quinta-feira, 27 de novembro de 2008

NOMA Encouragement Prize para o Brasil

Resumo do Cenário


No dia 6 de novembro, o júri internacional do 16th Noma Concours for Picture Book Illustrations, 2008, reuniu-se em Tóquio e conferiu o grande prêmio do ano a Wen Hsu (Costa Rica), pelo trabalho Nadi & Xiao Lan. Os dois segundo lugares couberam a Fereshteh Najafi (Irã) e Alaeldin Elgizouli Naeim (Sudão). Ao todo, competiram 440 trabalhos produzidos em 50 diferentes países e, entre 33 selecionados para figurar em catálogo e mostras, foram escolhidos dez ilustrações sob a rubrica ‘Runner-Up’ e vinte outros trabalhos receberam medalha de incentivo, a ‘Encouragement Prize’.

Duas medalhas são brasileiras.


Maurício Negro foi reconhecido por seu trabalho de ilustração com pirogravura tingida com pigmentos naturais, presente no livro Outras tantas histórias indígenas de origem das coisas e do universo, de Daniel Munduruku (Global). Também Cláudio Martins, com as imagens de Vovó (Paulinas).

O concurso Noma é organizado, desde 1978, pelo Asia/Pacific Cultural Centre for Unesco (ACCU), com a intenção de revelar e promover a atividade artística de ilustradores da Ásia (exceto Japão), Pacífico, Estados Árabes, América Latina e Caribe. Sempre no ano seguinte à seleção, os trabalhos premiados são exibidos na Biblioteca Internacional de Literatura Infantil de Tóquio, no Japão, e durante a Bienal Internacional de Ilustração, na Eslováquia. Mais informações, no website do Prêmio NOMA, a partir de janeiro de 2009.

Um comentário:

  1. Que notícia boa!
    Já passei lá no Feijão Preto para falar com o Maurício.
    Ele é simples, criativo e competente.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.