quarta-feira, 21 de maio de 2008

A distância das coisas

Fundação SM - Comunicação - Rebeca Mesa - 19/05/2008

Edições SM lança A distância das coisas, vencedor do III Prêmio Barco a Vapor, no Salão do Livro da FNLIJ. Livro de Flávio Carneiro surpreende pela abordagem de um dos mais difíceis desafios enfrentados pelo homem: a perda dos pais

O Salão do Livro da FNLIJ será palco do lançamento de um dos mais aguardados títulos infanto-juvenis de 2008. Na segunda-feira 26 de maio, às 14h, o escritor e crítico goiano Flávio Carneiro apresentará no Espaço de Leitura sua obra A distância das coisas, que chega ao mercado com o mérito de ter sido o original vencedor do III Prêmio Barco a Vapor, em 2007. A obra promete encantar pela linguagem direta, sem subterfúgios, mas ao mesmo tempo leve, com que trata de um dos temas mais difíceis da existência humana, a perda dos pais.

A distância das coisas conta, em primeira pessoa, a história de Pedro, que perdeu seu pai quando ainda era pequeno e, agora, aos 14 anos é avisado pelo tio, que sua mãe não sobrevivera a um acidente de carro. Seu drama não acaba aí. Sem ter permissão para acompanhar o enterro, passa a se questionar se a mãe realmente morreu, e começa a remexer as memórias de sua vida. Vai, ainda, atrás do ex-namorado da mãe, para resgatar os momentos que passou com ela.

A técnica narrativa do experiente Flávio Carneiro provoca um forte sentimento de identificação com o protagonista. O leitor passa a acompanhar de perto suas dúvidas, angústias e projetos. Cria-se uma atmosfera de suspense que aos poucos é resolvida com as estratégias elaboradas por Pedro para saber a verdade.

A distância das coisas foi escolhido entre quase 550 textos literários inscritos na terceira edição do maior prêmio brasileiro para inéditos na área infantil e juvenil. Goiano, Flávio Carneiro nasceu em 1962, e se mudou para o Rio de Janeiro no início dos anos 1980. Escritor, crítico literário, roteirista e professor de literatura, Flávio já escreveu dois roteiros para o cinema e é autor de vários livros. Pela SM, publicou Prezado Ronaldo em 2006. É ganhador de alguns prêmios literários; entre eles o Prêmio Octavio de Farias (Melhor livro de contos), da União Brasileira de Escritores, e recebeu o selo “Altamente recomendável para o jovem”, concedido pela FNLIJ.

Foto adicional: Flávio Carneiro, na noite de 12 de setembro de 2007: cerimônia de entrega do III Prêmio Barco a Vapor, em São Paulo © Resumo do Cenário.
*

3 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.