segunda-feira, 25 de maio de 2009

MinC em PoA: Programa Mais Cultura

MinC - 22/5/09 - Tatiana Sottili

Livro e Leitura
Ações do Livro e Leitura do MinC devem fomentar cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul

O Mais Cultura, programa do Ministério da Cultura (MinC) que integra a Agenda Social do Governo Federal, está na pauta do legislativo gaúcho no início da próxima semana. Na segunda-feira, dia 25, às 15h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Câmara Riograndense do Livro discutirá com deputados federais e senadores gaúchos a política do Livro e Leitura.

A convite da presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, e o coordenador de Articulação Federativa do Mais Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, apresentarão aos parlamentares as ações do livro e leitura que integram o Mais Cultura, na perspectiva de valorizar e fomentar a cadeia produtiva do livro no estado do Rio Grande do Sul.

Já na terça-feira, dia 26, às 9h30, os representantes do MinC participam de audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir de que forma o Programa Mais Cultura poderá integrar o Consórcio Público de Planejamento e Fomento Cultural da Região Metropolitana de Porto Alegre, a ser constituído. O encontro será presidido pelo deputado estadual Ronaldo Zülke (PT-RS) e acontecerá na Sala Sarmento Leite, 3º andar do Palácio Farroupilha.

Dos eixos que estruturam o Programa Mais Cultura – Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades e Cultura e Economia – o primeiro concentra:

Pontos de Leitura: reconhecem iniciativas e projetos de incentivo à leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros. Por meio de edital público, são selecionados projetos que recebem prêmio de R$ 20 mil para investirem em acervos e atividades que estimulem e qualifiquem a leitura.

Agentes de Leitura: formação de jovens entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, para atuarem na democratização do acesso ao livro e formação leitora, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, etc. Os agentes de leitura recebem bolsa mensal de R$ 350 para desenvolver suas atividades na comunidade cinco horas por dia.

Edital de Periódicos de Conteúdo Cultural: popularizar materiais de leitura por meio de edição e distribuição periódica de publicações de qualidade. As publicações serão distribuídas para as bibliotecas públicas, Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.

Mais informações no site mais.cultura.gov.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.