segunda-feira, 13 de abril de 2009


Museu da Pessoa – Clarissa Rodrigues
(pós-editado por Dobras da Leitura)

Memórias da Literatura Infantil e Juvenil revela bastidor inédito da trajetória de autores, ilustradores e editores consagrados

14 de abril, às 19h, no Auditório do SESC Vila Mariana, o Museu da Pessoa realiza o lançamento do projeto Memórias da Literatura Infantil e Juvenil, em um evento que reúne precursores da literatura brasileira para crianças e jovens. É esperada a presença de autores como Anna Flora, Cláudio Fragata, Edy Lima, Fanny Abramovich, Mirna Pinsky e Mary França; críticos literários, como Edmir Perrotti e Nelly Novaes Coelho; ilustradores como Eliardo França e Alcy Linares; editores de obras literárias, educadores e amantes da literatura, que poderão acompanhar de perto a cerimônia especial em homenagem aos 90 anos de Tatiana Belinky e prestigiar o lançamento deste novo canal virtual literário.

No site www.memoriasdaliteratura.art.br, a história da literatura infantil e juvenil é apresentada a partir de um mosaico de relatos pessoais daqueles que ajudaram a construir esta arte no paí¬s. Mais de 40 entrevistas exclusivas, detalhes da trajetória e da obra de 45 mestres serão disponibilizadas em texto, áudio e ví¬deo. Trata-se, dizem os realizadores, de uma oportunidade única de interação entre o público e a obra de autores e ilustradores clássicos como Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Ziraldo, dentre outros.

O projeto traz uma relevante contribuição para o registro, a preservação e a democratização da história de vida de uma primeira geração de autores clássicos, cuja obra firmou os alicerces da literatura infantil e juvenil nas décadas de 60 e 70. Por meio do site, o público terá acesso a fóruns de discussão e conhecerá uma exclusiva Linha do Tempo, cujos marcos históricos foram construí¬dos pelos próprios entrevistados. Em meio a narrativas pessoais, fragmentos de memórias de infância e lembranças emocionantes e engraçadas, é possí¬vel desvendar conteúdos de algumas personalidades raras que fizeram história, como Walter Ono, Gian Calvi e Fernando Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.