sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ilustração ganha destaque na literatura infanto-juvenil

Agência Estado - 17/02/2009

SÃO PAULO – Ilustração de livro infantil deixou de ser coisa de criança. Entusiasmados com a demanda das editoras de olho nas compras governamentais de livros paradidáticos – que, a exemplo da Companhia das Letras e Cosac Naify, criaram selos especiais para o público infanto-juvenil – ilustradores se articulam para vender o produto de seu trabalho de forma mais organizada.

Quem sai ganhando com a profissionalização é o leitor. Impressionada com o aumento do nível das ilustrações de livros dirigidos a crianças e jovens, Ieda de Oliveira, professora carioca de Teoria da Literatura, até defendeu uma tese sobre o assunto e lançou pela editora Difusão Cultural do Livro (DCL) "O Que é Qualidade em Ilustração no Livro Infantil e Juvenil", segundo de uma série de três volumes dedicados ao tema com a participação de escritores (o primeiro), ilustradores (o segundo) e educadores (o terceiro, a sair ainda este ano pela mesma editora). Como um cartão de visitas, a Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB) lançou um catálogo com alguns dos principais ilustradores que integram a associação.

Primeiro de uma série de publicações temáticas, o catálogo traça o perfil de 40 ilustradores brasileiros e estrangeiros de diferentes gerações. Os trabalhos apresentam não só o estilo pessoal desses artistas como refletem a evolução da ilustração de livros no Brasil nos últimos 40 anos, desde que Ziraldo desenhou, em 1969, o hoje clássico "Flicts".

O ilustrador Odilon Moraes, autor de "A Princesinha Medrosa", lembra que o colega carioca revolucionou o vocabulário gráfico da época, destacando o papel autônomo das imagens que, nos anos 1980, obrigariam a crítica a prestar atenção na ilustração como linguagem independente, “adotando novas abordagens de leitura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.