quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Experimente literatura!


por Peter O’Sagae
Ilustração: Alê Abreu


No finalzinho de julho, dia 30, atendi a um convite algo inusitado (pelo menos, a mim, um leitor preguiçoso). Tratava-se de uma reunião, na Casa de Livros, para o lançamento das estratégias comerciais de uma nova editora — a Jujuba. Sempre é bom rever Denize Bianchi e Maria Angela, sócias da distribuidora e livraria especializada em literatura infantil e juvenil — e, ao lado de Daniela Padilha, me regalei com um saquinho de confeitos coloridos, enquanto ouvia a exposição de cinco títulos que a editora propõe rodar pelas escolas, numa sugestão da Casa de Livros. São eles: Bruno & João, de Jean-Claude R. Alphen; Chiclete grudado embaixo da mesa, de Rosana Rios e Wagner William; Dia de sol, de Renato Moriconi; O mistério da bola castanho-avermelhada, de Christina Dias e Aline Abreu; e Pra cama hoje não, de Ilan Brenman e Ana Terra, que, muito brevemente, constarão de Dobras da Leitura O’Blog.

O catálogo da Jujuba compreende uma dúzia de livros, feitos com muita dedicação. A editora pretendia trabalhar basicamente com a impressão sob demanda e montou [um site] que é uma delícia navegar, pela simplicidade com que apresenta as informações e a degustação “completa” de todos os seus livros, em formato.pdf.

Futuramente, serão apresentados também encartes para os professores. A experiência da leitura amplia-se com todas as possibilidades técnicas e com um encaminhamento pra lá de sugestivo, brincalhão, com doçuras na quarta-capa e na página de créditos, atendendo ao interesse e à curiosidade das crianças. A editora Jujuba chegou. Experimente literatura!

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.