terça-feira, 21 de setembro de 2010

Laura Devetach conquista o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil



¡Miau! El blog de Cuatrogatos, 21/09/2010

Em sua sexta edição, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil é outorgado à escritora argentina Laura Devetach, por sua extensa trajetória literária dedicada ao público juvenil. Devetach, nascida em Reconquista, Santa Fé, 1936, começou sua carreira em 1966, com La torre de cubos e, desde então, publicou mais de setenta títulos na Argentina, Cuba, Estados Unidos, Alemanha, México e República Checa, que lhe valeram importantes distinções como o Prêmio Casa das Américas, em 1975.

O Prêmio Ibero-Americano SM, no valor de US$ 30.000 dólares, reconhece a capacidade de Laura Devetach de "cultivar diferentes gêneros literários com um tratamento da realidade sem condescendências, no uso de uma linguagem em estilo próprio que se mantém vigoroso ao longo de várias gerações de leitores".

A escritora Marina Colasanti e o espanhol Agustín Fernández Paz receberam menções especiais no concurso organizado pela Fundação SM. No total, trinta autores de onze países concorreram ao prêmio que busca reconhecer os autores que têm desenvolvido com excelência uma carreira literária no âmbito do livro infantil e juvenil nos países ibero-americanos. Nos anos anteriores, foram premiados os escritores espanhóis Juan Farias e Montserrat del Amo, a colombiana Gloria Cecilia Díaz, o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós e a argentina María Teresa Andruetto.

Podemos ler o texto da conferência de Laura Devetach — El ojo de la aguja — proferida durante o ato em que recebeu o título Doctor Honoris Causa pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, no dia 19 de novembro de 2008, clicando [aqui].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.