O Programa de Incentivo à Leitura da UESC promove, de 24 a 26 de julho de 2007, o VI Encontro Regional do PROLER, coordenado por Arlete Vieira, oferecendo um ciclo de debates, oficinas e mini-cursos para a construção do conhecimento sobre a literatura infantil na sala de aula e demais nuances que a leitura pode oferecer. Como proposta de formação continuada, o evento é destinado aos profissionais de educação básica e graduandos da área de Letras, Pedagogia e demais interessados. Após a abertura do evento, a conferência “A Literatura Infantil na Escola”, por Marta Passos Pinheiro (CEALE/UFMG).
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho no Protocolo Geral da UESC. A inscrição custa R$ 15,00 e serão oferecidos dois certificados: um de participação do evento e o outro de oficinas cursadas, somando um total de 30 horas/aula. Mais informações: www.uesc.br/viproler.
Oficinas e Mini-Cursos
Cada participante poderá inscrever-se em uma atividade no turno matutino e outra no turno vespertino. Vagas: 40 vagas
Literatura oral e imaginário, com Mari Guimarães – Mestre em Cultura e Turismo e membro do grupo de pesquisa Identidade Cultural e Expressões Regionais – ICER/UESC. Noções conceituais gerais sobre literatura oral, literaturas da voz e formas simples (legenda, saga, mito, adivinha, ditado, caso, memorável, conto, chiste). Mecanismos de resistência da literatura oral. Vocalidade e performance. As articulações entre a oralidade e a escritura do texto literário (canônico e não-canônico). Lendas e mitos representativos do folclore brasileiro.
Leitura e escrita de textos jornalísticos, com Gustavo Atallah Haun – Graduando em Letras/UESC e coordenador da Área de Linguagens da AFI Itabuna. Uma breve abordagem sobre a leitura e escrita de textos jornalísticos em sala de aula. Como trabalhar diferentes tipos de textos midiáticos, diferentes tipos de leitura e diversos tipos de linguagens com os alunos? O que são meios de comunicação? O que são informações? O que está por trás da informação, quais os interesses de se informar e como fazê-lo? Para que escrever tais textos? Relato de experiências sobre a produção de textos em sala de aula, confecção de jornais e murais informativos.
"Felicidade Clandestina": o fascínio do conto na literatura infanto-juvenil, com Joanice Antônia Santos – Mestranda em Literatura e Diversidade Cultural – UEFS. Estudo de contos literários, na perspectiva de despertar o leitor para a sedução e o prazer da leitura. Assim, o curso pretende trabalhar contos de Cecília Meireles e Clarice Lispector, atualizando temáticas e situações cotidianas.
A literatura infanto-juvenil brasileira no contexto da lei 10.639/03: entre o didatismo e a literariedade, com Daniela Galdino – Mestre em Literatura e Diversidade Cultural – UEFS e professora de literatura da UESC. Contextualização da lei 10.639/03. A temática afro-brasileira na sala de aula e a análise de obras relacionadas: o caráter literário e o caráter didático na literatura infanto-juvenil contemporânea. Estratégias para a formação de leitores infanto-juvenis: saberes baseados numa educação baseada na diversidade.
Nos bastidores da literatura para crianças, com Alderacy Pereira da Silva – Coordenador e idealizador da Estação Saber. Leitor-guia e contador de histórias. Curso Superior Incompleto – Letras. (Minicurso). Ementa: A produção cultural para crianças. Criação literária. O mundo infantil e mundo adulto. Leituras e infâncias. Leituras de classes sociais diferentes. Seleção de texto para o público infantil. Clássicos infantis e a coleção Disquinho (Braguinha).
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho no Protocolo Geral da UESC. A inscrição custa R$ 15,00 e serão oferecidos dois certificados: um de participação do evento e o outro de oficinas cursadas, somando um total de 30 horas/aula. Mais informações: www.uesc.br/viproler.
