sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Congresso Internacional de Promoção da Leitura

Fundação Gulbenkian - 12/01/2009 - Por Assessoria de Imprensa

Formar leitores para ler o mundo
Fundação Gulbenkian, Lisboa
Dias 22 e 23 de janeiro de 2009
(Transmitido ao vivo pela internet)

Vai realizar-se na Fundação Gulbenkian um congresso onde serão discutidas e analisadas as políticas, as estratégias, os métodos e os instrumentos para a formação de novos públicos leitores. Organizado pelo portal Casa da Leitura (um projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian), o Congresso Internacional de Promoção da Leitura tem como linha orientadora a “formação de leitores competentes” através de três painéis centrais: Literatura para a Infância e Formação de Leitores, Estratégias de Leitura e Compreensão Leitora, e Projectos de Promoção da Leitura.

O Congresso vai trazer à Fundação Gulbenkian vários nomes consagrados, portugueses e estrangeiros, como os do escritor Fernando Savater, Michel Fayol ou Peter Hunt, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Hunt será o conferencista de abertura no painel sobre a Literatura para a Infância e Formação de Leitores (dia 22, às 9h45), trazendo os seus conhecimentos e experiência no campo da literatura para crianças.

Em cada painel haverá sempre uma conferência principal seguida de comentário por três oradores. A discussão em cada painel é remetida para sala à parte, na presença do orador e comentadores, submetida a inscrição prévia. Os organizadores pretendem que desta forma o tratamento dos temas seja mais “aprofundado e produtivo”.

As várias conferências e apresentações de escritores, linguistas, professores e especialistas na área da promoção da leitura decorrem até ao final do dia 23. Antes da sessão oficial de encerramento (18h), estará em debate a Leitura, a partir das 16h15, com o escritor Fernando Savater, José Barata-Moura e Eduardo Marçal Grilo, com moderação de António José Teixeira.

As conferências têm tradução simultânea e as inscrições para o Congresso são feitas on-line através de http://www.casadaleitura.org.


Do Novo Mundo...

Os que estão do outro lado do oceano podem conhecer o evento e assistir a transmissão simultânea pela internet neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.