terça-feira, 30 de março de 2010

convite


Car@ Colega,

Estamos organizando o GT 12 - (DES)CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE LEITORES - no IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL), a ser realizado no período de 20 a 22 de outubro de 2010, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Campus da Grande Florianópolis, Unidade Pedra Branca, Palhoça, SC.

As inscrições para submissão de proposta de comunicações e pôsteres ocorrerão no período de 16/03/2010 a 30/04/2010. As propostas de trabalho para o GT 12 devem ser enviadas para o e-mail: gtleitura@gmail.com. Agradecemos a participação.

Cordialmente,
Clara Dornelles - UNIPAMPA
Eliane Santana Dias Debus - UNISUL


GT 12 - (Des)caminhos da formação de professores formadores de leitores

Este grupo temático tem como objetivo promover discussão de cunho inter/transdisciplinar sobre metodologias e práticas de ensino voltadas para a formação de leitores. Desde a década de 1980, estudos nas áreas de língua portuguesa e de literatura têm defendido a centralidade do texto nesse processo de formação e a necessidade de se olhar para esse objeto enquanto discurso, ou seja, considerando o lugar sociohistórico em que os textos são/foram produzidos e/ou lidos. A leitura, por sua vez, tem sido compreendida como processo de interpretação gerado no diálogo com textos e seus contextos de produção, circulação e recepção, e como prática social e dialógica, ou, ainda, no dizer bakhtiniano, como uma “fala viva”. Esta é também a orientação dos documentos de referência para área de língua portuguesa e literatura, em particular das propostas curriculares de ensino para a educação básica, que desde a década de 1990 têm repercutido sobre a formação inicial e continuada de professores.

As questões que nos têm mobilizado nos cursos de formação de professores englobam desde a problematização das concepções de texto e de leitura, até a reflexão sobre os projetos de letramento escolar e de mediação de leitura, a didatização dos gêneros literários e não-literários na sala de aula, e o ensino de gramática ligado à construção de sentido do texto. Essa reflexão tem envolvido a consideração das experiências de leitura de crianças, jovens e adultos, e da relação dessas experiências com as especificidades das histórias sociais, culturais e econômicas desses grupos. Tem-nos interessado, também, pensar em nossas próprias estratégias de trabalho nos cursos de formação e, sobretudo, compreender algumas das inquietações postas por professores em formação e em serviço, as quais tematizam o hiato entre teoria e prática e nos explicitam o desafio de pensar em “como” ensinar e “por quê”.

Por entendermos que formar leitores é um objetivo compartilhado por professores de língua portuguesa e de literatura, este grupo pretende integrar pesquisadores de ambas as áreas interessados em problematizar, de um lado, (1) a formação de professores formadores de leitores e, de outro, (2) experiências de formação de leitores levadas a cabo na sala de aula de ensino fundamental ou médio. É de nosso interesse contemplar pesquisas de diferentes abordagens teóricas, mas que enfatizem o caráter qualitativo de suas problemáticas. Esperamos, assim, mapear as iniciativas regionais que têm dialogado com as políticas oficiais de formação de leitores no dia a dia da escola e da universidade.


Mais informações:
www.celsul.org.br

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