sábado, 21 de março de 2009

Brasil participa de feira infantil na Itália

Publishnews - 10/03/2009 - por Marla Cardoso

Um evento italiano voltado para os editores de livros infanto-juvenis terá a presença de 20 empresas brasileiras. Ao todo, serão apresentados mais de 1.000 títulos nacionais na mostra. A “Feira do Livro para Crianças de Bolonha” ocorre de 23 a 26 de março, e teve, em 2008, a participação de 1.300 expositores, sendo 1.200 provenientes de 69 países, e de cerca de 5 mil profissionais do setor. Mas é a partir deste ano, com o apoio do convênio Brazilian Publishers, assinado entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), que o evento terá a participação brasileira mais consolidada.

Nesta edição, o estande terá uma área de 96 m2 – o dobro da última, além de um projeto de comunicação visual mais moderno e atraente. A organização do estande coletivo do Brasil no evento também conta com a parceria da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Para Isabel Lopes Coelho, editora de livros infantis e juvenis da Cosac Naify, a feira é um ambiente muito estimulante, não apenas pela variedade de editoras presentes do mundo inteiro, mas pela possibilidade de conhecer autores, novas editoras e ilustradores. Com 25 títulos na bagagem, a Pallas faz sua estreia na Feira de Bolonha. Segundo a editora Mariana Warth, a agenda de reuniões com empresários estrangeiros está cheia e a perspectiva é de fazer muitos negócios durante os quatro dias do evento.

Além da Cosac Naify e da Pallas, também participam da feira as seguintes editoras: Ática, Biruta, Brinque-Book, Callis, Cia das Letrinhas, DCL, Edições SM, Escala, FTD/Quinteto, Gente, Global, Manati, Melhoramentos, Mercúryo Jovem, Moderna, Rocco, Scipione e W/MF Martins Fontes.

Tradição

A participação do Brasil na Feira de Bolonha já é uma tradição, principalmente por conta do apoio da FNLIJ, que há anos divulga os livros das editoras brasileiras na cidade italiana. A Cosac Naify, por exemplo, participou pela primeira vez da Feira de Bolonha na edição de 2007, quando recebeu a Menção Honrosa na categoria Novos Horizontes, pelo livro Lampião & Lancelote, escrito e ilustrado por Fernando Vilela. No ano passado, a editora também marcou presença no evento e este ano participa com o apoio da FNLIJ e do convênio entre a Apex e a CBL, levando para Bolonha um catálogo com 37 títulos.

Outra habitué da Feira de Bolonha é a editora executiva da DCL, Otacília de Freitas. Este ano, a empresa vai apresentar 30 títulos no evento, na expectativa de vender direitos autorais de suas obras. Na outra mão, segundo a editora da DCL, Bolonha também oferece a oportunidade de conhecer autores que a editora pode vir a publicar no Brasil. “O mais importante de tudo é descobrir as tendências que nos próximos anos estarão nas prateleiras do mundo todo. Lá são apresentados os principais lançamentos do ano. Retorno ao Brasil com a mala cheia de livros e a cabeça repleta de ideias”, conta Otacília.

A Feira

Em sua 46ª edição, a Feira do Livro para Crianças de Bolonha reúne editores, autores, ilustradores, agentes literários, além de produtores de filmes e TV, distribuidores, gráficas e livrarias, oferecendo a todos a oportunidade de comprar e vender direitos autorais. Além disso, é uma chance para encontrar editores e produtos de multimídia do segmento infantil; fazer networking; descobrir novos negócios e oportunidades; e discutir as novas tendências do setor.

O evento oferece uma série de atividades para os visitantes. Um dos pontos altos da Feira de Bolonha é a Mostra de Ilustradores, que é realizada desde 1967. A Mostra fornece uma visão geral das tendências da ilustração infantil no mundo, a partir de trabalhos de artistas prestigiados e novos talentos. As obras são selecionadas por um júri internacional composto de editores, artistas e diretores de museus. Para a edição deste ano, foram selecionados trabalhos de 81 ilustradores.

Uma boa opção para quem deseja entender os rumos da ilustração infantil é o Café dos Ilustradores, um tipo de Café Literário onde as pessoas se reúnem para debater as novidades do setor, conhecer editores, escritores e artistas e descobrir revelações da ilustração infantil de outros países. A programação inclui uma reunião com os membros do júri da Mostra de Ilustradores, que explicam os motivos de suas escolhas.

Outro destaque da Feira de Bolonha é o Centro de Agentes Literários, um espaço reservado para a compra e venda de direitos autorais. O Centro presta assistência profissional qualificada e personalizada aos agentes literários. Uma vez inscrito no Centro, o editor tem acesso direto ao catálogo dos expositores presentes na feira, além de uma série de serviços disponíveis. Mais informações sobre o evento no site da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.