sábado, 2 de maio de 2009

Feira do livro infantil em Dubai

Bookseller.com - 21.4.09 - por Victoria Gallagher

Um rival em potencial Bologna Children's Book Fair está sendo organizado pela Fundação Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que tem um stand na London Book Fair (LBF). A Dubai International Children's Book Fair promoverá a leitura e literatura infantil no mundo Árabe e internacionalmente, e acontecerá entre 3 e 10 de fevereiro de 2010. O evento em Dubai está programado para acontecer apenas um mês antes da tradicional feira do livro italiana.

Matéria completa, em inglês, aqui.

***
Resumo do Cenário - por Renata Nakano

Na última Feira do Libro Infantil de Bologna, havia um grande stand de Dubai com livros em árabe e alguns folders sobre essa feira nos Emirados. Achei interessante e, assumindo minha completa ignorância sobre o mercado de literatura infantil árabe, coletei alguns para ler mais tarde.
Ao ver a matéria da Bookseller.com, estranhei a afirmação da jornalista de que essa feira em Dubai ambiciona o mercado internacional pertencente à Feira de Bologna, sediada num país com tamanha tradição na literatura infantil. Grande parte dos livros expostos nesse estande eram traduções de editoras europeias bastante comerciais, como a belga Hemma, que em grande maioria exaltam mais características pedagógicas do que literárias. Estranhei ainda mais a afirmação da jornalista ao entrar no website da feira e checar seus objetivos:
- Promover a leitura entre crianças no Mundo Árabe
- Oferecer oportunidades de networking entre autores, escritores, ilustradores e editores de livros infantis árabes e estrangeiros.
- Estimular a escrita e publicação de livros infantis
- Traduzir para o árabe os livros infantis mais importantes do cenário internacional
- Subsidiar a pesquisa da literatura infantil
- Oferecer suporte a ilustradores árabes de livros infantis
Portanto, se ignorarmos o mês em que a feira acontece, parece-me que seus organizadores desejam, antes de competir com Bologna, enfrentar seu maior obstáculo: o desenvolvimento dos profissionais, autores, ilustradores e editores, da literatura infantil árabe. O que adoraria, se a barreira linguística permitir, acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.