sexta-feira, 2 de novembro de 2007

II Seminário Nas Asas da Leitura

FDR - Concy Beserra - 31/10/2007

A Fundação Demócrito Rocha, do Ceará, realiza no próximo sábado, dia 10 de novembro, no Hotel Gran Marquise, o II Seminário Nas Asas da Leitura, promovendo a qualidade da literatura infanto-juvenil. Conferências, debates, oficinas, lançamentos de livros e show musical compõem a programação do evento, que é destinado a professores do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e bibliotecários de escolas das redes pública e particular do Ceará.

O evento, que objetiva promover a leitura como expressão da cidadania, analisando o potencial literário e educativo dos títulos das Edições Demócrito Rocha, agrega oficinas de leitura, de produção textual e ilustração, a fim de identificar as diferentes dimensões do ato de ler, compreendendo a leitura como entretenimento e instrumento de aprendizagem, para conteúdos diversos e discussão de valores.

O II Seminário Nas Asas da Leitura - promovendo a qualidade da literatura infanto-juvenil, lançará a 2ª edição do Prêmio Horácio Dídimo de Incentivo à Leitura, aberto a professores do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares do Ceará que realizarem atividades ou projetos educacionais durante o ano letivo de 2008, utilizando livros didáticos e de literatura infanto-juvenil publicados pelas Edições Demócrito Rocha. Serão selecionados os três melhores trabalhos com premiação para os professores, alunos e escolas.

Os temas e palestrantes que participam do evento são: "Educação e formação de leitores", com Eloísa Maia Vidal, "Metodologias do ensino de geografia", com os autores José Borzacciello da Silva, Tércia Cavalcante e Zenilde Amora, "Letramento e promoção da cidadania", com Aurora Rocha, "Identidade cultural e educação", com o professor e jornalista Gilmar de Carvalho.

São seis oficinas paralelas, com duração de uma hora: "A importância dos personagens na literatura infanto-juvenil", com a escritora Socorro Acioli, "O folclore na preservação do patrimônio cultural", com Luiza de Teodoro, "Criação literária e cordel", com Arlene Holanda, "Arte seqüencial e ilustrações", com os ilustradores e designers Suzana Paz e Ronaldo Almeida, "O universo infantil na poesia de Patativa do Assaré", com Fabiano dos Santos, "A arte de contar e cantar histórias na escola", com Marcelino Câmara.

No final da tarde, acontecem a conversa com autores e o lançamento dos livros A repartição do mundo, O diário do sol e Uma história diferente, de Arlene Holanda, Vende-se uma família, de Socorro Acioli, Padre Cícero, o santo do povo, de Arievaldo Viana

Mais informações e inscrições:
(85) 255.6055 www.fdr.com.br
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.