quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Re-qualificação ou extinção?


A notícia sobre o fechamento de quatro bibliotecas infanto-juvenis (BIJ), na cidade de São Paulo, já se espalha por diferentes canais de informação. O Decreto 49.172, de 31 de janeiro de 2008, assinado pelo prefeito Gilberto Kassab, pelo Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Machado Calil, e pela Secretária Municipal de Gestão, Márcia Regina Ungarette, dispõe a respeito dos novos usos e atribuições de quatro equipamentos culturais da cidade — a BIJ Chácara do Castelo é substituída pelo Centro de Conservação de Acervo, a BIJ Arnaldo de Magalhães Giácomo transforma-se no Centro de Apoio Educacional, a BIJ Zalina Rolim vira Casa de Cultura e Convívio da Vila Mariana e a BIJ Cecília Meireles passa a atender a população como Centro de Memória e Convívio da Lapa.

O decreto também dispõe a transferência de acervos e de pessoal. Entre as justificativas dadas à imprensa para as mudanças encaminhadas, está o problema do baixo acesso de leitores às bibliotecas. A Agência Brasil que Lê apresenta o texto do Decreto 49.172, na íntegra, em uma página que vai sendo completada por comentários deixados por alguns leitores, como Carolina Medina: “Sou freqüentadora da biblioteca na Lapa. Realmente ela vivia às moscas, apesar de ser bem equipada. Infelizmente as escolas e a população não são estimuladas para usar essas bibliotecas. Inclusive as escolas públicas do bairro da Lapa pedem doação para seus alunos, sendo que a poucos metros delas tem uma biblioteca. Cabe ao governo propagandear essas bibliotecas, fazendo eventos, enfim...”

Por sua vez, o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-8) mobiliza a comunidade em prol das bibliotecas públicas e infanto-juvenis na cidade. Até o dia 20 de fevereiro, o CRB-8 recolhe todos os abaixo-assinados que chegarem para encaminhar aos canais competentes. Na internet, o Prof. Dr. Edmir Perrotti encabeça lista eletrônica pedindo a revogação do Decreto 49172/2008. Para assiná-la, clique no endereço: www.gopetition.com/online/16989.html.

Em outros espaços on-line, é possível acompanhar um pouco mais a discussão: a MaxPress informa que, há cerca de 5 meses, o CRB-8 havia sido comunicado a respeito da decisão que estava para ser tomada, com base em parecer emitido por uma comissão constituída de três pessoas (uma professora da ECA/USP, uma supervisora de bibliotecas e uma diretora de planejamento - ambas da Coordenadoria de Bibliotecas); a página apresenta também as indagações do CRB-8. O blog Observações do Cotidiano relaciona também outras notícias, a respeito das reações ao Decreto 49.172, publicado no D.O.C. de 01/02/2008, pág. 1. Também é possível ouvir matéria veiculada pela rádio Jovem Pan AM, com a participação de Regina Celi de Sousa, presidente do CRB-8 (1:48).

Falta de público ameaça 4 bibliotecas municipais. Foto: Luciana Figueiredo/Metro. LEGENDA: A biblioteca Zalina Rolim (Vila Mariana), que tem média de 64 visitantes por dia e terá o acervo reduzido por causa da baixa presença de público; outras três bibliotecas municipais estão ameaçadas pela falta de procura dos paulistanos. METRO, São Paulo, Terça-feira, 19 de fevereiro de 2008.

Conheça também as 81 bibliotecas municipais existentes na cidade de São Paulo, no site do Sistema Municipal de Bibliotecas; são unidades de bairro, temáticas e centrais, além das abertas nos CEUs.
*

Um comentário:

  1. Falta de público é a ameaça? Ou a falta de interesse em atrair o tal público para as mesmas? Estão abandonadas, mal equipadas, a quantidade e qualidade de funcionários é insuficiente, há muito tempo.Por que não acabam de uma vez com o Departamento de Bibliotecas? Ou com a própria Secretaria da Cultura? É tudo bobagem, mesmo.
    May Shuravel

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.