quinta-feira, 22 de novembro de 2007

V Encontro de Literatura Infantil e Juvenil

1ª chamada de trabalhos
(versão: outubro/2007)

Nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2008, acontecerá, na Faculdade de Letras de UFRJ (Ilha do Fundão), das 9h às 17h, o V Encontro com a Literatura Infantil e Juvenil: leitura e crítica. Durante o evento, haverá conferências, palestras e mesas-redondas, com renomados pesquisadores, escritores e ilustradores. O objetivo do V Encontro é a formação discente e a capacitação docente, por meio de debates teóricos e propostas pedagógicas, visando à conscientização do (futuro) profissional de Letras, Artes, Educação, Música, História e áreas afins para a importância de leitura e do estímulo ao prazer de ler, com base em obras literárias de qualidade.

Público alvo: professores de ensino fundamental e médio; alunos de graduação e pós-graduação de Letras, Educação, Música, História, Belas Artes e áreas afins; pessoas interessadas em literatura infantil e juvenil.

* Envio de comunicações: até 15 de janeiro. Enviar resumo,dentro dos critérios estabelecidos pela Comissão (ver abaixo), para o endereço literinfantil@uol.com.br . A carta de aceite será enviada até 31 de janeiro. Quem apresentar comunicação, se aceito, deverá enviar até o dia 28 de fevereiro, o texto integral (ver normas abaixo) ao e-mail do V Encontro, para publicação em CD-rom.

* As informações sobre pagamento de inscrição e sobre participação como ouvinte serão divulgadas em janeiro de 2008.

Normas para envio dos resumos e dos textos das comunicações

As propostas de comunicação, em versão resumida E integral, deverão ser enviadas para o e-mail literinfantil@uol.com.br. Também poderão ser apresentados trabalhos que relatem experiências bem sucedidas nas áreas de ensino de leitura/literatura infantil e juvenil. Caso o trabalho seja em co-autoria, devem aparecer os nomes de todos os participantes no resumo e no texto integral, e cada um deve preencher a sua ficha e pagar a taxa de inscrição (valores e datas serão divulgados em janeiro de 2008).

Quanto aos resumos, as instruções a serem seguidas são as seguintes: a) apresentar em forma dissertativa, de maneira clara e concisa, tema e objetivo do trabalho, fundamentação teórica (sem citação bibliográfica) e conclusões, mesmo que parciais; b) formato do resumo: até 250 (duzentas e cinqüenta) palavras; tipo de letra Arial, corpo 12; espaço entre as linhas 1,5; título centralizado em caixa alta; à direita, nome e sobrenome (o sobrenome primeiro, em maiúsculas), identificação da instituição de origem entre parênteses e endereço eletrônico. c) anexar ficha de inscrição de trabalho (ver abaixo) preenchida. (data limite: até 15/01/08)

Quanto aos textos em versão integral, as instruções a serem seguidas são: a) Letra Arial, corpo 12; espaço entre as linhas 1,5; adentramento de parágrafo 1,25; texto justificado; b) Configuração da página: margem de 3,0 cm (superior, inferior, direita, esquerda); tamanho da folha: A4; número de páginas: de 10 a 15, incluindo a bibliografia; c) Título em negrito, centralizado; à direita, nome e sobrenome (o sobrenome primeiro, em maiúsculas) e identificação da instituição de origem entre parênteses; d) Notas ao texto: Recomenda-se a utilização de normas parentéticas (SOBRENOME, ano de edição, p. ). Ao final do artigo, referências bibliográficas com todos os dados da obra citada, seguindo as normas da ABNT; e) Apenas em casos extremamente necessários, usar notas em pé de página, inseridas automaticamente, em fonte Arial, corpo 10; f) No mesmo arquivo, após as referências bibliográficas, inserir 5 linhas de currículo do autor e endereço eletrônico, se houver. (data limite: até 28/02/08)

Ficha de inscrição de trabalhos (comunicações e relatos de experiência):
Nome: ______________________________________________________
Endereço: ___________________________________________________
Cidade / Estado: ___________________________ CEP: _____________
Telefone: ( _____ ) _________ e-mail: ___________________________
Instituição de origem: _________________________________________
Título do trabalho: ____________________________________________
( ) comunicação ( ) relato de experiência
*

2 comentários:

  1. Gostaria de saber onde poderia ter maiores informações e o telefone do Evento. As inscrições foram prorrogas? E quanto será a inscrição?
    Att.

    ResponderExcluir
  2. Você encontra, juntamente às normas para o envio de resumos, um e-mail que talvez possa ser utilizado para obter mais informações a respeito do evento.

    Não recebemos nenhum comunicado especial de que as incrições para apresentação de trabalho tenham sido prorrogadas.

    Agora, é esperar pela proximidade do evento para saber quando estarão abertas as inscrições para participação como ouvinte e outros detalhes. Certamente, iremos divulgar tudo isso aqui no Resumo do Cenário, assim que tivermos essas informações.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.