
De Gláucia de Souza, Josefino, il. Flávio Fargas (Comunicarte, 2007) e
de José Carlos Aragão, É tudo lenda..., il. F.Fargas (Dimensão, 2007).
*

De Rosana Rios, O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa, com as ilustrações de Daisy Startari (Vale Livros, 1992) e de André Neves (DCL, 2004).
*

E-paper e as dobras do jornal do futuro ;-) Foto adicional extraída da página Electrónica, onde o leitor também encontra o texto Morreu o papel, viva o e-papel. Já foi anunciado o e-paper colorido e a capacidade de o papel eletrônico exibir imagens em movimento. Que tipo de literatura infantil você lerá amanhã?


Belo Horizonte será a próxima capital do livro este ano. A primeira edição da Bienal do Livro de Minas começa no dia 15 e vai até 25/05 e promete ser recheada de debates, exposições e várias opções de entretenimento para os públicos adulto e infanto-juvenil, como apresentações teatrais, oficinas e música. Também serão montados estandes das principais editoras do País e um espaço especial para uma homenagem ao Japão. A Bienal do Livro de Minas é fruto da parceria entre duas empresas experientes na área: a Fagga Eventos, realizadora das Bienais do Livro do Rio de Janeiro e de Salvador, e a Câmara Mineira do Livro, promotora do Salão do Livro e do Encontro de Literatura de Belo Horizonte. Leia mais »
Pesquisadores e interessados no debate sobre literatura para crianças e jovens podem acessar o programa completo e as sessões de comunicação do VI Seminário Literatura Infantil e Juvenil, coordenado por Elizabeth D’Angelo Serra, Secretária-Geral da FNLIJ (que aparece como o oitavo item da lista de seminários realizados).



De Maria Amália Camargo, Muito pano pra manga, il. Sônia Magalhães (Girafinha).
Asa BrancaLuiz Gonzaga e Humberto Teixeira il. Maurício Pereira (DCL) Nesta obra, a letra de Asa Branca está na versão original escrita por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, com o linguajar específico do povo nordestino. Essa decisão editorial tem o intuito de colaborar para a permanência das diferenças culturais de cada região brasileira. É uma oportunidade de duplo aprendizado: os pais, em casa, e o educador, na escola, podem ensinar as crianças a converter os termos populares da música para a norma culta; e também exemplificar as diferenças entre a linguagem oral e a escrita. |
O blog do sapo Frogil. Cláudia Jussan (Formato) Frog é um sapo-cururu, poeta nas horas quase sempre vagas, muito divertido, namorador e amigão de todo mundo dentro e fora do brejo onde vive. Em seu blog, ele fala do dia-a-dia, das amizades, dos passeios, dos namoros... E passa também informações e curiosidades que encontra na Internet, mostra pinturas e poemas e revela suas preocupações com a ecologia, tema que aborda de maneira científica, crítica e impregnada de humor. |
Knut, o ursinho que conquistou o mundo il. Carlos Magno (LGE) Knut o ursinho polar rejeitado pela mãe e que foi parar no zoológico de Berlim. Ecologistas pediram o seu fim: “É melhor Knut morrer do que entre humanos viver.” Mas, o mundo inteiro gritou e Knut se salvou. Hoje, famoso no mundo todo é aclamado como celebridade. Tem um ano de idade e já quer namorar. |

Michaela Knupfer e Stéphanie Habrich, visam equilibrar informação e ludicidade nas páginas de ambas as revistas que terão seções fixas de brincadeiras, artesanato, culinária, ciências, história, geografia, cultura e histórias infantis — algumas com personagens permanentes.
Foto: divulgação do site Miliumas. 
A maior biblioteca infanto-juvenil da América Latina terá seu acervo digitalizado, um projeto de R$ 500 mil financiado pela Caixa Econômica Federal e pela Petrobras. Informações sobre os cerca de 40 mil títulos pertencentes à FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) serão colocadas num portal, acompanhadas por pareceres de especialistas sobre os livros, de forma a orientar professores e pais. Um belo presente para a Fundação, avalia a coluna No Prelo, que em 2008 comemora seus 40 anos.

Livro infantil seria ação de 'lavagem cerebral' da Microsoft
Pesquisa pretende revelar retrato da leitura no País
O Centro de Estudos da Leitura da UESB – CEL/UESB, através do Programa de Pesquisa Ensino e Extensão – Estação da Leitura/ESTALE – está organizando o II Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infanto-juvenil da UESB como encerramento das atividades dos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Leitura e em Literatura Infanto-juvenil. O evento, a ser realizado entre os dias 1º e 4 de maio de 2008, no Campus Jequié da Universidade Estadual do Sul da Bahia, visa abrir espaço para iniciativas de promoção humana e, principalmente, para o turismo cultural em Jequié, descortinando horizontes para essa região tão cheia de perspectivas de crescimento. Programação, temas dos mini-cursos e oficinas, além das presenças já confirmadas estão na página do evento »

