quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Setembro à Compostela


Os vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen 2010 são o escritor britânico David Almod e a ilustradora alemã Jutta Bauer, conforme anunciado no dia 23 de março, na Feira do Livro de Infantil de Bolonha. A entrega das medalhas e do diploma aconteceu no último 11 de setembro, durante o Congresso do IBBY em Santiago de Compostela na Espanha.


O corpo de jurados busca reconhecer autores de significativa contribuição para a literatura infantil e juvenil, no âmbito dos países que integram o International Board on Books for Young People. A respeito de David Almod confirmou-se “a voz única de um criador de um realismo mágico para crianças”, destacando que o escritor se impôs à frente de outros 28 candidatos por capturar a imaginação de seus jovens leitores e motivá-los a ler, a pensar e a ser críticos, ao mesmo tempo em que faz uso de uma linguagem sofisticada, logrando transpor qualquer fronteira etária. Por sua vez, Jutta Bauer, tão bem conhecida com o livro O anjo guarda do vovô (Cosac Naify), foi eleita, entre 27 ilustradores selecionados para o prêmio, por sua originalidade, criatividade e compreensão filosófica, além da inestimável habilidade de comunicar-se com os leitores.

Representando o Brasil, concorreram ao Andersen 2010 Bartolomeu Campos de Queirós e Roger Mello, classificando-se entre os 10 primeiros finalistas. É importante considerar ainda que ambos são igualmente finalistas do Prêmio Jabuti 2010 na categoria Melhor Livro Infantil: Roger Mello aparece como o primeiro indicado e favorito com Carvoeirinhos (Companhia das Letrinhas); na oitava posição, Bartolomeu com seu Tempo de voo (Edições SM/Comboio de Corda). Ambas as obras (igualmente) foram selecionadas, neste ano, para integrar o acervo da Internationale JugendBibliothek (IJB).

2 comentários:

  1. Mas Peter, e essa notícia de que a J K Rowling ganhou o prêmio? É em outra categoria?
    http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,j-k-rowling-ganha-o-prestigiado-premio-andersen,603671,0.htm

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Li também essa notícia, porém, porém, porém, algumas informações chegam totalmente desencontradas: o valor atribuído ao prêmio, local e data de entrega (sempre na agenda dos congressos do IBBY) e uma suposta "fundação privada que leva o nome do famoso escritor". Se existe um H.C. Andersen Literature Prize, a ser entregue na cidade natal do escritor dinamarquês (e já me parece impossível existir) não é o mesmo Hans Christian Andersen Award conferido pelo IBBY, desde 1956. Infelizmente, trata-se de uma gafe de nossos jornalistas que não dão consistência às informações que reproduzem :-o Consultando as páginas [http://www.ibby.org/index.php?id=1019] e [http://www.ibbycompostela2010.org/programme/ibby-activities], nada encontramos about Miss Rowling and her magic potter!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.