Oficinas e Mini-Cursos
Cada participante poderá inscrever-se em uma atividade no turno matutino e outra no turno vespertino. Vagas: 40 vagas
Literatura oral e imaginário, com Mari Guimarães – Mestre em Cultura e Turismo e membro do grupo de pesquisa Identidade Cultural e Expressões Regionais – ICER/UESC. Noções conceituais gerais sobre literatura oral, literaturas da voz e formas simples (legenda, saga, mito, adivinha, ditado, caso, memorável, conto, chiste). Mecanismos de resistência da literatura oral. Vocalidade e performance. As articulações entre a oralidade e a escritura do texto literário (canônico e não-canônico). Lendas e mitos representativos do folclore brasileiro.
Leitura e escrita de textos jornalísticos, com Gustavo Atallah Haun – Graduando em Letras/UESC e coordenador da Área de Linguagens da AFI Itabuna. Uma breve abordagem sobre a leitura e escrita de textos jornalísticos em sala de aula. Como trabalhar diferentes tipos de textos midiáticos, diferentes tipos de leitura e diversos tipos de linguagens com os alunos? O que são meios de comunicação? O que são informações? O que está por trás da informação, quais os interesses de se informar e como fazê-lo? Para que escrever tais textos? Relato de experiências sobre a produção de textos em sala de aula, confecção de jornais e murais informativos.
"Felicidade Clandestina": o fascínio do conto na literatura infanto-juvenil, com Joanice Antônia Santos – Mestranda em Literatura e Diversidade Cultural – UEFS. Estudo de contos literários, na perspectiva de despertar o leitor para a sedução e o prazer da leitura. Assim, o curso pretende trabalhar contos de Cecília Meireles e Clarice Lispector, atualizando temáticas e situações cotidianas.
A literatura infanto-juvenil brasileira no contexto da lei 10.639/03: entre o didatismo e a literariedade, com Daniela Galdino – Mestre em Literatura e Diversidade Cultural – UEFS e professora de literatura da UESC. Contextualização da lei 10.639/03. A temática afro-brasileira na sala de aula e a análise de obras relacionadas: o caráter literário e o caráter didático na literatura infanto-juvenil contemporânea. Estratégias para a formação de leitores infanto-juvenis: saberes baseados numa educação baseada na diversidade.
Nos bastidores da literatura para crianças, com Alderacy Pereira da Silva – Coordenador e idealizador da Estação Saber. Leitor-guia e contador de histórias. Curso Superior Incompleto – Letras. (Minicurso). Ementa: A produção cultural para crianças. Criação literária. O mundo infantil e mundo adulto. Leituras e infâncias. Leituras de classes sociais diferentes. Seleção de texto para o público infantil. Clássicos infantis e a coleção Disquinho (Braguinha).
Desvios e (en)cantos da linguagem – literatura infantil, com Flávio Lourenço Lima. A literatura infantil tomada em seus aspectos metonímicos e metafóricos (concretude e fantasia): desvios de linguagens. Contrapontos, analogias e diálogos entre os mundos da criança e do adulto. A dimensão significativa e inventiva do texto das crianças do texto para as crianças. O acontecimento enquanto ato poético, imaginação, sonho e encantamento com leituras fenomenológicas possíveis.
Quem canta seus males espanta, com Vanessa Cerqueira – Graduada em Letras e professora da rede particular de Ilhéus, BA. Benefícios da música na escola. A linguagem musical como recurso didático. A música como importante estratégia de motivação e promoção de uma aula mais interessante e descontraída. A música como um instrumento de estudo rico em cultura e história.
Era uma vez..., com Nelma Pimenta Cruz – Mestranda em Letras (UNISC/RS), professora da rede pública e particular de Ilhéus, BA. A importância dos clássicos contos de fadas para a constituição do ser. Leituras e trabalhos com alguns contistas, como Andersen, Irmão Grimm, Lewis Carrol.
Universo criativo, com Edna Serpa – Contadora de histórias, membro do Comitê do PROLER de Ilhéus e aluna do curso de Pedagogia – UNOPAR. Oficina. Construção de personagens de literatura infantil. Criação de histórias e manuseio de materiais diversos: cola, jornal, tesoura, papelão, lã, caixa de sapato, papel dobradura, papel crepom, balão, algodão, tinta, avental, palitos, copos plásticos, retalhos, etc.
Contação de histórias, com Marta Passos Pinheiro (CEALE/UFMG). Oficina. A arte de contar histórias. Técnicas. Construção individual e coletiva da história.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.