sábado, 22 de maio de 2010

Prêmio FNLIJ 2010

Resumo do Cenário, por Peter O'Sagae


Um lobo, uma onda, uma espada, uma fumaça de carvão. É tempo de voo e marginal à esquerda... É a lista dos melhores, segundo a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

O Prêmio FNLIJ 2010 não apenas dá destaque às novidades da produção editorial brasileira, mas especialmente, neste ano, reconhece e celebra a presença de autores (escritores e ilustradores) consagrados pela crítica e pelo carinho de diferentes gerações de leitores. Entre os hors-concours, Angela-Lago, Bartolomeu Campos de Queirós, Lygia Bojunga e Marina Colasanti. Na categoria tradução, o nome emblemático de Lewis Carroll. Prêmio Especial: Maurice Sendak. E alguém aí dúvida onde vivem os monstros da literatura para crianças e jovens?

Mais que os merecidos aplausos aos autores e igualmente ao júri (especialistas de diferentes instituições, de várias regiões do país), a lista do Prêmio FNLIJ 2010 oferece uma oportunidade para refletirmos, não apenas no futuro da LIJ, mas no recente histórico de uma década: onde se escondem o talento e o imaginário das revelações literárias?

[+] Lista do Prêmio FNLIJ 2010


Prêmio FNLIJ: Cosac e SM lideram
PublishNews, 25/05/2010

A Cosac Naify e Edições SM tiveram o melhor desempenho no Prêmio FNLIJ 2010 – Produção 2009. Dos 22 livros selecionados nas 17 categorias, elas emplacaram quatro títulos cada uma. A terceira melhor colocada foi a Companhia das Letrinhas/Companhia das Letras, com três prêmios. Além delas, foram reconhecidas as seguintes editoras: Manati, Geração Editorial, Record, Global, RHJ, Casa Lygia Bojunga, Aletria, Paulinas, Rocco, Autêntica e Martins Martins Fontes. A premiação começou em 1975 e desde então é referência no cenário literário infantil e juvenil. A entrega do prêmio será feita no 12º Salão do Livro para Crianças e Jovens, marcado para o período de 8 a 19 de junho, no Rio de Janeiro. Entre os vencedores estão Graziela Bozano Hetzel, Marina Colasanti, Angela Lago, Lygia Bojunga, Bartolomeu Campos de Queirós, Ondjaki, Roger Mello, Heloísa Seixas e outros.

2 comentários:

  1. Pois é... Todos sabem "Onde vivem os monstros". Mas, de fato, não há renovação - por lá. Isso, fora as coincidências - por exemplo - de termos uma onda premiada justamente quando ela vai "quebrar" no cais do Rio de Janeiro. Há outras, ainda. Cabe, mais que nunca, um olhar crítico - tão raro por aí e sempre atento por cá.

    ResponderExcluir
  2. Eu não duvido, Peter.
    Cheguei a escrever "quem sou eu para colocar em dúvida as indicações de especialistas da FNLIJ". Retirei e fiz outro comentário. Leu?
    No ano passado,quis levar para a escola o livro do Mandela e Onda.Escolhi outros.Tenho as minhas preferências e alguns títulos estão entre os premiados.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.