Abaixo, texto do programa da exposição e alguns cliques do Resumo do Cenário. Divirta-se!
AS CAPAS DOS LIVROS FAZEM UM PRIMEIRO CONVITE À LEITURA
Quando se trata do leitor infantil, a cor, o tamanho, a ilustração, o título, o tipo de letra, o papel, o nome do autor, entre outros aspectos da capa, criam diferentes possibilidades de apropriação e podem, inclusive, determinar se o convite à leitura será ou não aceito. O objeto livro é, portanto, muito mais do que o texto original do autor – é um documento rico em sinais que, quando decifrados, enriquecem a compreensão do que é lido.
AS CAPAS DOS LIVROS PODEM NOS CONTAR MUITAS HISTÓRIAS
Nelas, podemos encontrar “pistas” do que se considera um livro atraente e também concepções de literatura, leitura e leitor de uma determinada época. Para esta exposição, selecionamos livros de literatura infantil que fazem parte do acervo de obras raras da Seção de Bibliografia e Documentação desta Biblioteca, que serão expostos ao longo deste semestre em três blocos que focalizam as seguintes décadas: 1910, 1920 e 1930; 1940 e 1950; e 1960.
Consideramos a importância destas publicações no panorama da literatura para crianças em nosso país e também ilustrador, tradutor, autor, popularidade entre o público infantil, como é o caso de Monteiro Lobato e, especialmente, as capas – foco desta mostra.
Parte dos livros aqui expostos pertenceu aos acervos de salas circulantes de nossa Biblioteca e de outras bibliotecas infantojuvenis municipais e foram lidos por crianças décadas atrás, como atestam algumas das fichas de controle de empréstimo que até hoje permanecem coladas na 3ª. capa de alguns deles. Este fato permite afirmarmos que, em diferentes graus, essas obras marcaram nossa história da leitura.
Com esta exposição fazemos um convite para que apreciem os livros e reflitam sobre o que nos contam as capas?
Quando se trata do leitor infantil, a cor, o tamanho, a ilustração, o título, o tipo de letra, o papel, o nome do autor, entre outros aspectos da capa, criam diferentes possibilidades de apropriação e podem, inclusive, determinar se o convite à leitura será ou não aceito. O objeto livro é, portanto, muito mais do que o texto original do autor – é um documento rico em sinais que, quando decifrados, enriquecem a compreensão do que é lido.
AS CAPAS DOS LIVROS PODEM NOS CONTAR MUITAS HISTÓRIAS
Nelas, podemos encontrar “pistas” do que se considera um livro atraente e também concepções de literatura, leitura e leitor de uma determinada época. Para esta exposição, selecionamos livros de literatura infantil que fazem parte do acervo de obras raras da Seção de Bibliografia e Documentação desta Biblioteca, que serão expostos ao longo deste semestre em três blocos que focalizam as seguintes décadas: 1910, 1920 e 1930; 1940 e 1950; e 1960.
Consideramos a importância destas publicações no panorama da literatura para crianças em nosso país e também ilustrador, tradutor, autor, popularidade entre o público infantil, como é o caso de Monteiro Lobato e, especialmente, as capas – foco desta mostra.
Parte dos livros aqui expostos pertenceu aos acervos de salas circulantes de nossa Biblioteca e de outras bibliotecas infantojuvenis municipais e foram lidos por crianças décadas atrás, como atestam algumas das fichas de controle de empréstimo que até hoje permanecem coladas na 3ª. capa de alguns deles. Este fato permite afirmarmos que, em diferentes graus, essas obras marcaram nossa história da leitura.
Com esta exposição fazemos um convite para que apreciem os livros e reflitam sobre o que nos contam as capas?
Ahhhhh isso é mega interessante!!!
ResponderExcluir;o)
Essa Internet é Fabulosa....
ResponderExcluirEncontrei o querido Peter..
Deve estar pensando quem é esta louca?
Fui sua aluna na Especialização O lúdico na construção do Conhecimento em Campos Novos SC, lembrou?