quinta-feira, 2 de setembro de 2010

“Há sempre um adulto escondido num livro infantil”

Participe do sorteio Dobras da Leitura!


Somente agora o pensamento de Peter Hunt (crítico literário e professor da Universidade de Cardiff, no País de Gales) divulga-se mais amplamente entre nós com o lançamento de Crítica, teoria e literatura infantil (Cosac Naify, trad. Cid Knipel, 328 p.). A obra, originalmente publicada em 1991, foi especialmente atualizada e reformulada em uma edição dirigida aos pesquisadores e leitores brasileiros. Em uma recente entrevista, o autor declarou que “há sempre um adulto escondido num livro infantil.” Você concorda?

Concorra a um exemplar do livro: ao deixar um comentário, informe NOME COMPLETO, CIDADE e E-MAIL. Nesta promoção, serão desconsiderados os comentários enviados em duplicidade ou que não permitirem contato com o possível ganhador ou ganhadora. O prazo se encerrará às 12h do dia 25 de setembro!

O sorteio será efetivado de acordo com a extração da Loteria Federal de sábado 25/09/2010. Ganhará o leitor cujo comentário tiver a mesma numeração dos 2 ou 3 dígitos finais do prêmio (dependendo do número de participantes nesta promoção). Exemplo: se, na loteria, o primeiro prêmio for 62.134, ganha o autor do comentário 134. O vencedor receberá o livro através do correio, após nosso contato para solicitação do endereço.

Pelos próximos dias, enquanto leio Peter Hunt, postarei alguns flashes, impressões e notas sobre o livro ;-) na Vitrine de Estudos.

Leia +
[Crítico britânico discute importância da literatura infantil]
[A literatura para crianças vista de perto]

29 comentários:

  1. Essa é uma ótima indicação para estudantes de Letras, principalmente para quem está prestes a preparar monografia sobre o tema... Sobre a pergunta... Penso que os grandes livros não somente escondem mas revelam adultos ou crianças ou velhos... o que seja...

    abs

    Carlos Gomes de Oliveira Filho - Recife PE
    gomestropicalista@hotmail.com

    ps. desconsiderar o primeiro e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito bom... me interessei por ele, irá me ajudar na monografia que estou pensando fazer, justamente na área de literatura infantil.

    A respeito da afirmação de Peter Hunt, eu acredito que há sempre um leitor para um livro infantil, que não necessariamente vá ser uma criança. E como o adulto escreve para criança, não deixa de ter um adulto no livro infantil, assim como não deixa de ter uma criança no adulto que gosta de escrever, usar a imaginação, criar histórias...

    É isso.

    Fernanda Lima Maia (Recife-PE)
    nandamaia89@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oba, também quero participar!!!
    Adriano Messias
    São Paulo - SP
    adrianoescritor@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. E há sempre uma criança escondida em cada adulto, louca para ler um livro infantil...

    Tb quero participar do sorteio:
    Fabiana Coelho
    Recife-PE
    bianasl@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. à pergunta do Hunt, ocorreu-me uma resposta semelhante à da Fernanda, logo acima: a literatura para crianças é sempre feita por adultas, com a visão de mundo delas incutida. Mas creio que não é a isso que Hunt refere-se. Bom livro infantil é aquele que a criança e o adulto se divertem (e isso Drummond já dizia há muito tempo atrás). Se pensarmos assim, novamente concordamos cmo Hunt. Em resumo: o público da denominada "literatura infantil" é bem mais amplo (ainda bem!) do que seu nome impõe.

    Impossível não desejar que nem doido esse livro ^^

    Eduardo Silveira
    Joinville/SC
    E-mail: edusilveira90@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Peter,
    Vi este livro na Cosac e quase comprei!
    Estou com uma pilha de teóricos enorme esperando a minha aposentadoria!
    Não dou sorte, mas fiquei com vontade de ganhar.
    O problema é que não gosto de divulgar meu e-mail.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Esse livro teria ajudado muito na minha monografia! Mesmo assim gostaria de ganhá-lo...quem sabe ele não me dá "uma luz" para o projeto do mestrado?!!!rs

    Amanda Azevedo
    Niterói/RJ
    profamanda@oi.com.br

    ResponderExcluir
  8. belíssima dica!
    Quero ser pra sempre um adulto explícito num livro infantil!

    Laz Muniz
    Itabira/MG
    contato@lazmuniz.com

    ResponderExcluir
  9. A frase do crítico Peter Hunt me fez lembrar de outra do autor Bartolomeu Campos de Queirós: "Eu escrevo pra criança que mora em mim".

    Há sempre um adulto morando num livro infantil. Bom é quando encontramos adultos como Bartolomeu, Monteiro Lobato, Lygia Bojunga, Ana Maria Machado, Marina Colasanti e outros grandes autores - "grandes" não por serem célebres, mas por fazerem LITERATURA.

    Aí, o encontro é mágico, feito pra crianças, jovens e adultos.

