sábado, 18 de abril de 2009

Dia(s) do Livro Infantil

Boletim do PNLL - Edição nº 151 - 13 a 19/04/2006

Desde o ano 2000, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Livro Infantil em 18 de abril, data escolhida para lembrar o nascimento de Monteiro Lobato. Aliás, o mês de abril também marca o aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, o que faz com que mais de 60 países comemorem no dia 2 o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil. As homenagens, tanto ao autor de O Patinho Feio e O Soldadinho de Chumbo quanto ao criador das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, são uma boa oportunidade para repensarmos a importância da leitura por parte das crianças não apenas como exigência curricular, mas como um processo prazeroso de desenvolvimento humano e transformação social.

Dia para celebrar Lobato
PublishNews - 17/04/2009 - por Marla Cardoso

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado neste sábado, 18 de abril. A data foi instituída em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. O escritor marcou a história desse gênero no País com a criação do Sítio do Pica-pau Amarelo, que trazem os célebres personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília. Foi o escritor que mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira e, quando morreu, em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, deixou para uma legião de leitores a magia do universo da literatura infantil.

Um comentário:

  1. "processo prazeroso de desenvolvimento humano e transformação social"... APOIADO, APOIADO, APOIADO pelos Roedores de Livros. Abraços saudosos, querido Luiz.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.