sexta-feira, 20 de junho de 2008

Hermes Bernardi Jr. de malas prontas para a Flipinha

A4 Comunicação - Junho 2008

O escritor, editor e contador de histórias gaúcho Hermes Bernardi Jr. se prepara para embarcar para Paraty (RJ), onde vai participar da Flipinha, programação infantil e juvenil da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que celebra a literatura e a cultura local. Em sua bagagem reservou um espaço especial para a caixa onde carrega um rinoceronte dobrado, que utiliza numa atividade idealizada por ele em seus bate-papos com crianças. E um rinoceronte dobrado é, aliás, seu mais recente livro, lançado neste ano pela Editora Projeto.

Hermes Bernardi Jr. é também coordenador regional da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Tem dez livros publicados e seu primeiro título, Abecedário Alegre do Porto, é adotado pelas escolas da capital gaúcha há dez anos. Já Planeta Caiqueria, publicado pela Editora Projeto, recebeu o selo PNBE 2005, do MEC. Em 2007, publicou Casa Botão, pela DCL.

Além dos vôos literários, tem uma incursão no teatro infantil como piloto dos espetáculos Passa, Passará e Pé de Sapato. Recentemente adaptou para crianças A Tempestade, de William Shakespeare. Viaja pelo Brasil como contador de histórias, no Projeto Colcha de Histórias e Terça eu conto pra você!


Sobre a Flipinha

A Flipinha acontece em Paraty entre os dias 2 e 6 de julho, junto com a Flip. O trabalho que resulta nessa atividade é desenvolvido ao longo do ano e envolveu cerca de 8 mil alunos de 37 escolas do município, com a participação de aproximadamente 600 professores.

A programação deste ano inclui a realização de onze cirandas de autores (com a participação de vinte escritores convidados), dez sessões de contadores de histórias e a "plantação" de onze pés-de-livros em árvores da Praça da Matriz. No programa Ciranda de Bonecos, serão realizadas quinze instalações de bonecos de papel machê inspiradas em personagens literários.

Na manhã de sábado (05 de julho), às 11h, Hermes participa da mesa Como contar histórias, ao lado do escritor e também contador de histórias Ilan Brenman, no programa Ciranda dos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.