terça-feira, 17 de março de 2009

Reunião com Organismos Internacionais

Comunicação Social/MinC - 12.3.2009 - Por Sheila Rezende

Ministro Juca Ferreira apresenta PNLL para representantes da Unesco, IFLA e Bill &Melinda Gates Foundation

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, reuniu-se na manhã da última quarta-feira, dia 11 de março, em seu gabinete, em Brasília, com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Federação International das Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) e da Bill & Melinda Gates Foundation.

Durante o encontro foi apresentado o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), conjunto de políticas, ações, programas e projetos empreendidos pelo Estado e pela sociedade civil para promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas no Brasil. A iniciatica busca assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia nacional.

O ministro Juca Ferreira destacou a política de bibliotecas, a parceria com o Ministério da Educação e a modernização das bibliotecas como aspectos centrais do PNLL. Ele explicou que a estatística confiável que existe no Brasil mostra que o índice de leitura anual por habitante é de 1,7% e o país possui 5mil bibliotecas públicas, mas, no entanto, ainda existem 361 cidades sem esse equipamento cultural. Também reafirmou a preocupação do Governo Federal em dar atenção à cultura como uma necessidade básica do cidadão.

Um dos objetivos do governo brasileiro é zerar, até outubro deste ano, o número de municípios sem biblioteca púbica no país. Além disso, estima-se modernizar as bibliotecas já existentes e transformá-las em Centros Culturais com acesso a Internet. Segundo o ministro Juca Ferreira, o desejo é levar a biblioteca para bairros populares, favelas e assentamentos rurais. Ele acredita que a proximidade facilita o acesso da população à leitura.


Reconhecimento e Cooperação de Instituições Internacionais

Jessica Dorr, da Bill & Melinda Gates Foundation, ressaltou o esforço do Brasil em aperfeiçoar o acesso à tecnologia da informação e à Internet. Ela garantiu que a instituição dará o suporte necessário à iniciativa brasileira neste ano.

O representante da Unesco, por sua vez, disse que a organização se compromete a contribuir com o plano de modernização das bibliotecas públicas, beneficiando o maior número de pessoas, cidades e regiões.

Já Stuart Hamilton, da IFLA, parabenizou o governo brasileiro pela ação e também garantiu contribuir na estruturação do PNLL, assim como manifestou o desejo de trazer atividades para fortalecer a comunidade dos bibliotecários e das bibliotecas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.