terça-feira, 24 de junho de 2008

Recôncavo da Literatura Infantil

Resumo do Cenário – Peter O’Sagae – 24/06/2008

Jorge Amado escreveu uma história de amor impossível, em 1948, que viria a ser publicada apenas em 1976: trata-se do livro O Gato malhado e a andorinha Sinhá. Ele também escreveu outro livro para crianças — A bola e o goleiro, em 1984, e bem pode ter acontecido que a futura autora Carolina Cunha o tivesse lido, nesse mesmo ano, ao completar dez anos de idade. Nascida em Salvador, Carolina faria sua estréia literária com o livro Aguemon, finalista do Prêmio Jabuti 2003. Nascido em Itabuna, é Amado certamente um dos nomes mais importantes e lembrados quando se pensa em literatura infanto-juvenil feita por autores baianos.

Para conhecer outros escritores nascidos na Bahia, a pesquisadora Normeide da Silva Rios da Cruz, aluna do curso de Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, desde março, está fazendo o levantamento de informações para a construção de um mapa de autores baianos de literatura infanto-juvenil. Como não existe uma catalogação ou arquivo com estes dados, Normeide tem se dedicado a uma verdadeira garimpagem, através de contatos com editoras, pesquisas bibliográficas e sites de autores, entre outros, para conseguir sistematizar a presença de autores que se dedicam a escrever histórias para pequenos e jovens leitores.

Até o momento, foram localizados 32 escritores — mas a pesquisadora ainda não deu o trabalho por encerrado. Para ajudá-la, leitores, mediadores, editores e autores podem entrar em contato com Normeide da Silva Rios da Cruz [normeiderios@yahoo.com.br], enviando informações com nome, obra, ano de publicação e editora.
*

Um comentário:

  1. olá, estou sentindo falta de atualização deste blog? Muito trabalho por aí? Abs.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.