    Rachel Facó Soares Lavatori Corrêa
    Rio de Janeiro/RJ
    faco.rachel@gmail.com
    http://esquinadoconto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oba!Oba! também andei paquerando o livro... :)
    Thanks!
    Sandra Ronca
    Niteroi/RJ
    contato@sandraronca.com.br

    ResponderExcluir
  11. Também acho que há sempre um livro infantil dentro de um adulto que vive mais plenamente!
    Adoro ler sobre este assunto!
    Bjs
    Simone Bibian
    Niterói/RJ
    http://simonebibian.blogspot.com
    simone.bibian@terra.com.br

    ResponderExcluir
  12. Peter Hunt.
    Vergonhosamente confesso que nada sei a respeito deste autor. Mas a sua declaração me faz sentir íntima, pois independentemente da minha idade sempre adorei livros e teatros infantis. Nos tornamos maduros na carcaça, mas por dentro nunca nos desligamos da criança que fomos, somos e sempre seremos.
    Preciso conhecer melhor os pensamentos deste autor do País de Gales, portanto preciso deste presente!
    Deus me ajude!
    Um Beijão ao Peter e ao Luiz.
    Muito obrigada,

    Naomy Kuroda
    São Paulo - SP
    http://www.ilustradoranaomykuroda.blogspot.com
    naomykm@terra.com.br

    ResponderExcluir
  13. Li sobre o livro um pouco antes dessa promoção e fiquei interessada. Ganhar um exemplar seria maravilhoso.

    Ana Maria de Campos Barros
    São Caetano do Sul - Sp
    bratulipa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Óbvio que sim. Não vá me dizer que não acreditas também que há uma eterna criança dentro de você. Vai?

    Se não houvesse esta interação, que sem graça seria a leitura...
    Abraços aos que fazem pelos pequenos,
    Maira

    ResponderExcluir
  15. Acredito, sim, que "há um adulto escondido num livro infantil", conforme citação do autor Peter Hunt. E, ouso acrescentar que, se esse adulto pudesse se fazer mais presente no cotidiano, o ser de hoje seria mais feliz.
    Thelma Regina Siqueira Linhares
    (thelmaregina.blogspot.com)
    Recife/PE
    thelmalinhares@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Talvez o Peter Hunt tenha dito o que disse só pra ver todo mundo abrindo os livros das crianças para procurar o adulto escondido...

    Quem achar primeiro é porque encontrou a si mesmo.

    Maria Cristina Itokazu
    Florianópolis/SC
    mcris1101@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adoraria!
    sofiawahnon@hotmail.com
    Lisboa, Portugal

    ResponderExcluir
  18. Seria óptimo tê-lo nas mãos (enquanto não chega às nossas livrarias...).
    Inês Oliveira
    mail@inesoliveira.net
    Porto, Portugal

    ResponderExcluir
  19. Uma obra indispensável para o estudo de uma literatura que ganha a cada ano o espaço de crítica que merece.
    Adriana Jorgge
    Adrianajorgge@gmail.com
    Porto Alegre

    ResponderExcluir
  20. oi, Peter
    amo LIJ e adoraria ganhar esse livro do Hunt! *-*

    Daiane da Silva
    Joinville/SC
    e-mail: daiane_silva16@hotmail.com

    :)

    ResponderExcluir
  21. Não quero deixar comentário, só quero ganhar o livro, tá? (rsrsrs)

    Ligia Pin
    São Paulo
    oborebr@yahoo.com.br
    ;o)

    ResponderExcluir
  22. Oi, adoraria ganhar um livro de Peter Hunt.
    Leio muito sobre literatura infanto-juvnil, pois trabalho com contação de histórias e dou cursos de capacitação para bibliotecárias e educadores.

    ResponderExcluir
  23. Meu e-mail: anamfzago@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Cheguei aqui hoje, e já encontro essa bela provocação...
    Livros infantis me acompanham desde pequena (!), e olha que isso já faz um tempão, rssss...
    Sempre me interessaram nas prateleiras de livrarias e foram presentes muito constantes aos filhos dos amigos. Hoje tenho um montão, por causa da Sophia, leitora voraz... (minha filhota, sete anos). OU será que é por minha causa mesmo, hein?
    De fato, tanto pode haver adultos dentro de um livro infantil - autor, personagem, leitor escondido - quanto uma criança dentro de um adulto que se encanta com cada novo livro, infantil ou não...

    ResponderExcluir
  25. Sou Designer gráfico e ilustrador e a Literatura Infanto Juvenil me atrai muito.Estava emuma pesquisa pela internet para achar algo que pudesse enrriquecer meu conhecimento nessa e eis que encontro este blog, e mais ainda sotiando um livro tão bom quanto este.

    Roberto de Souza Batista
    Rio de Janeiro, RJ
    rsouzadesigner@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é muito bom... Fiquei feliz de participar.


    Igor Reis
    Rio de Janeiro, RJ
    igor_2_reis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Sou Assistente Social e atuo em programas direcionados ao público infanto juvenil, sempre preciso de material educativo para estimular a leitura, criatividade e reflexão da equipe e da população atendida.
    Outrossim, aprecio a literatura de forma geral entretanto a infantil aguça mais a minha sensibilidade!
    Bianca Soares
    Rio de Janeiro, RJ
    biancasocial@globo.com

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    Sou professora de educação infantil e estou atuando na contação de histórias na unidade em que trabalho, gostaria de aprimorar-me um pouco mais lendo este livro, portanto gostaria de ganha-lo!

    ResponderExcluir
  29. Diante dessa quase ausência de crítica especializada em LIJ, o livro do Peter Hunt é uma excelente notícia.
    Socorro Edite Oliveira Acioli Martins
    Fortaleza - CEARÁ
    email: socorroacioli@gmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.