terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rowling e o outro Andersen

Foi ou não foi?


Depois de meses rolando desconfiança e controvérsia on-line sobre a autenticidade e existência de um prêmio milionário destinado à mãe de Harry Potter, a britânica J. K. Rowling recebeu, neste 19 de outubro, o Prêmio Hans Christian Andersen de Literatura, em Odense, cidade natal do escritor, das mãos da princesa Marie da Dinamarca.

Além do diploma com um inconfundível cisne, símbolo da superação na literatura de Andersen, e um troféu, Joanne Kathleen recebeu U$ 93 mil. "Andersen compreendeu que escrever para crianças não significa puerilizar o que alguém escreveria para adultos", comentou Rowling em seu discurso de agradecimento. "Não há o que ser brando, sentimentalista ou desprovido de elementos desafiadores."


Importante destacar que não se trata do mesmo prêmio atribuído a escritores e ilustradores pelo International Board on Books for Young People (IBBY), desde 1956, considerado o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil, conforme divulgou-se equivocadamente [aqui] e [aqui]. Fotos [+] e vídeo da agência Reuters. Cf. também [cbc news]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.