quinta-feira, 19 de março de 2009

Prêmio Vivaleitura 2009

Abertas as inscrições para o PRÊMIO VIVA LEITURA 2009
Roedores de Livros, 06/03/2009 - por Ana Paula Bernardes

Na última quarta, 04 de março, no Escritório Regional da OEI (Organização dos Estados Íbero-Americanos para a Educação, para a Ciência e para a Cultura) em Brasília, foi lançada a quarta edição do Prêmio Viva Leitura. Na ocasião, estiveram presentes vários representantes do mundo literário e político. Todos ressaltaram a importância da premiação como reconhecimento aos agentes de leitura, como objeto de incentivo à novas ações e - principalmente - como forma de fazer um mapeamento das ações de leitura em todo o país, aprendendo, apoiando e multiplicando. Nos primeiros três anos, o prêmio cadastrou cerca de 8 mil projetos de todas as regiões brasileiras - um número realmente expressivo. Espera-se, nesta nova edição, alcançar o número de 10 mil iniciativas em torno da democratização da leitura.

Saiba mais, direto da fonte, aqui.



Maior premiação individual para estimular
a leitura no Brasil está com as inscrições abertas
CGLL/MinC, 16/03/09 - por Gláucia Ribeiro Lira

Até o dia 24 de julho estarão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Vivaleitura, que é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com execução e patrocínio da Fundação Santillana.

O Prêmio é de abrangência nacional e tem o objetivo de fomentar a leitura e também reconhecer as boas práticas que acontecem em todo o Brasil nessa área. É dividido em três categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas públicas e privadas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada um dos três vencedores (um em cada categoria) vai receber R$ 30 mil , além de diploma e troféu. Também são concedidas menções honrosas a vários projetos.

Mais do que uma premiação, a iniciativa representa uma mobiblização em favor da leitura. O Prêmio faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que abrange a participação do Estado e da sociedade em prol do desenvolvimento da prática da leitura no país. Tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.