Valor Econômico - 30/04/2008 - por Tainã Bispo
No mercado de títulos infanto-juvenis o problema chama-se China. É comum, nesse segmento, editoras do mundo unir-se para imprimir um mesmo título na China, pois é possível mudar apenas o texto. Dessa forma, as empresas diminuem custos, já que o livro para crianças e jovens é mais caro por ser colorido e de capa dura. Porém, esse cenário pode mudar. Os editores prevêem um aumento do valor desses serviços, devido "à valorização da moeda (yuan), ao aumento no preço das matérias-primas e à diminuição da carga horária (dos trabalhadores chineses)", afirma Carla Fortino, gerente editorial da Editora Siciliano (que engloba os selos Arx, Caramelo e Futura). Breno Lerner, diretor-geral da editora Melhoramentos, já sente mudanças. Hoje, cerca de 40% dos lançamentos infanto-juvenis são impressos naquele país — algo que deve cair pela metade em 2009 devido a problemas de entrega.
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No mercado de títulos infanto-juvenis o problema chama-se China. É comum, nesse segmento, editoras do mundo unir-se para imprimir um mesmo título na China, pois é possível mudar apenas o texto. Dessa forma, as empresas diminuem custos, já que o livro para crianças e jovens é mais caro por ser colorido e de capa dura. Porém, esse cenário pode mudar. Os editores prevêem um aumento do valor desses serviços, devido "à valorização da moeda (yuan), ao aumento no preço das matérias-primas e à diminuição da carga horária (dos trabalhadores chineses)", afirma Carla Fortino, gerente editorial da Editora Siciliano (que engloba os selos Arx, Caramelo e Futura). Breno Lerner, diretor-geral da editora Melhoramentos, já sente mudanças. Hoje, cerca de 40% dos lançamentos infanto-juvenis são impressos naquele país — algo que deve cair pela metade em 2009 devido a problemas de entrega.
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