sábado, 7 de julho de 2007

Uma ninfa entre bruxos


Resumo do Cenário

Ninfa Parreiras comunica sua participação no Blog da Semana da revista Época, um espaço on-line para a discussão sobre um assunto apresentado em suas páginas, mobilizando leitores e especialistas convidados. E, nesta semana, o debate busca responder por que Harry Potter tornou-se um fenômeno cultural, além de lançar hipóteses sobre o destino dos personagens da série.

Quem tem acompanhado os estudantes de Hogwarts, desde a primeira aventura publicada dez anos atrás, conta agora os minutos para colocar as mãos (os olhos, coração e mente) no sétimo e último livro de Miss Rowling. Pois Harry Potter and the Deathly Hallows (ou, Harry Potter e as relíquias da morte, na tradução brasileira) chegará às livrarias apenas à meia-noite de 21 de julho. Momento de ansiedade para os fãs, certamente, e oportuno para a estréia mundial do quinto filme do bruxo — Harry Potter e a Ordem da Fênix — marcada, pela Warner, para o próximo dia 10. Enfim, muito há o que falar neste clima de espera, entre releituras e marketing.

Em sua primeira postagem, a escritora e especialista em literatura infantil e juvenil Ninfa Parreiras pondera o sucesso da história pelo inventimento da autora em valores humanos universais, como a perda, o abandono e o medo da morte, lembrando ainda que o foco narrativo modifica-se a cada livro, acompanhando o amadurecimento dos personagens. Também participam do Blog da Semana os estudantes Camila Galvez e Leon Cordeiro, os jornalista e editores Luís Antônio Giron e Alexandre Mansur, da revista Época, e a professora e também escritora de literatura infantil Lúcia Pimentel Góes.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.