quarta-feira, 18 de junho de 2008

Rorbeto no teatro



Livro infantil de Gabriel O Pensador ganha adaptação teatral
Arliete Rocha, Jornal do Brasil - 18/06/2008

RIO - Um garoto chamado Rorbeto, primeiro e premiado livro de Gabriel O Pensador para o público infantil, ganha adaptação teatral dirigida por Sura Berditchevski. O espetáculo estréia no Teatro Oi Futuro com adaptação do próprio Gabriel e, é claro, músicas dele em parceria com o irmão Thiago Mocotó e André Gomes. Na linha dos raps do compositor, o foco do texto são questões sociais, como educação e aceitação das diferenças, a partir da história de um menino que já nasce diferente: deveria se chamar Roberto, mas, devido ao analfabetismo do pai, acaba registrado com as letras trocadas.

Como se não bastasse, Rorbeto, interpretado pelo ator João Pedro Zappa, tem um dedo a mais na mão direita. Mas é justamente com essa mão que consegue fazer a caligrafia mais bonita de toda a escola.

Para a diretora, foi instigante trabalhar a ambientação rural do texto com uma linguagem multimídia: "Juntar essas duas vertentes foi um risco, mas o resultado ficou muito bom. Usamos recursos de animação gráfica: vídeos que interagem com os figurinos e vários adereços de cena típicos da cultura popular. O Gabriel também aproximou o rap do repente nordestino, com letras que pontuam todo o espetáculo", conta Sura.

Um garoto chamado Rorbeto está em cartaz todo sábado e domingo, até o dia 28 de setembro, sempre às 16h. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (estudantes, crianças e idosos). O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Informações: (21) 3131-3060.


Na Vitrine Literária, Um garoto chamado Rorbeto
Vencedor do Prêmio de Literatura Jabuti 2006
Imagem adicional: Teatro Oi Futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.