criação literária nas ditaduras
na Feira do Livro Infantil de Bologna

A Fundação SM marcará presença em um dos grandes eventos internacionais do mundo editorial, a Feira de Bologna (Itália), organizando uma mesa-redonda com grandes nomes da literatura infantil e juvenil ibero-americana: No dia 2 de abril, as escritoras Ana Maria Machado, do Brasil, e as argentinas Laura Devetach e Silvia Schujer debatem sobre o tema Escrever para crianças e jovens sob as ditaduras.

A Feira do Livro Infantil de Bologna está em sua 45ª edição e começa na próxima segunda-feira, dia 31 de março. A polêmica mesa-redonda busca explorar um dos grandes desafios da criação literária que nasce sob a opressão: como fazer com que a literatura seja uma janela aberta ao mundo quando se escreve em um ambiente político de censura e perseguição? Todas as autoras que participam da mesa viveram, no Brasil e na Argentina, esse dilema.

Esta será a segunda atividade promovida pela Fundação SM em Bologna – iniciativa que deve se repetir a cada ano. Em 2006, viajaram a convite da SM a mexicana Alma Carrasco, as colombianas Silvia Castrillón e Gloria Cecilia Díaz (ganhadora do prêmio Ibero-americano SM 2006), bem como a secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a brasileira Elizabeth Serra. O tema em torno do qual giraram, então, as discussões foi O que e quem escreve hoje para crianças e jovens na América Latina?

A participação da SM em Bologna não acontece por acaso. O incentivo à produção literária para crianças e jovens é uma das prioridades da Fundação SM, que busca contribuir para a transformação social por meio de um amplo projeto de Educação e Cultura. Entre outras iniciativas da SM na área de literatura, destaca-se o Premio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil, um dos maiores do gênero nos países de língua portuguesa e espanhola dedicados às obras completas de autores vivos. Além disso, o Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, dedicado a textos inéditos, estimula o surgimento de novos autores em oito países, entre eles o Brasil.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.