segunda-feira, 23 de julho de 2007

Ler é pra cima!

Resumo do Cenário

Para marcar seu 15 anos, a Editora Projeto criou uma extensa programação de atividades para crianças e oficinas para educadores com os escritores e ilustradores da casa, em Porto Alegre, ao longo do último abril. Paralelamente, no Centro Cultural Érico Veríssimo, acontecia a exposição comemorativa Ler é pra cima!, aberta muito criativamente com um leilão de ilustração.

O feito, inédito no Brasil, contou com originais de 20 artistas nacionais e estrangeiros, junto ao texto de 20 outros convidados — escritores e especialistas de literatura infantil e juvenil — que ora comentavam as obras, ora nelas se inspiravam, estabelecendo variados níveis de diálogo palavra&imagem. As ilustrações, realizadas sob encomenda para a editora, podiam ser arrematadas, cada uma, a partir de um lance inicial de R$ 300,00. A intenção era destinar parte dos fundos arrecadados à compra de livros (de diversas editoras, dos ilustradores e autores presentes na exposição) para doação à Biblioteca Lucília Minssen, ao Instituto do Câncer Infantil do RS e ao Instituto da Criança com Diabetes.

"A empreitada de abril deu-nos bastante trabalho, mas muito prazer", comentou carinhosamente Áurea R. Brusco, da Editora Projeto, que enviou à equipe de Dobras da Leitura uma carta de boas novidades, mais o pequeno e precioso catálogo. O evento foi um sucesso — "O leilão rendeu R$ 12.250,00 e foram doados 130 livros de literatura infantil dos escritores e ilustradores da Exposição Ler é pra cima! a cada uma das instituições."

Ao término da exposição, as obras foram levadas por seus compradores, mas isso não impediu que outros lugares, outros olhares pudessem conhecer esta rara iniciativa. Entre maio e junho, durante o 9º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro, esteve presente uma "réplica" da Exposição Ler é pra cima!, com a reprodução dos originais, e agora vive também virtualmente no site da Editora Projeto.

Ilustradores e autores
Participaram dessa comemoração, Adão Iturrusgarai e Martha Medeiros, Allan Sieber e Sissa Jacoby, André Neves e Carlos Urbim, Angela Lago e Sérgio Capparelli, Cristina Biazetto e José Antonio del Cañizo (Málaga), Eduardo Oliveira e Jackson Zambeli, Fábio Zimbres e Raquel Grabauska, Graça Lima e Hermes Bernardi Jr., Guazzelli e Paulo Bentancur, Guto Lacaz e Mariana Tasca, Jesús Gabán (Madrid), Laura Castilhos e Dilan Camargo, Ludmila Zeman (Canadá) e Fernanda Lopes de Almeida, Luís Fernando Veríssimo e Elias José, Maria Tomaselli e Simone Assumpção, Otto Gueera e Valéria Portella, Ricardo Azevedo e Marcelo Carneiro da Cunha, Rodrigo John e Vera Aguiar, Rosinha Campos e Gláucia de Souza, Santiago e Paulo Seben.
*

Um comentário:

  1. Ganhei esse Catálogo quando trabalhei e participei de um dos melhores encontros universitário e conhecido em todo o Brasil: O II Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infanto Juvenil da UEBS - Jequié -BA, no ano passado.
    Foi um dos melhores presentes que ganhei durante aquele encontro.... sensacional.. fantástico.. original... esplendido...criativo.. harmonioso.... e tantas outras qualidades reunidas em apenas 46 folhas dotada de tão alto relevo e pintura que nem os amantes da escuridão poderiam deixar de se debruçarem em frente a tal maravilha! Leia quando tiver oportunidade.... Sei que vai gostar..

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.