quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Monteiro Lobato, o busto

Pós-Edição: Resumo do Cenário


Vândalos queimam busto de Monteiro Lobato
O Globo/Cidades, 23/08/2010 - Imagem: VNews

O busto em homenagem a Monteiro Lobato foi alvo de vandalismo neste domingo, na cidade que leva o nome do escritor. Parte da obra encontra-se queimada. A Polícia já tem um suspeito e a expectativa é que o caso esteja resolvido em breve; moradores próximos à praça devem prestar depoimento.

O monumento está localizado na principal praça de Monteiro Lobato, a 127 quilômetros de São Paulo, em frente ao Paço Municipal. Banhada em bronze, a escultura foi feita pelo artista plástico Humberto de Oliveira, que possui trabalhos expostos no Vaticano, e doada ao município na década de 1980.

O local está interditado para avaliação da perícia e o busto deve ser retirado na manhã de terça-feira para restauração, que será feita por Primo Augusto Gerbelli.


Monteiro Lobato:
cidade ganha busto em homenagem ao escritor

Blog do AgoraVale, 29/04/2010

A cidade de Monteiro Lobato inaugurou, no último fim de semana, um monumento em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato. A inauguração da obra, criada pelo escultor taubateano Humberto de Oliveira, aconteceu na Praça Deputado A. S. Cunha Bueno, no centro do município, e contou com a participação de diversas autoridades.

O Busto de Monteiro Lobato foi restaurado pelo artista plástico Primo Augusto Gerbelli. O famoso criador do Sítio do Picapau Amarelo morou no município entre 1911 e 1917, quando a cidade ainda chamava-se Buquira, onde nasceram dois filhos: Ruth e Guilherme. Também foi nesta cidade que Monteiro Lobato escreveu Urupês (1914) e Jeca Tatu (1914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.